Mercedes-Benz GLC Coupé evolui em todos os sentidos

20/03/2019

A atualização do GLC Coupé já foi revelada pela Mercedes-Benz, repetindo a fórmula de linhas desportivas com a funcionalidade de um SUV. Este novo modelo desportivo chega ao mercado nacional em junho, sensivelmente na mesma altura que o GLC.

Entre os pontos de destaque deste renovado GLC Coupé estão o incremento na valência tecnológica, com a chegada de sistemas inteligentes de assistência à condução, uma renovada gama de motores e a última geração do sistema multimédia MBUX, que continua a chegar a mais modelos da marca germânica.

Esteticamente, diferencia-se por uma dianteira mais musculada, com formas robustas e detalhes cromados de série, como as proteções inferiores dianteira e traseira do chassis. O seu carácter coupé caracteriza-se pela sua silhueta ‘agachada’ com a linha do tejadilho descendente e o vidro traseiro redondo. Os destaques na secção dianteira incluem a grelha do radiador redonda em padrão diamante com estrela integrada e lamela simples, complementada pelas distintivas entradas e de ar e os novos contornos dos faróis LED High Performance, equipados de série. Na traseira, registo para a nova geometria do difusor com proteção inferior do chassis e revestimentos das ponteiras de escape, bem como pelos farolins traseiros full-LED.

Interior mais tecnológico

No interior, destacam-se o tablier e as linhas fluidas da consola central. A cor do interior em cinza magna é totalmente nova. O volante multifunções totalmente revisto está disponível em duas versões, podendo contar com botões táteis de controlo do painel de instrumentos e do sistema de informação e entretenimento. Na consola central, um ’touchpad’ multifunções substitui o botão rotativo, enquanto o sistema de infoentretenimento está equipado com ecrãs táteis de maiores dimensões, designadamente de 12.3 polegadas no painel de instrumentos e de 7 polegadas de 960 x 540 pixels ou 10.25 polegadas de 1920 x 720 pixels no ecrã central. A última geração do sistema multimédia MBUX incorpora lógica intuitiva e uma vasta gama de opções de controlo.

De acordo com a marca, existem cinco formas diferentes de interagir com o sistema de informação e entretenimento do GLC, desde o controlo tátil no ecrã centra ao comando por voz (‘Olá Mercedes’), passando pelo recurso aos botões táteis no volante, touchpad central e, opcionalmente, com recurso ao controlo gestual do Interior Assistant.

O sistema de controlo de conforto ENERGIZING, que combina vários sistemas do veículo como os ambientes de iluminação e música, o controlo da climatização, música adequada e seleções de vídeo, bem como uma função de massagem, aquecimento e ventilação dos bancos, está disponível opcionalmente.

Assistências à condução

Os modernos sistemas de assistência à condução foram alargados através da adição da função de aviso de saída, função de corredor de emergência e função de aviso de uma fila de trânsito, entre outras. As novas características incluem a função Assistente de manobras para reboque que fornece assistência durante as manobras de marcha-atrás. O sistema utiliza os sensores no gancho de reboque e um anel magnético para medir o ângulo entre o veículo e o atrelado.

Novos motores

O GLC Coupé estará disponível com novos motores, sendo a gama posteriormente complementada com outras opções no decorrer do ano. Todos os modelos Diesel respeitam os requisitos da norma Euro 6d (RDE – Real Driving Emissions Fase 2), que entra em vigor em 2020. Isto foi alcançado graças ao isolamento do sistema de pós-tratamento dos gases de escape diretamente no motor, constituído pelo catalisador de oxidação Diesel, filtro de partículas com catalisador SCR e injeção de AdBlue. O sistema foi reforçado por um catalisador adicional de redução catalítica seletiva (SCR), com um catalisador de amoníaco não reagido (ASC) no tubo de escape do GLC.
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Os motores a gasolina são eletrificados através da integração de um sistema elétrico de bordo de 48 V (EQ Boost). O motor de arranque é responsável pelas funções híbridas como a potência suplementar ou a recuperação de energia, que permitem poupanças de combustível que anteriormente só eram possíveis com recurso a tecnologia híbrida de alta tensão.

No que diz respeito à suspensão, de série, o GLC Coupé conta com amortecimento adaptativo, embora possa receber opcionalmente o sistema Dynamic Body Control com amortecedores continuamente variáveis na suspensão dos eixos dianteiro e traseiro. Em função da situação de condução, da velocidade e da condição da estrada, o amortecimento de cada roda é controlado individualmente em interação com o motor, caixa de velocidades e características da direção. Há, ainda, uma outra opção na forma da suspensão pneumática Air Body Control.

Gama de motores no lançamento

GLC 200

 

4MATIC
GLC 300

4MATIC

GLC 200 d

4MATIC

GLC 220 d

4MATIC

GLC 300 d

4MATIC

Arquitetura 4/em linha 4/em linha 4/em linha 4/em linha 4/em linha
Potência (motor de combustão) 197 CV 258 CV 163 CV 194 CV 245 CV
Potência do motor elétrico (kW) Energy Recovery Boost 10 10
Binário máximo (motor de combustão) em Nm 320 370 360 400 500
Binário máximo motor elétrico em Nm 150 150
Consumo médio em l/100 km * 7,4-7,1 7,4-7,1 5,5-5,2 5,5-5,2 5,8
Emissões combinadas CO2 (g/km)* 169-161 169-161 145-137 145-137 153-151

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