Mercedes-Benz testa tinta fotovoltaica para alimentar EV

26/11/2024

A Mercedes-Benz está a testar um novo revestimento que capta a energia solar e que poderá vir a revestir os futuros veículos elétricos da marca.

 

A marca alemã já tem protótipos funcionais do novo revestimento fotovoltaico. A tinta solar poderá vir a ser aplicada nos futuros modelos da marca e cobrirá toda a carroçaria

A energia captada pelo revestimento fotovoltaico pode alimentar diretamente a condução ou carregar a bateria quando o veículo está parado.

O revestimento é fino, com apenas 5 micrómetros de espessura e pesa 50 gramas por metro quadrado, podendo ser aplicado em qualquer material. Também pode ser aplicado em qualquer superfície, desde as jantes aos guarda-lamas curvos e aos vincos do capot.

Ao contrário das células solares já existentes e que, por não serem flexíveis se podem partir sob tensão, a tinta solar que está a ser desenvolvida nos laboratórios da Mercedes-Benz é resiste devido à sua flexibilidade.

O revestimento será colocado entre a carroçaria e a tinta, feita à base de nanopartículas totalmente novas e que permite que 94% da energia solar chegue ao revestimento fotovoltaico.

A tinta solar pode ser de qualquer cor, mas as cores mais escuras são melhores porque absorvem mais luz, enquanto as cores mais claras, como o branco e o prateado, são mais refletoras. A Mercedes-Benz que a tinta solar tem uma eficiência de 20%, sensivelmente o mesmo das atuais células solares utilizadas nos veículos.

A grande diferença é que a tinta solar pode cobrir todo o veículo e está sempre ativa e a fornecer energia à bateria, quer o veículo esteja ligado ou não.

O cliente médio percorre 46 quilómetros por dia, diz a marca. Mas, de acordo com os seus engenheiros, um veículo elétrico com a tinta solar pode produzir até 54 quilómetros de energia por dia.

A Mercedes referiu que a tinta é uma substância semelhante a uma pasta, mas o fabricante não disse como seria aplicada, confirmando apenas que não seria pintada, de acordo com a publicação Green Car Report que viu um protótipo operacional do revestimento fotovoltaico.