A Mercedes-Benz garantiu a aprovação regulatória para a utilização dos seus sistemas de condução autónoma de Nível 3 na Alemanha, tornando-se na primeira marca do mundo a cumprir com os requisitos legais exigidos para sistemas com aquela complexidade técnica para automatização de condução.

O sistema foi aprovado pela Autoridade dos Transportes da Alemanha (KBA), sendo este um dos países onde os ensaios de condução autónoma de Nível 3 receberam aprovação em 2017. Justifica-se também assim que os clientes alemães sejam dos primeiros no mundo a poderem comprar os novos Classe S com tecnologia Drive Pilot em meados de 2022, podendo assim conduzir de forma condicionada em velocidades até aos 60 km/h em estradas congestionadas ou locais específicos de autoestrada na Alemanha.

Este equipamento específico retira carga de trabalho ao condutor, permitindo-lhe, por exemplo, efetuar compras online no ecrã central do veículo ou comunicar com os seus colegas de trabalho através da aplicação Office In-Car. Ver filmes ou navegar na Internet são igualmente possibilidades permitidas pelo Drive Pilot da Mercedes-Benz. A marca garante que aplicações que estão usualmente bloqueadas no ecrã central durante a viagem são acessíveis quando em modo autónomo.

Esta tecnologia conta com teclas de controlo no volante, situados pouco acima das pegas para as mãos, ativando o sistema que automaticamente supervisiona a distância e a velocidade, guiando o veículo pela sua via de rodagem.

A Mercedes-Benz irá oferecer o seu sistema Drive Pilot ao longo de 13.191 quilómetros de autoestrada na Alemanha, mas decorrem testes para utilização do sistema também noutros países, como nos Estados Unidos da América (EUA) e China.

O perfil da rota, os eventos que possam ocorrer e os sinais de trânsito são também tidos em conta pelo sistema, que gere a condução de forma condizente, podendo realizar manobras evasivas ou travagens bruscas circunstanciais. O sistema Drive Pilot acrescenta uma série de elementos aos sensores do Driving Assistance Package, com sensores adicionais que a Mercedes-Benz considera essenciais para o correto funcionamento, incluindo tecnologia LiDAR, uma câmara no vidro traseiro e microfones que permitem detetar sons de veículos de emergência. Há ainda um sensor de piso molhado na cava das rodas que permite adequar a velocidade às condições do piso caso esteja a chover.

O sistema Drive Pilot recebe ainda informações da geometria da estrada, perfil da roda, sinais de trânsito e eventos de tráfego, como acidentes, a partir do mapa de alta definição. Os sistemas de direção e de travagem contam com elementos redundantes de funcionamento que permitem manter o veículo manobrável caso algum desses sistemas falhe, dando total controlo ao condutor caso algo de errado aconteça.

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