A AMB 001, moto desenvolvida em parceria entre a Aston Martin e a Brough Superior, está já em fase de testes, dando o pontapé de saída para uma longa fase de testes antes do seu lançamento, no final deste ano.

A AMB 001 será uma superdesportiva que irá tirar partido dos conhecimentos da marca britânica de automóveis desportivos e da experiência da Brough Superior com uma produção limitada a apenas 100 exemplares, com as primeiras entregas previstas para o final deste ano. Adornada com a tradicional decoração de camuflagem da Aston Martin, a AMB 001 surgiu no circuito francês de Pau-Arnos para os seus quilómetros iniciais mais a sério.

“Toda a gente envolvida conseguiu fazer um progresso tremendo com o desenvolvimento da AMB 001 apesar dos desafios que estamos a enfrentar. Esta moto especial é, como todos os nossos carros de estrada, o resultado de uma mistura de design belo com tecnologia moderna para produzir uma moto de que qualquer colecionador se irá orgulhar de ter”, referiu o Vice-Presidente Executivo e responsável criativo da Aston Martin, Marek Reichman.

Os testes vão servir para validar a geometria do chassis, a ergonomia e o comportamento dinâmico, com o piloto de testes da Brough Superior a dar a sua opinião quanto ao caminho a seguir no que diz respeito à dinâmica, aceleração e travagem.

O CEO da Brough Superior, Thierry Henriette, explicou que “um dos elementos fundamentais de design da AMB 001 é a barbatana de alumínio que percorre o depósito concebido em fibra de carbono, passando sob o banco e chegando à traseira. O elemento que segura a barbatana e suporta o banco foi uma das áreas em que recorremos ao conhecimento único da Mecano ID, que se juntou ao projeto para aplicar competências de utilização aeroespacial da fibra de carbono na exclusiva AMB 001”.

a carregar vídeo

Paralelamente aos ensaios de pista, continuam também os testes com o motor em banco de ensaio, dispondo de uma unidade sobrealimentada com uma potência de 180 CV, não faltando mesmo um intercooler necessário para o funcionamento correto do turbo.

Quanto a fase de testes chegar ao final, a AMB 001 passará para a produção no outono na fábrica da Brough Superior em Toulouse, França, com um preço unitário de 108.000 euros, já com os impostos locais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.