Mercedes-Benz Classe X: V6 Diesel para dentro e fora de estrada

03/07/2018

A Mercedes-Benz Classe X acaba de ficar disponível com uma nova motorização de seis cilindros associada a caixa automática 7G-Tronic Plus (com patilhas atrás do volante) e sistema de tração integral permanente 4Matic.

O novo modelo X 350 d 4Matic tem uma potência 258 CV e um binário máximo de 550 Nm, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 7,5 segundos, enquanto o valor de consumo médio é de 9,0 l/100 km e as emissões de CO2 são de 237 g/km.

Este motor Diesel de três litros e seis cilindros beneficia de injeção direta common-rail, com o seu binário máximo de 550 Nm disponível entre as 1400 rpm e as 3200 rpm. As suas características especiais incluem um bloco de baixo peso, sobrealimentação de fase simples com turbo de geometria variável e ainda o inovador revestimento das camisas dos cilindros Nanoslide, utilizado também na Formula 1.

Lançada em meados do ano passado, a Classe X é a visão da Mercedes-Benz para uma pick-up de requinte mas com elevada capacidade fora do asfalto, além de dispor de uma capacidade de carga útil de até 1.1 toneladas e capacidade de reboque de até 3.5 toneladas. A marca aponta características como a grande largura das vias, à longa distância entre eixos e à sofisticada suspensão de conforto como atributos para uma condução mais dinâmica.

O modelo é constituído por um chassis em escada, suspensão dianteira independente de duplo triângulo, um eixo traseiro de cinco braços com uma secção rígida, e ainda molas helicoidais em ambos os eixos.

Com o sistema Dynamic Select equipado de série, o modelo X 350 d 4MATIC inclui um interruptor que permite alternar entre cinco modos de condução – desde um nível relaxante e confortável a um nível desportivo e dinâmico. Estes modos permitem modificar a resposta do motor, os pontos de passagem da caixa de velocidades automática e a função ECO start/stop.

Por defeito, o modelo é ligado no modo Comfort, havendo depois os modos ECO, Sport, Manual e Off-Road, este último apropriado para uma condução em terrenos exigentes. Fornece pontos de passagem de caixa mais elevados e uma curva característica mais plana do acelerador e portanto controlável com maior rigor. A função ECO start/stop está disponível em todos os modos de condução exceto no Off-road.

Integral para todos os lados

O sistema de tração integral permanente 4Matic com caixa de redutoras e um diferencial opcional com bloqueio do eixo traseiro permite uma maior adaptabilidade a todos os tipos de pisos. O sistema de tração integral inclui uma caixa de transferência de dois níveis que é ligada à caixa de velocidades 7G-Tronic Plus. Está instalada com um diferencial central do tipo sistema de satélites, que distribui a força de tração entre os eixos dianteiro e traseiro numa proporção fixa de 40:60.

Durante a condução fora de estrada, a tração ótima é assegurada por um diferencial central continuamente ajustável na caixa de transferência, na forma de uma embraiagem multidisco de atuação eletromecânica. Isto assegura o fornecimento total do potencial de tração em terrenos exigentes.

Podem ser selecionados entre três modos de tração integral: 4MAT para uma maior dinâmica do veículo, 4H para uma melhor tração fora de estrada e 4L para terrenos exigentes fora de estrada. A combinação do bloqueio do diferencial central controlado (0–100%), o diferencial de bloqueio do eixo traseiro e uma caixa de redutoras permite um bom desempenho tanto em estrada como fora de estrada.

O modelo topo de gama pode ser encomendado com as linhas de equipamento Progressive e Power em Portugal, com entregas a partir de outubro de 2018. O X 350 d 4Matic está disponível a partir de 63.787€ (com IVA).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.