A Mercedes-Benz já lançou no mercado nacional o eCitan, veículo comercial ligeiro compacto 100% elétrico para atividades de entregas e serviços nos grandes centros urbanos, com autonomia que vai até aos 284 quilómetros com uma só carga. A chegada das primeiras unidades a Portugal está prevista para o verão, surgindo posteriormente a versão Mixto.

Em setembro de 2021, a Mercedes-Benz Vans lançou o novo Citan, conquistando grande popularidade entre os seus clientes com um produto especificamente desenvolvido para ir ao encontro de muitas das necessidades dos potenciais clientes. Agora chega a vez da versão 100% elétrica, que mantém a funcionalidade e versatilidade mas sem as emissões poluentes inerentes aos modelos de combustão.

Complementando a gama de modelos comerciais sem emissões, o novo eCitan está disponível para encomenda na versão Furgão, em duas variantes de comprimento: a versão ‘Standard’ de 4498 mm e a versão ‘Longo’ de 4922 mm de comprimento. Adicionalmente, a marca alemã tem ainda disponível o eCitan Tourer, apto para o transporte de passageiros, por enquanto apenas na versão ‘Standard’, sendo que a versão ‘Longo’ surgirá numa data posterior.

Uma porta deslizante lateral direita, de abertura ampla, e um baixo plano de carga, de 57 cm, permitem um acesso conveniente ao interior e o fácil carregamento do veículo. A marca germânica propõe a porta deslizante lateral esquerda como opcional. O compartimento de carga é também facilmente acessível na parte traseira. As duas secções da porta traseira podem ser travadas numa posição de 90 graus ou rodadas para o lado, até 180 graus. Em opção, está disponível um portão traseiro único. O comprimento do compartimento de carga é de 3,05 m para a versão ‘Standard’ e 3,41 m para a versão ‘Longo’. Um gancho de reboque também está disponível em opção.

Graças ao desenvolvimento pensado já com a versão elétrica em mente, o novo eCitan não retira funcionalidade funcional nos transportes, com capacidade de carga e de carga útil comparáveis às dos modelos Citan com propulsão convencional. Para a versão Furgão ‘Standard’, são 2,52 m3 e até 544 kg, enquanto para a versão ‘Longo’ são 3,24 m3 e até 722 kg.

Eficiência é fundamental

O motor elétrico síncrono do eCitan debita um máximo de 90 kW/122 CV, com um binário máximo de 245 Nm, disponível praticamente desde o arranque, para uma aceleração mais veloz. A bateria de iões de lítio, com oito módulos e uma capacidade útil de 45 kWh, encontra-se posicionada na parte inferior da carroçaria, à frente do eixo traseiro, onde também está protegida contra colisões.

Os condutores podem escolher entre os modos ‘Comfort’ e ‘ECO’ (otimizado para a autonomia) e três níveis de recuperação (D-/D / D+).

Ao nível do carregamento, o eCitan permite uma multiplicidade de opções de carregamento, desde logo em tomadas domésticas, mas também de estações públicas CA de 11 kW (de série) ou 22 kW (opcionalmente). A utilização de uma ‘wallbox’ permite um carregamento muito mais rápido do que numa tomada doméstica convencional.

Nos postos rápidos CC, o eCitan pode carregar com uma potência máxima de até 80 kW, o que lhe permite ser carregado de 10 aos 80% em 38 minutos. Em opção, está disponível a ficha CCS (Combined Charging Systems), localizada sob a estrela ‘Mercedes’ frontal, para carregamento em CA e em CC.

Dependendo da versão, a autonomia combinada estimada situa-se entre os 280 e os 284 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP.

eCitan Tourer: Para o transporte comercial de passageiros

Ao contrário do eCitan Furgão, que é otimizado para o transporte profissional de mercadorias, o eCitan Tourer é um especialista para o transporte de passageiros. O eCitan Tourer integra um portão traseiro com óculo e uma segunda porta deslizante lateral de série, disponibilizando um fácil acesso aos passageiros em ambos os lados. O banco traseiro é rebatível a 1/3 e a 2/3.

