O revolucionário motor Skyactiv-X da Mazda, conhecido pelo seu princípio de ignição por compressão (SPCCI) num bloco a gasolina, foi atualizado para as versões de 2021 dos CX-30 e Mazda3, ganhando potência e eficiência. Renomeado e-Skyactiv-X, este motor de 2.0 litros a gasolina passa a debitar 186 CV (mais 6 CV) para uma redução das emissões de CO2 entre 5 e 11 g/km.

Embora tenha lançado recentemente o seu primeiro veículo elétrico, a Mazda continua a desenvolver as tecnologias de combustão, com o Skyactiv-X, entretanto agraciado com o prefixo ‘e’ a ajudar a ganhar eficiência sem prejuízo das prestações. Aliás, o motor a gasolina com ignição por compressão, tecnologia usualmente utilizada nos motores a gasóleo, ficou mais potente e ‘elástico’ nas reações, graças igualmente ao aumento do binário em 16 Nm.

Assim, passa a debitar 186 CV às 6000 rpm e 240 Nm de binário máximo às 4000 rpm, sendo este ganho mais sentido, de acordo com a Mazda, acima das 2000 rpm. Apesar disso, a eficiência foi reforçada, com redução nas emissões de CO2 entre 5 e 11 g/km, dependendo do modelo, transmissão e nível de equipamento selecionado.

As melhorias foram conseguidas graças ao ajuste da taxa de compressão de 16.3:1 para 15.0:1, havendo ainda outras diferenças na otimização do controlo do processo de combustão, pistões trabalhados e melhoria no software do sistema micro-híbrido Mazda M. Como resultado, o e-Skyactiv-X ganha uma maior amplitude de eficiência de combustão, otimizando as suas respostas, consumos e emissões.

Mas também o motor 2.0 Skyactiv-G passa a contar com melhorias e renomeação para e-Skyactiv-G, com 122 CV de potência e redução das emissões de CO2 na ordem dos 7 a 8 g/km.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.