Com a primavera à vista, a MINI revelou a versão atualizada do seu Convertible, que recebeu ligeiros retoques e novos equipamentos para se manter atual. Num momento em que o cenário de restrição aos movimentos dos cidadãos é uma realidade em muitos países, o desconfinamento prometido pelo MINI Convertible será um argumento forte, num mercado que também vai perdendo concorrentes.

O modelo de quatro lugares mantém o carisma e o estilo irreverente, mas aposta em novos elementos estéticos e equipamentos diferenciados para sobressair, como é o caso na nova opção de pintura Zesty Yellow, uma tonalidade amarela fluorescente que é exclusiva deste modelo. A pintura estende-se agora ao para-choques dianteiro no local onde se afixa a matrícula, que deixa de estar pintada em preto.

Esse é, porém, um detalhe na grelha hexagonal de maiores dimensões para maior expressividade na dianteira, contando ainda com faróis LED de série, ao passo que na parte inferior dos para-choques, os faróis de nevoeiro são substituídos por ‘cortinas’ de ar. De perfil, os contornos das rodas têm novo desenho, ao passo que os indicadores de mudança de direção integrados nas novas reentrâncias laterais são igualmente em LED. Na traseira, adotam-se farolins com tecnologia LED incorporando o desenho da bandeira britânica, a ‘Union Jack’.

Além do amarelo eletrizante, o MINI Convertible tem ainda à disposição duas outras novas cores metalizadas de carroçaria, Rooftop Grey e Island Blue, enquanto as opções de jantes especiais abrangem cinco alternativas de 17 ou 18 polegadas.

Capota elétrica

O novo MINI Convertible dispõe de capota em lona de acionamento totalmente elétrico, levando 18 segundos a abrir ou a fechar, a velocidades até aos 30 km/h. Num detalhe interessante, o renovado modelo passa a dispor de função de teto de abrir, com uma abertura da parte dianteira do tejadilho até 40 cm e a qualquer velocidade. Ou seja, ao invés de recolher a capota na totalidade, apenas a parte dianteira, junto ao para-brisas se retrai em 40 cm para permitir uma entrada mais controlada do ar e do Sol. Em alternativa à capota preta de série, o MINI Convertible pode dispor de uma capota com o padrão da bandeira do Reino Unido em cinzento ‘titânio’ ao abrigo da personalização ‘MINI Yours’.

Gama de motores

Para a mais recente geração deste descapotável, a gama de motores é composta por várias alternativas com potências entre os 102 CV e os 178 CV. Os motores a gasolina de três ou quatro cilindros recorrem à filosofia tecnológica MINI TwinPower Turbo, cumprindo com os padrões de emissões Euro 6d. Entre os modelos à escolha está o mais desportivo MINI John Cooper Works Convertible de 231 CV de potência, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,6 segundos com a caixa manual. Com a caixa Steptronic de oito velocidades pode fazer o mesmo exercício em 6,5 segundos.

A MINI aponta que o maior mercado para este modelo é a Alemanha, seguida dos Estados Unidos da América (EUA) e do Reino Unido, bem à frente de França, Espanha e Portugal que, diz a marca, “são conhecidos pelos seus verões fiáveis e muitas horas de Sol”.

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