Versão especial do Countryman foi desenvolvida pela X-raid, preparador alemão que venceu por várias vezes o Rali Dakar com a MINI.

A X-raid trabalha com a MINI há mais de uma década e o Countryman é um dos modelos que transporta os elementos da equipa oficial nos bastidores do Rali Dakar, célebre prova de todo-o-terreno que o preparador alemão já venceu em cinco ocasiões. Os anos de parceria nos mais adversos cenários deram origem a vários pacotes personalização para o SUV britânico. E, agora, a colaboração prolonga-se com o lançamento de uma radical versão de produção em série limitada.

O recém-apresentado MINI Countryman Powered by X-raid distingue-se por dispor de desenvolvimentos técnicos na suspensão, derivados diretamente dos carros competição, com o aumento da distância ao solo em 40 mm face ao veículo convencional. Com isto, a capacidade de passagem a vau e o ângulo de abordagem passam a ser também bastante maiores, aumentando muito as credenciais do compacto para o todo-o-terreno mais exigente.

Os especialistas da X-raid também conceberam jantes mais resistentes e pneus Cooper Discoverer AT3 com flancos mais altos. Na estética, o destaque vai para os autocolantes alusivos à versão nas portas, capot e porta da bagageira, a que se somam as proteções específicas nas longarinas em alumínio, na dianteira e na traseira.

Por confirmar estão possíveis mexidas na gama de motorizações ou no sistema de quatro rodas motrizes da marca.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.