De quanto espaço é que precisa para viver a sua vida? A pergunta foi feita pela própria MINI e foi o ponto de partida para o nascimento deste protótipo altamente futurista, o MINI Vision Urbanaut Concept, que aponta para a eletrificação e condução autónoma no seu estado máximo como caminhos para o futuro.

O derradeiro exercício de criatividade do Grupo BMW ao abrigo do evento BMW NEXTGen aparece com o emblema da MINI. O denominado Vision Urbanaut rejeita os cânones usuais de um automóvel da marca e aparece como um monovolume compacto, mas com espaço a bordo para todas as ocasiões, seja para viagens longas, seja para relaxar em cidade.

Os puristas do modelo que se tornou marca não serão propriamente adeptos desta nova faceta, mas a MINI vai-se adaptando aos tempos modernos. “A marca MINI sempre significou ‘Uso Inteligente do Espaço’. No MINI Vision Urbanaut, estendemos os espaços privados para o domínio público, criando novas e enriquecedoras experiências”, refere Adrian van Hooydonk, responsável pelo design do Grupo BMW.

De dentro para fora

Concebido de “dentro para fora”, a marca colocou as necessidades dos seus ocupantes em primeiro lugar, dando primazia à qualidade de vida a bordo, com materiais sustentáveis, elevada luminosidade e noção de amplitude. Na sua conceção, o desenvolvimento digital também teve primazia, com recurso à realidade aumentada para a criação de um modelo virtual, otimizado continuamente.

As linhas são volumosas e arredondadas, com elementos distintivos como os faróis com tecnologia LED Matrix que apenas se revelam quando são ativados, mostrando diferentes grafismos coloridos numa nova forma de comunicação para com o mundo exterior. A grelha dianteira, que quase passa despercebida, é coberta e oculta os sistemas para a condução autónoma. Na traseira, também há luzes coloridas atrás de cobertura em alumínio, revelando-se quando em andamento.

A cor exterior matizada varia entre o verde metalizado com efeitos azulados para uma tonalidade cinzenta na parte superior, numa transição que a marca apelida de homogénea da carroçaria para o topo, permitindo que exista ainda alguma privacidade no interior sem que se tenham de escurecer os vidros.

De perfil, destacam-se as jantes de grandes dimensões na cor ‘Ocean Wave’ (onda do oceano), ou seja, um azul-turquesa que “desperta associações com a praia e com o som do mar”. Os mais distraídos poderão nem reparar na subtil bandeira britânica em formato abstrato, numa homenagem à sua herança britânica. A aparência das rodas também varia consoante o momento MINI escolhido, sendo iluminadas e transparentes.

Os MINI momentos

Este concept é apresentado como um companheiro para momentos inesquecíveis, aquilo que a marca denominada de ‘MINI momentos’, com base em três patamares: ‘Chill’ (relaxamento), ‘Wanderlust’ (sede por viagens) e ‘Vibe’ (emotivo) para diferentes utilizações e momentos.

a carregar vídeo

No primeiro, é possível que as pessoas retemperem as suas energias, com o carro a transformar-se numa espécie de retiro para relaxamento – ou para trabalho com concentração máxima – durante uma viagem. O segundo apela à descoberta de novos lugares e novas sensações, sendo conduzido de forma manual ou autónoma. Já o terceiro coloca as outras pessoas no centro das atenções.

Estranhamente alto para o que é tradicional na MINI, o Vision Urbanaut é compacto, medindo apenas 4,46 metros de comprimento. Graças à condução autónoma, o interior é modular e, uma vez estabelecido um destino, pode transformar-se numa sala de estar para aproveitar a viagem. Apenas uma porta lateral deslizante permite aceder ao habitáculo, não havendo outras portas.

Há quatro lugares a bordo, com os dois lugares dianteiros a poderem rodar para trás, virando-se para o lado contrário ao do sentido de marcha. A visão suprema de relaxamento é dada pelo modo ‘Daybed’, em que, com o carro parado, o tablier baixa e transforma-se numa espécie de cama, a ‘daybed’. Como o para-brisas pode ser aberto para cima (como numa tenda de venda de gelados), o veículo cria um momento de aproveitamento do momento.

Na parte traseira do habitáculo, mais recatada e escura, o MINI oferece um canto aconchegante, com um banco em forma de ‘loop’ e opção de iluminação LED. No lado contrário ao da porta, há uma mesa integrada com uma planta para um interior sem igual. Essa mesa assume-se como o ponto central onde os passageiros se podem encontrar. Quem sabe, jogar às cartas.

A juntar a isso, há a possibilidade de interação digital com diversas funcionalidades do veículo.

Amuleto MINI: a interface dos novos tempos

A presidir a todos estes modos de condução está o MINI Token, um amuleto que é de pequenas dimensões e que permite ativar os três modos (‘Chill’, ‘Wanderlust’ e ‘Vibe’) quando introduzido em espaços específicos da mesa no centro do carro. Há ainda a possibilidade de o condutor/utilizador configurar a sua própria experiência com recurso a esse mesmo amuleto, escolhendo a fragrância, iluminação ou música.

Naturalmente, este MINI Vision Urbanaut representa apenas uma visão futurista daquilo que poderá vir a ser o futuro da mobilidade dentro de umas décadas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.