Escassos dias depois de revelar ao mundo o seu ponta-de-lança EQS, a Mercedes-Benz apresentou mais um automóvel 100% elétrico, o EQB, ‘gémeo’ do GLB que propõe uma maior versatilidade de utilização, seja de condução em pisos mais difíceis, seja pela possibilidade de oferecer até sete lugares no interior (opcional).

Apresentando no Salão de Xangai, na China, o EQB conta com a versatilidade interior como um dos seus principais argumentos, oferecendo uma terceira fila opcional de dois bancos nos quais poderão viajar pessoas com altura até aos 1,65 metros, recebendo igualmente cadeiras de criança. A Mercedes-Benz aponta que essa é uma funcionalidade que o destaca no atual panorama dos veículos elétricos.

Face ao modelo de que deriva, o EQB conta com dimensões semelhantes, com um 4684 mm de comprimento, 1834 mm de largura e 1667 mm de altura (na versão de cinco lugares), a que se junta ainda os 2829 mm de distância entre eixos. A sua capacidade de bagageira pode chegar aos 1710 litros, ao passo que a inclinação dos bancos da segunda fila pode ser ajustada, assim como a distância para os bancos da frente, graças ao ajuste longitudinal de 14 cm, naquela que é outra funcionalidade opcional.

Esta versão do EQB será produzida na China para o mercado local, com a versão europeia a ser lançada ainda em 2021 mas com produção local, na fábrica húngara de Kecskemét, sendo o primeiro modelo 100% elétrico a ‘nascer’ naquela infraestrutura.

Na versão europeia, o EQB terá diferentes versões com tração dianteira e integral, além de vários níveis de potência – alguns dos quais superiores a 200 kW (272 CV) – e baterias de diferentes capacidades com ponto de partida nos 66.5 kWh. Uma verão de longo alcance também está prevista. O EQB 350 4MATIC terá um consumo médio de 18.1-19.2 kWh/100 km e uma autonomia estimada de 419 quilómetros, sendo estes dados todos de acordo com o ciclo WLTP.

Esteticamente, o EQB absorve os mesmos códigos linguísticos da família EQ, com a filosofia ‘Progressive Luxury’ em destaque. Em destaque está o Painel Preto dianteiro, com a faixa luminosa superior a ligar os dois faróis.

Tecnologicamente, o modelo conta com sistema de navegação inteligente, que permite conceber rotas com o máximo de eficiência, prevendo igualmente os locais e o tempo de carregamento necessário. De igual forma, esta tecnologia de Navegação Inteligência permite que a bateria de alta voltagem seja colocada de imediato à temperatura adequada antes de uma recarga de alta tensão.

O carregamento do novo EQB pode ser feito em tomadas domésticas, ‘wallboxes’ ou postos públicos de carregamento. Em corrente alternada (AC), o carregamento máximo é de 11 kW, enquanto num posto de carga rápida (DC) a velocidade de carregamento pode chegar aos 100 kW: de 10 a 80%, o tempo de carga pode demorar cerca de 30 minutos.

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