Mercedes-Benz CLA Coupé: Evolução da fórmula pioneira

07/04/2019

O mais recente membro dos familiares compactos da Mercedes-Benz já está disponível no mercado nacional. O CLA Coupé, modelo que trouxe para o segmento dos modelos de segmento C a fórmula do coupé de quatro portas, conta com uma geração completamente nova, com os preços a iniciarem-se a partir dos 38.000€ para a versão CLA 200 com motor a gasolina de 136 CV de potência.

Maior em todos os sentidos, o CLA Coupé não deve ser confundido com o A Limousine, modelo que assume um perfil mais convencional no que a berlinas diz respeito, uma vez que se diferencia pelo facto de ter uma imagem aerodinâmica mais cuidada, com muito do seu trabalho de design a ser levado a cabo com o intuito de torná-lo mais eficaz nesse capítulo.

Alterações que se tornam percetíveis na forma como a dianteira está agora mais longa e baixa (o ‘nariz’, por exemplo, mede menos 50 mm), além de dispor de maior largura de vias nos dois eixos (face ao A Limousine é 45 mm mais largo à frente e 55 mm atrás) e uma silhueta, quando visto de perfil, semelhante à de uma garrafa de ‘Coca-Cola’. Aliás, o efeito é mesmo denominado dessa forma pela semelhança entre as duas partes.

Atrás, existe também maior agressividade, sobretudo quando equipado com a linha ‘AMG Line’ (existe ainda a básica ‘Style’ e a ‘Progressive’), destacando-se também o facto de contar com farolins bipartidos. Elemento decisivo, para a equipa de design exterior do CLA, liderada por Achim-Dietrich Badstübner, é o facto de as portas não contarem com molduras, quase como uma imagem de marca dos coupés. A distância entre eixos é de 2729 mm, o que serviu também para melhorar a habitabilidade, sobretudo nos lugares posteriores, enquanto a bagageira passou a ter 460 litros, menos 10 litros do que o modelo de geração anterior. A nível do chassis, uma novidade face ao A Sedan é a suspensão Conforto, que complementa a oferta já composta pela suspensão conforto rebaixada (-15 mm) e a adaptativa. Os modos de condução também surgem como elemento importante na nova geração CLA.

No interior, o ambiente evoluiu em consonância, com mais qualidade percebida, materiais de gabarito e uma forte tónica na componente tecnológica, graças à adoção do sistema MBUX com dois ecrãs de alta definição (um para a instrumentação e outro para o painel central, sendo este tátil), que na versão mais elaborada de integração permitem um visual ‘widescreen’.

A marca aponta ainda mais evoluções no funcionamento do sistema de infoentretenimento MBUX, com reconhecimento gestual e vocal aperfeiçoados. Por exemplo, o assistente de voz do MBUX passa a responder apenas às questões e comandos da última pessoa que o ativou, evitando confusões no funcionamento do sistema. Outros elementos como o sistema Energizing (conjunto de circunstâncias combinadas para repor o bem-estar dos ocupantes), o head-up display ou a iluminação ambiente também merecem relevo.

Gama de motores

O CLA Coupé chegará com uma ampla escolha a gasolina e Diesel (e híbrido, mais para a frente). Entre as versões a gasolina, as opções começam com o motor 1.3 turbo em duas declinações – de 136 CV para o CLA 180 e de 163 CV para o CLA 200 -, juntando-se ainda um bloco 2.0 turbo de 224 CV para o CLA 250 4MATIC , este último com tração integral e caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades (DCT-7).

No campo Diesel, a gama inicia-se com o motor 1.5 de 116 CV, que dá corpo ao modelo CLA 180 d (que continuará a ser o mais representativo do novo CLA), e completa-se com o recém-desenvolvido bloco 2.0 Diesel (OM 654) para o CLA 220 d, com 190 CV. Este motor surge aqui adaptado para este modelo, dispondo de catalisador de redução seletiva (SCR) na zona inferior e em apoio a um outro elemento SCR junto ao bloco para assim apresentar um dos mais eficientes sistemas de tratamento de gases NOx. Conta, ainda, com aditivo Adblue para reduzir as emissões poluentes.

Nova tecnologia de assistência

Pela primeira vez, o CLA Coupé passa a contar com assistentes de condução como o de tecnologia semiautónoma que mantém o veículo na sua via e com capacidade para formular ultrapassagens, além de tecnologia de travagem autónoma em caso de emergência (Active Brake Assist), que é oferecido de série. Também de série, os sistemas de assistente da faixa de rodagem (Active Lane Keeping Assist) e Assistente de Limite de Velocidade.

Os preços arrancam nos 38.000€ para o CLA 200 na versão com caixa manual (40.205€ com caixa automática, disponível logo de início), enquanto o CLA 180 d tem um custo base de 40.100€. Nesta fase de lançamento, a oferta completa-se com o CLA 250 4MATIC, com um preço de 47.400€. As primeiras entregas dos CLA 180 d, 200 e 250 começam em maio, sendo que em junho será a vez do CLA 220 d com motor de 190 CV e do CLA 200 d com motor de 150 CV (uma derivação do OM 654). A caixa manual para o CLA 180 d estará disponível para encomenda a partir de junho, com as primeiras unidades manuais a chegarem em agosto.

Pelo meio, em julho, será a vez do 35 AMG 4MATIC (com preços ainda a confirmar), mas com igual sistema do A 35 4MATIC.

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