A marca alemã já tem protótipos funcionais do novo revestimento fotovoltaico. A tinta solar poderá vir a ser aplicada nos futuros modelos da marca e cobrirá toda a carroçaria
A energia captada pelo revestimento fotovoltaico pode alimentar diretamente a condução ou carregar a bateria quando o veículo está parado.
O revestimento é fino, com apenas 5 micrómetros de espessura e pesa 50 gramas por metro quadrado, podendo ser aplicado em qualquer material. Também pode ser aplicado em qualquer superfície, desde as jantes aos guarda-lamas curvos e aos vincos do capot.
Ao contrário das células solares já existentes e que, por não serem flexíveis se podem partir sob tensão, a tinta solar que está a ser desenvolvida nos laboratórios da Mercedes-Benz é resiste devido à sua flexibilidade.O revestimento será colocado entre a carroçaria e a tinta, feita à base de nanopartículas totalmente novas e que permite que 94% da energia solar chegue ao revestimento fotovoltaico.
A tinta solar pode ser de qualquer cor, mas as cores mais escuras são melhores porque absorvem mais luz, enquanto as cores mais claras, como o branco e o prateado, são mais refletoras. A Mercedes-Benz que a tinta solar tem uma eficiência de 20%, sensivelmente o mesmo das atuais células solares utilizadas nos veículos.
A grande diferença é que a tinta solar pode cobrir todo o veículo e está sempre ativa e a fornecer energia à bateria, quer o veículo esteja ligado ou não.
O cliente médio percorre 46 quilómetros por dia, diz a marca. Mas, de acordo com os seus engenheiros, um veículo elétrico com a tinta solar pode produzir até 54 quilómetros de energia por dia.