Publicidade Continue a leitura a seguir

Mercedes-Benz já aponta a elétrico com mais de 1000 km de autonomia

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Mercedes-Benz já superou a fasquia dos 700 quilómetros de autonomia para um elétrico com o seu EQS, mas na calha está já a revelação de um protótipo que poderá cumprir mais de mil quilómetros com um único carregamento.

Denominado Vision EQXX, este protótipo antevê um modelo 100% elétrico de nova geração, sabendo-se ainda muito pouco, além do que a companhia já revelou no seu plano estratégico antecipado no verão deste ano.

O Vision EQXX terá uma arquitetura elétrica de novo desenvolvimento, com Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Daimler AG, a revelar pela rede LinkedIn que o protótipo terá dimensões mais compactas (previsivelmente mais pequeno do que o EQS) e uma eficiência capaz de surpreender, antevendo mesmo um consumo energético de um dígito por kWh em autoestrada.

As melhorias apresentadas neste modelo em termos de aerodinâmica e de componentes técnicos, como a bateria de maior densidade energética (aponta-se para um ganho de 20% em relação ao EQS), serão posteriormente transpostos para eventuais outras versões de produção em série, sabendo-se que muita da tecnologia que a Mercedes-Benz apresenta nos seus protótipos é depois transposta para o mundo real.

O responsável refere que este modelo, mais do que uma visão conceptual, é um laboratório interdisciplinar com múltiplas áreas a trabalharem em conjunto e em proximidade, com Schäfer a referir que “a nossa equipa de projeto é deliberadamente interdisciplinar, repleta de peritos nos seus respetivos campos”.

Além disso, acrescenta, “no EQXX, a eficiência energética, o desenvolvimento do conceito do veículo, a integração dos componentes motrizes elétricos (eDrive), software e design estão a trabalhar de mão dada”. Não falta também a perícia da divisão de motorização de alta performance da AMG com a sua experiência do mundo da Fórmula 1 para as tecnologias motrizes.

A revelação deste concept vai ter lugar no dia 3 de janeiro de 2022.