Dando mais um impulso aos automóveis elétricos, a Stellantis e a Daimler anunciaram acordos com a Factorial Energy com vista ao desenvolvimento de novas tecnologias para as baterias de estado sólido e de alta tensão. Ambas as companhias irão efetuar investimentos estratégicos na Factorial para acelerar os seus desenvolvimentos tecnológicos no capítulo da mobilidade elétrica.

Com a necessidade de acelerar o desenvolvimento nas baterias de nova geração, a Stellantis e a Mercedes-Benz (Daimler AG) encontraram na Factorial Energy um parceiro importante para o efeito. No caso do grupo liderado por Carlos Tavares, que também já efetuou investimentos recentes noutros fabricantes de baterias, a ideia é beneficiar do desenvolvimento das tecnologias da Factorial para fazer evoluir também os automóveis elétricos.

“O nosso investimento na Factorial e noutros parceiros altamente reconhecidos na área das baterias aumenta a rapidez e a agilidade necessárias para fornecer uma tecnologia ‘de ponta’ ao nosso portefólio de veículos elétricos”, refere Carlos Tavares, CEO da Stellantis, em comunicado, lembrando que “iniciativas como esta permitirão a chegada mais rápida ao mercado e uma transição mais rentável para a tecnologia das baterias em estado sólido”.

Recorde-se que a Stellantis anunciou, durante o seu evento EV Day, em julho de 2021, o objetivo de contar com uma tecnologia competitiva para as primeiras baterias em estado sólido, até 2026. Precisamente dentro deste foco, a Factorial desenvolveu uma tecnologia inovadora de estado sólido que remove os principais obstáculos à adoção em larga escala dos veículos elétricos pelos clientes: a autonomia e a segurança.

Também a Mercedes-Benz anunciou um acordo semelhante com a Factorial para o desenvolvimento de baterias de nova geração a implementar numa série limitada de modelos da marca alemã nos próximos cinco anos. Atendendo à especificidade, prevê-se que sejam adaptadas a modelos de altas prestações, nos quais os custos desta tecnologia ainda recente poderão ser mais facilmente diluídos.

O objetivo da Mercedes-Benz, sendo semelhante ao da Stellantis, é ter já células de protótipo para testes no próximo ano.

Os avanços da Factorial assentam no domínio FEST (Factorial Electrolyte System Technology), que utiliza um material de eletrólito sólido exclusivo, o qual permite um desempenho seguro e fiável das células com elétrodos de alta tensão e alta capacidade, tendo sido aplicado em células de 40 Ah que funcionam à temperatura ambiente. A tecnologia FEST é mais segura do que a tecnologia convencional de iões de lítio, aumenta a autonomia das baterias e é facilmente integrada nas infraestruturas de fabrico de baterias de iões de lítio atualmente existentes, sendo este último ponto muito apreciado pelos construtores automóveis.