No Tourer, uma cobertura do compartimento de carga protege os objetos do sol e dos olhares indiscretos. Pode ser fixada em três posições e guardada atrás do banco traseiro, quando não for necessária. A proteção contra bagagem e carga é fornecida pela rede de bagagem, que pode ser ajustada em duas posições atrás dos bancos dianteiros ou do banco traseiro.

Duas linhas de equipamento

Os novos eCitan estão disponíveis nas linhas de equipamentos Base e Pro, esta última com atualizações visuais e ainda mais funcionalidades.

De série, o eCitan dispõe do sistema áudio Mercedes-Benz, banco do condutor com regulação em altura, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos com função de conforto e revestimento plástico no compartimento de carga. O pacote opcional de design interior confere ainda mais recursos de alta qualidade, como o acabamento em preto brilhante no painel de instrumentos, contornos cromados nas saídas de ar no painel de instrumentos e nos altifalantes, além de puxadores de porta cromados no interior.

A linha Pro conta com mais elementos, como os puxadores das portas e a tampa do trilho da porta deslizante são pintados na cor do veículo. O interior e o compartimento de carga têm iluminação LED. Outro ponto de destaque é o sistema de infoentretenimento MBUX associado a um ecrã tátil de 7.0 polegadas. Também oferece a integração com smartphones por via de Apple CarPlay e Android Auto. O MBUX com navegação, disponível em opção, inclui ainda a navegação rápida com recurso a disco rígido, sendo particularmente conveniente de operar graças ao Assistente de Voz ativado pela expressão “Olá Mercedes”.

Para ser ainda mais eficiente, o eCitan usa uma bomba de calor, fornecendo a maior parte da energia para uma utilização estável do veículo, através de uma eficiente gestão térmica. A bateria do veículo apenas alimenta o compressor da bomba de calor e não assume o ar condicionado real do interior do veículo.

A gestão térmica inteligente também garante que, enquanto carrega o eCitan numa estação de carregamento, apenas a eletricidade fornecida pela estação é utilizada para o controlo da pré-climatização.

Quanto à segurança e aos assistentes tecnológicos, o eCitan dispõe de uma ampla gama de sistemas de assistência à condução e de segurança, através de sensores de radar e de câmaras.

São vários os sistemas de assistência à condução de série no eCitan Furgão, incluindo o assistente de arranque em subida, assistente de vento lateral: pode reduzir os efeitos das rajadas de vento na trajetória do veículo ou o ‘Attention Assist’ para detetar sinais de fadiga do condutor.

O eCitan Tourer disponibiliza ainda mais equipamentos de série, que são opcionais para o Furgão, nomeadamente o assistente ativo de travagem, assistente ativo de faixa de rodagem (a partir de 70 km/h, detetando um desvio inadvertido da faixa de rodagem, avisando o condutor e eventualmente intervindo na direção), o assistente de ângulo morto ou o assistente de limite de velocidade.

Outros equipamentos opcionais são o cruise control adaptativo ou o assistente ativo de direção ou o assistente de estacionamento Parktronic.

O eCitan também está bem equipado com sistemas de retenção para proteger os ocupantes do veículo: fazem parte do equipamento de série seis airbags – airbags frontais, de janela e laterais de tórax. O eCitan Tourer também tem um sétimo airbag: um airbag central que pode ser despoletado entre os bancos do condutor e do acompanhante, em caso de colisão lateral grave, reduzindo assim o risco de contacto mútuo com a cabeça.

Preços:
eCitan Furgão Standard Base a partir de 35.030€ (preço indicativo em Portugal, sem IVA)
eCitan Furgão Longo Base a partir de 36.470€ (preço indicativo em Portugal, sem IVA)
eCitan Tourer Standard Base a partir de 37.630€ (preço indicativo em Portugal, sem IVA)
eCitan Tourer Longo Base a partir de 39.130€ (preço indicativo em Portugal, sem IVA)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.