Em setembro de 2021, a Mercedes-Benz Vans lançou o novo Citan, conquistando grande popularidade entre os seus clientes com um produto especificamente desenvolvido para ir ao encontro de muitas das necessidades dos potenciais clientes. Agora chega a vez da versão 100% elétrica, que mantém a funcionalidade e versatilidade mas sem as emissões poluentes inerentes aos modelos de combustão.
Complementando a gama de modelos comerciais sem emissões, o novo eCitan está disponível para encomenda na versão Furgão, em duas variantes de comprimento: a versão ‘Standard’ de 4498 mm e a versão ‘Longo’ de 4922 mm de comprimento. Adicionalmente, a marca alemã tem ainda disponível o eCitan Tourer, apto para o transporte de passageiros, por enquanto apenas na versão ‘Standard’, sendo que a versão ‘Longo’ surgirá numa data posterior.
Uma porta deslizante lateral direita, de abertura ampla, e um baixo plano de carga, de 57 cm, permitem um acesso conveniente ao interior e o fácil carregamento do veículo. A marca germânica propõe a porta deslizante lateral esquerda como opcional. O compartimento de carga é também facilmente acessível na parte traseira. As duas secções da porta traseira podem ser travadas numa posição de 90 graus ou rodadas para o lado, até 180 graus. Em opção, está disponível um portão traseiro único. O comprimento do compartimento de carga é de 3,05 m para a versão ‘Standard’ e 3,41 m para a versão ‘Longo’. Um gancho de reboque também está disponível em opção.
Graças ao desenvolvimento pensado já com a versão elétrica em mente, o novo eCitan não retira funcionalidade funcional nos transportes, com capacidade de carga e de carga útil comparáveis às dos modelos Citan com propulsão convencional. Para a versão Furgão ‘Standard’, são 2,52 m3 e até 544 kg, enquanto para a versão ‘Longo’ são 3,24 m3 e até 722 kg.
Eficiência é fundamentalO motor elétrico síncrono do eCitan debita um máximo de 90 kW/122 CV, com um binário máximo de 245 Nm, disponível praticamente desde o arranque, para uma aceleração mais veloz. A bateria de iões de lítio, com oito módulos e uma capacidade útil de 45 kWh, encontra-se posicionada na parte inferior da carroçaria, à frente do eixo traseiro, onde também está protegida contra colisões.
Os condutores podem escolher entre os modos ‘Comfort’ e ‘ECO’ (otimizado para a autonomia) e três níveis de recuperação (D-/D / D+).
Ao nível do carregamento, o eCitan permite uma multiplicidade de opções de carregamento, desde logo em tomadas domésticas, mas também de estações públicas CA de 11 kW (de série) ou 22 kW (opcionalmente). A utilização de uma ‘wallbox’ permite um carregamento muito mais rápido do que numa tomada doméstica convencional.
Nos postos rápidos CC, o eCitan pode carregar com uma potência máxima de até 80 kW, o que lhe permite ser carregado de 10 aos 80% em 38 minutos. Em opção, está disponível a ficha CCS (Combined Charging Systems), localizada sob a estrela ‘Mercedes’ frontal, para carregamento em CA e em CC.
eCitan Tourer: Para o transporte comercial de passageiros
Ao contrário do eCitan Furgão, que é otimizado para o transporte profissional de mercadorias, o eCitan Tourer é um especialista para o transporte de passageiros. O eCitan Tourer integra um portão traseiro com óculo e uma segunda porta deslizante lateral de série, disponibilizando um fácil acesso aos passageiros em ambos os lados. O banco traseiro é rebatível a 1/3 e a 2/3.
No Tourer, uma cobertura do compartimento de carga protege os objetos do sol e dos olhares indiscretos. Pode ser fixada em três posições e guardada atrás do banco traseiro, quando não for necessária. A proteção contra bagagem e carga é fornecida pela rede de bagagem, que pode ser ajustada em duas posições atrás dos bancos dianteiros ou do banco traseiro.
Duas linhas de equipamento
De série, o eCitan dispõe do sistema áudio Mercedes-Benz, banco do condutor com regulação em altura, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos com função de conforto e revestimento plástico no compartimento de carga. O pacote opcional de design interior confere ainda mais recursos de alta qualidade, como o acabamento em preto brilhante no painel de instrumentos, contornos cromados nas saídas de ar no painel de instrumentos e nos altifalantes, além de puxadores de porta cromados no interior.
A linha Pro conta com mais elementos, como os puxadores das portas e a tampa do trilho da porta deslizante são pintados na cor do veículo. O interior e o compartimento de carga têm iluminação LED. Outro ponto de destaque é o sistema de infoentretenimento MBUX associado a um ecrã tátil de 7.0 polegadas. Também oferece a integração com smartphones por via de Apple CarPlay e Android Auto. O MBUX com navegação, disponível em opção, inclui ainda a navegação rápida com recurso a disco rígido, sendo particularmente conveniente de operar graças ao Assistente de Voz ativado pela expressão “Olá Mercedes”.
Para ser ainda mais eficiente, o eCitan usa uma bomba de calor, fornecendo a maior parte da energia para uma utilização estável do veículo, através de uma eficiente gestão térmica. A bateria do veículo apenas alimenta o compressor da bomba de calor e não assume o ar condicionado real do interior do veículo.
A gestão térmica inteligente também garante que, enquanto carrega o eCitan numa estação de carregamento, apenas a eletricidade fornecida pela estação é utilizada para o controlo da pré-climatização.
São vários os sistemas de assistência à condução de série no eCitan Furgão, incluindo o assistente de arranque em subida, assistente de vento lateral: pode reduzir os efeitos das rajadas de vento na trajetória do veículo ou o ‘Attention Assist’ para detetar sinais de fadiga do condutor.
O eCitan Tourer disponibiliza ainda mais equipamentos de série, que são opcionais para o Furgão, nomeadamente o assistente ativo de travagem, assistente ativo de faixa de rodagem (a partir de 70 km/h, detetando um desvio inadvertido da faixa de rodagem, avisando o condutor e eventualmente intervindo na direção), o assistente de ângulo morto ou o assistente de limite de velocidade.
Outros equipamentos opcionais são o cruise control adaptativo ou o assistente ativo de direção ou o assistente de estacionamento Parktronic.
O eCitan também está bem equipado com sistemas de retenção para proteger os ocupantes do veículo: fazem parte do equipamento de série seis airbags – airbags frontais, de janela e laterais de tórax. O eCitan Tourer também tem um sétimo airbag: um airbag central que pode ser despoletado entre os bancos do condutor e do acompanhante, em caso de colisão lateral grave, reduzindo assim o risco de contacto mútuo com a cabeça.
Preços:
eCitan Furgão Standard Base a partir de 35.030€ (preço indicativo em Portugal, sem IVA)
eCitan Furgão Longo Base a partir de 36.470€ (preço indicativo em Portugal, sem IVA)
eCitan Tourer Standard Base a partir de 37.630€ (preço indicativo em Portugal, sem IVA)
eCitan Tourer Longo Base a partir de 39.130€ (preço indicativo em Portugal, sem IVA)
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.