A Mercedes-Benz e a produtor de baterias CATL (Contemporary Amperex Technology Co., Limited) vão dar mais um passo em frente na sua parceria para a produção de componentes para a nova geração de veículos elétricos, a começar já pelo futuro EQS, berlina elétrica de luxo a lançar no próximo ano com uma autonomia de 700 quilómetros.

As duas companhias vão acelerar o desenvolvimento de componentes elétricos de alta capacidade, com destaque para as baterias de iões de lítio de maior densidade, pensadas para produção na Alemanha.

“Queremos liderar na tecnologia de baterias, pelo que estamos agora a combinar as nossas próprias pesquisas e experiências de desenvolvimento com os nossos parceiros arrojados. O trabalho com a CATL vai fazer acelerar a nossa transformação rumo à neutralidade carbónica”, referiu Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e da Mercedes-Benz responsável pelo grupo de desenvolvimento dos Automóveis da Mercedes-Benz.

Markus Schäfer, da Mercedes-Benz, está confiante de que a marca poderá estar na liderança do desenvolvimento tecnológico de baterias.

O acordo cobre toda a gama de tecnologias de baterias, desde os módulos de células para os veículos de passageiros da Mercedes-Benz até aos sistemas completos de baterias para os comerciais da marca alemã, com configurações inovadoras em termos de disposição das mesmas. Isso incluirá o novo design de baterias CTP (cell-to-pack) da CATL, que elmina os módulos convencionais e que integra as células diretamente na bateria.

As células das baterias são o ‘coração’ dos sistemas elétricos dos veículos de nova geração, com a sua química a contribuir significativamente para a performance, autonomia e vida útil dos elétricos. Através da sua parceria com a CATL, a marca de Estugarda tem por objetivo avançar o desenvolvimento das futuras baterias de iões de lítio com vista aos seus novos modelos, tendo o trabalho conjunto já arrancado para produção de baterias elétricas a serem utilizadas nos novos automóveis da companhia da ‘estrela’.

De forma ambiciosa, o primeiro modelo a dispor desta bateria será o EQS, posicionado como o topo de gama elétrico com autonomia para mais de 700 quilómetros em ciclo WLTP, duplicando também o tempo de carregamento face aos modelos atuais.