A Mercedes-Benz revelou o seu novo SUV de luxo 100% elétrico, que visa estabelecer novos padrões em conforto, tecnologia e funcionalidade, sendo o terceiro modelo a ser disponibilizado com base na arquitetura para automóveis elétricos de nova geração após o EQS (berlina) e o EQE. Este SUV de luxo terá três versões distintas, com tração integral 4MATIC e sistemas pensados para terrenos fora de estrada.

Na nova fase de eletrificação, a Mercedes-Benz aplica a fórmula da multiplicação na sua gama de elétricos, com o EQS SUV a ser o ‘senhor que se segue’, oferecendo espaço para até sete ocupantes em virtude de uma distância entre eixos que é similar à do EQS, com 3210 mm, embora a sua vantagem resida na altura, que é 20 cm superior. No total, o EQS supera os cinco metros de comprimento (5125 mm), apresentando ainda 1959 mm de largura e 1718 mm de altura.

Estes valores dão azo a uma grande amplitude interior, tirando partido das potencialidades da plataforma para arquitetura elétrica, sendo disponibilizado com três filas de bancos – as duas primeiras com ajuste elétrico de série –, com a terceira fila de dois lugares a ser oferecida como opcional. A segunda fila de bancos pode ser movimentada longitudinalmente em até 130 mm, igualmente de série, melhorando o espaço para a bagageira ou para os ocupantes.

Sobre a bagageira, a marca indica que varia entre os 645 litros aos 880 litros com os cinco lugares operacionais, mas variando a posição da segunda fila entre o mínimo e o máximo. Caso os encostos da segunda fila sejam reclinados, o espaço disponível ascende aos 2100 litros. Com a terceira fila de bancos opcional, há até 800 litros até à segunda fila ou 2020 litros quando a última fila está recolhida. Já no caso de serem necessários os sete lugares, o espaço para bagagens reduz-se para 195 litros.

Cuidado aerodinâmico

O cuidado com a eficiência aerodinâmica foi muito elevado neste EQS SUV, com a marca a procurar um formato funcional mas sem impacto limitativo na autonomia. Volta a apostar na filosofia ‘Sensual Purity’ em termos de desenho, repetindo conceitos de outros modelos elétricos da Mercedes-EQ, como o painel preto na dianteira ou os faróis unidos por uma faixa luminosa. A tecnologia de iluminação LED High Performance é oferecida de série, enquanto a mais avançada Digital Light está listada no equipamento especial.

O painel preto na dianteira pode ser ainda agraciado com um padrão especial da estrela tridimensional em conjunção com o pack exterior AMG Line. Ainda no exterior, as jantes variam entre opções de 20 até 22 polegadas, havendo dois desenhos com esta última medida específicos para o EQS SUV.

Em termos de chassis, o EQS SUV recorre a suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento contínuo adaptativo é de série, podendo variar a altura ao solo consoante as situações. Adicionalmente aos modos ‘Eco’, ‘Comfort’, ‘Sport e ‘Individual’, as versões 4MATIC dispõem de um modo ‘Offroad’ pensado para condução fora da estrada. Noutro ponto de destaque, o eixo traseiro é direcional com um ângulo de até 4,5º, podendo receber uma melhoria remotamente para ver esse ângulo de viragem incrementado para os 10º.

Evolução elétrica

Todos os EQS SUV contam com motorização elétrica no eixo traseiro (eATS), tendo as versões 4MATIC um motor elétrico também no eixo dianteiro, havendo nestes modelos uma função de variação de binário inteligente entre os dois eixos para um uso eficiente da potência e para manter a motricidade em patamares adequados quando conduzido em superfícies de maior dificuldade. Os motores elétricos são sempre síncronos de íman permanente, que permitem maior densidade energética e maior eficiência.

Na base da gama estará o EQS 450+ de tração traseira, com 265 kW/355 CV de potência e 568 Nm de binário, enquanto num patamar intermédio estará a versão EQS 450 4MATIC de igual potência, mas com 800 Nm de binário máximo. Por último, no topo situar-se-á o EQS 580 4MATIC de 400 kW/536 CV de potência combinada e 858 Nm de binário máximo.

Em termos de autonomia com uma única carga, o 450+ de tração traseira é o que oferece valores mais altos, entre os 536 e os 660 quilómetros, enquanto o 450 4MATIC e o 580 4MATIC partilham os mesmos valores de autonomia, entre os 507 e os 613 quilómetros.

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 107.8 kWh, com a particularidade de o software de gestão de bateria poder ser atualizado remotamente (‘over-the-air’) para manter a sua eficiência atualizada. Essa é também uma consideração a ter em conta para diversos outros sistemas do EQS SUV, permitindo a aquisição remota e posterior à compra de funções adicionais, como por exemplo o sistema de navegação com realidade aumentada do sistema MBUX.

O carregador de bordo de série é de 11 kW, com um de 22 kW oferecido como opcional, o que influencia os tempos de espera para carregamento em tomadas AC trifásicas: dez horas com o de 11 kW e cinco horas com o de 22 kW. Em postos de carga rápida admite carregamento DC até 200 kW, o que lhe permitirá recarregar de 10 a 80% em 31 minutos.

A pensar no requinte em viagem

Situando-se num patamar equiparado ao do GLS (e EQS), o SUV agora revelado denota grande cuidado com os elementos de requinte e de luxo no interior, aliados a tecnologia e imagem moderna que é conseguida pelo sistema MBUX com software inteligente.

Este é mesmo o ponto central de toda a experiência no interior, nomeadamente na configuração MBUX Hyperscreen (opcional) com uma superfície curva a toda a largura do tablier sob um vidro comum que une assim três ecrãs – o da instrumentação, o central e o do passageiro – em 141 cm. Este último, um um ecrã de 12.3” OLED, permite ao passageiro controlar a sua própria área de entretenimento e funcionalidades, podendo agora funcionar também em andamento graças a um sistema inteligente desenvolvido pela marca que, caso detete que o condutor ‘espreita’ o ecrã do passageiro, trata de reduzir a sua luminosidade.

O conceito de ‘camada zero’, que destaca as funcionalidades principais e mais utilizadas pelo condutor no ecrã principal, para que não perca tempo a pesquisá-las, está presente como no caso do EQS.

Entre os outros elementos essenciais em termos tecnológicos está o sistema de navegação com Inteligência Elétrica que planeia a rota mais eficiente e conveniente, incluindo pontos de carregamento, reagindo dinamicamente a trânsito ou a imprevistos na rota. Isso inclui a apresentação no ecrã de infoentretenimento se o estado de carga da bateria é suficiente para um eventual regresso ao ponto de partida sem um carregamento.

Para a comodidade dos ocupantes, a marca oferece um sistema de tratamento do ar interior graças ao sistema Energizing Air Control Plus com base em filtros HEPA de alta eficiência na captação de partículas que possam impactar na saúde humana, sensores da qualidade do ar e um sistema de ar condicionado mais avançado. Também o sistema de áudio Dolby Atmos da Burmester com 15 altifalantes eleva a experiência sonora a bordo, podendo criar uma envolvência a 360 graus aproveitando todo o espaço do habitáculo para replicar uma sala de concertos.

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