O maior e mais luxuoso dos SUV da Mercedes-Benz procura oferecer mais espaço, mais conforto e ainda mais requinte, com um aumento de 77 mm no comprimento (5207 mm no total) e 22 mm na largura (1956 mm), a que se junta ainda um aumento de 60 mm na distância entre eixos (3135 mm) face ao GLS anterior, conseguindo assim disponibilizar mais espaço a bordo e para as bagagens.
Conta com três filas de bancos, todas ajustáveis eletricamente, com a derradeira a poder ser ‘escondida’ na bagageira, permitindo um total de até 2400 litros de capacidade. A segunda fila pode ter os seus encostos rebatidos para aumentar o espaço disponível. Noutra possibilidade de maior exclusividade, existirá uma versão de seis lugares com dois lugares individuais na segunda fila, naquela que é uma estreia na marca. O acesso à última fila pode ser feita com o acesso ao sistema Easy-Entry, podendo também esta ser rebatida com um simples botão. A Mercedes-Benz indica que essa terceira fila permite viagens de adultos com uma altura até 1,94 m, dispondo ainda de portas USB e aquecimento nos bancos.
A bordo, o novo GLS conta com o sistema MBUX também nos bancos traseiros (em adição aos existentes na frente), com dois ecrãs de 11.6 polegadas para que os passageiros possam assistir a filmes, música e aplicações de Internet. O Rear Comfort Package Plus acrescenta tablets independentes para o controlo das funções de conforto e de entretenimento a partir dos bancos traseiros. O ar condicionado é de cinco zonas com controlo independente.
As linhas são uma evolução do anterior e um ‘piscar de olhos’ aos demais SUV da marca, sobressaindo pela aerodinâmica elaborada (Cd de 0.32), com a Mercedes-Benz a indicar que este modelo segue a estratégia de design ‘Sensual Purity’, que combina agressividade e elegância. Na dianteira, o destaque vai para os faróis com tecnologia Multibeam LED de série, com um total de 112 diodos de LED por cada unidade. Estes produzem a iluminação máxima permitida por lei.
Motorizações eficientes e gasolina ‘eletrificada’Todas as motorizações a gasolina têm sistema ‘mild-hybrid’ EQ Boost, com unidades de seis e de oito cilindros à disposição. Pouco depois do lançamento, irá surgir o GLS 580 4MATIC que assinala a estreia do motor V8 eletrificado com sistema elétrico principal de 48 V e motor gerador de arranque (ISG) integrado para uma potência total de 489 CV e 700 Nm de binário, com mais 250 Nm e 22 CV disponíveis através do sistema EQ Boost. Esta tecnologia é responsável por funções híbridas de performances ou de recuperação de energia: no total, tem consumo combinado de 9,8-10 l/100 km e emissões de 224-229 g/km de CO2. O sistema elétrico de 48 V fornece energia não só aos consumíveis de energia como a bomba de água ou ao compressor de ar condicionado, mas essa função é igualmente cumprida pelo ISG.
Além desse, existirá ainda o GLS 450 4MATIC, com motor de seis cilindros em linha, igualmente com eletrificação de 48 V, com uma potência total de 367 CV e 500 Nm de binário do motor térmico a que se juntam 22 CV e 250 Nm adicionais do sistema EQ por curtos períodos de tempo. Este motor não estará disponível na União Europeia.
Por outro lado, a gama GLS terá duas variantes Diesel com recurso ao motor OM 656 de seis cilindros em linha: primeiro, o GLS 350 d 4MATIC com 286 CV de potência e 600 Nm de binário (para consumo médio de 7.9-7.6 l/100 km e emissões CO2 combinadas de 208-200 g/km), juntando-se ainda o GLS 400 d 4MATIC com 330 CV e 700 Nm (consumo médio de 7.9-7.6 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 208-201 g/km). Ambos cumprem a norma Euro 6d- standard (RDE/Real Driving Emissions Fase 2), que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2020. Isso é alcançado graças a um sistema adicional de redução catalítica selectiva (SCR) na linha de escape do GLS, com recurso ao AdBlue (capacidade de 31,6 litros).
Contando de série com o sistema AIRMATIC de suspensão pneumática com amortecimento adaptativo melhorado (Adaptive Damping System Plus), há ainda um sistema E-ACTIVE Body Control com base no sistema de 48 V de forma opcional, permitindo combinar conforto, agilidade e capacidades fora de estrada de forma mais eficiente. O compêndio de ajudas à condução está igualmente à disposição, incluindo o assistente semiautónomo em autoestrada com mudança de faixa automática.
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