A batalha dos elétricos em formato SUV acaba de conhecer um protagonista a ter em conta, na forma do Nissan Ariya, elétrico que recupera muitas das linhas do concept apresentado no ano passado e que, neste caso, abre um novo capítulo para a marca japonesa, que foi das pioneiras na mobilidade elétrica com o Leaf no início da década de 2010.

Agora, com a indústria automóvel a orientar-se decididamente para a eletrificação, a Nissan amplia a sua gama e fá-lo com recurso a um novo SUV de visual dinâmico, que se inspira em grande medida nas linhas do protótipo que no ano passado deu as primeiras pistas quanto à nova linguagem de design da Nissan para o futuro.

A versão final do Ariya é, assim, bastante decalcada da versão conceptual, com a reinterpretação da grelha ‘V-Motion’ na dianteira, agora fechada, mas integrando-se com uma linha de LED para os faróis principais na horizontal e duas diagonais que conferem um visual mais largo.

De perfil, a carroçaria revela um visual de coupé SUV, com tejadilho descendente na secção traseira em vez de’cair’ abruptamente para o pilar C, revelando dessa forma uma maior suavidade estética que, se funde com o futurismo que os designers da marca quiserem implementar no Ariya. A expressá-lo está a tira luminosa atrás, por exemplo. Num outro toque de expressionismo futurista, o logótipo da Nissan é iluminado na dianteira graças a 20 LED que o compõem. As jantes do modelo variam entre as 19 e as 20 polegadas, dependendo do nível de equipamento.

A ideia de que poderá andar fora de estrada não é esquecida e as proteções inferiores da carroçaria conferem exatamente essa mesma noção. O estilo do Ariya é definido pela marca japonesa como Futurismo Japonês Intemporal, uma abordagem de tradicionalismo fundida com a modernidade e imagem poderosa.

O novo SUV da Nissan tem por base uma nova plataforma modular para veículos elétricos, criada no seio da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, sendo por isso específica para acomodar os diferentes elementos dos veículos movidos a bateria, sendo focado na resistência da estrutura e no posicionamento eficiente dos seus componentes com vista a uma distribuição de pesos otimizada e a um baixo centro de gravidade.

A bateria, por exemplo, está no piso do veículo entre os dois eixos, atuando precisamente na redução do centro de gravidade e distribuição de peso equitativa.

Interior vanguardista

A bordo, a Nissan também não poupou esforços na revolução da sua imagem, com um ambiente mais digital e tecnológico, no qual a simplicidade e limpeza de linhas também desempenha um papel importante. Fundamental, a Interface Homem-Máquina (HMI) está explanada em dois ecrãs, um para a instrumentação e outro, central, para o controlo das funcionalidades multimédia e de funcionalidades. Ambos têm 12.3 polegadas de dimensão.

Outros comandos passaram a ter uma atuação tátil, integrando-se eles mesmos com as superfícies do veículo. Dessa forma, o Ariya dispensa uma consola central tradicional como noutros modelos. O facto de ter uma plataforma dedicada para elétricos permite ainda otimizar o espaço oferecido a bordo (graças a distância ente eixos de 2775 mm), com um piso plano e bancos que a Nissan apelida de ‘Gravidade Zero’. Os materiais de isolamento sonoro utilizados para abafar o ruído exterior foram também melhorados e reforçada a sua utilização para um habitáculo mais silencioso.

Além disso, a marca aposta forte no capítulo da conectividade, propondo uma maior interação com o estilo de vida do condutor/proprietário, mas em que o próprio carro pode também aprender com a própria experiência de utilização. Nesse ambiente de utilidade, o novo Ariya contará com a integração do sistema Amazon Alexa, permitindo conectividade remota com o veículo a partir de casa, para saber se está fechado ou qual o estado da bateria do novo elétrico, mas também, em sentido inverso, do veículo para casa, ordenando os seus dispositivos ‘smart’ em casa que sejam ativados, como as luzes.

O sistema de infoentretenimento da Nissan conta ainda com comandos por voz para ativar a climatização ou interagir com os sistemas de navegação ou outras funcionalidades do veículo, como o sistema multimédia. A atualização do software pode ser feita ‘over-the-air’ sem necessidade de recorrer aos concessionários, sendo pensado para se integrar sem problemas no estilo de vida dos seus condutores. Por fim, a função de estacionamento remoto também é novidade.

Esse é um dos elementos que estará disponível sob o conjunto de tecnologias de assistência à condução, da qual se destaca o sistema ProPilot 2.0, uma evolução do estreado no Skyline no Japão no ano passado. Um dos seus méritos será no assistente de condução em autoestrada, dando maior tranquilidade ao condutor, uma vez que o carro controla a aceleração, travagem e direção em condições controladas de autoestrada.

Esse sistema presente no Ariya recorre a um conjunto de elementos fundamentais, como os mapas 3D, os sensores de 360 graus para verificar em tempo real o que rodeia o carro e um GPS bastante preciso que ajudam a manter o SUV na sua faixa.

Viagens de 500 quilómetros

Mas é também no capítulo técnico que o Ariya se demarca, com a oferta de quatro possibilidades de configuração de motorização/bateria consoante as necessidades do cliente, sendo que, na melhor das opções, o SUV da Nissan pode percorrer até 500 quilómetros com uma carga de bateria.

A adaptação às necessidades de cada cliente é tema central no Ariya, uma vez que tem duas opções de mobilidade elétrica, podendo ser adquirido com tração unicamente dianteira ou integral.

Cinco versões

Na base estará o Ariya com bateria de 63 kWh e duas rodas motrizes, que a Nissan aponta como “ideal” para as viagens urbanas com uma potência de 160 kW e binário de 300 Nm, mas haverá também uma versão de tração dianteira com bateria de 87 kWh para quem quer viagens mais longas, com 178 kW de potência e idênticos 300 Nm de binário. Esta será a versão com maior autonomia, superando os 500 quilómetros.

Depois, haverá declinações (três) com tração integral e-4ORCE (lê-se ‘e-Force’), que confia em dois motores elétricos – um por eixo – para ampliar as suas funcionalidades. Com a bateria de 63 kWh, está disponível com potência de 205 kW e binário de 560 Nm, enquanto com a bateria de 87 kWh está disponível com 225 kW de potência e 600 Nm de binário.

Mas, há ainda uma versão mais desportiva, que a marca denomina e-4ORCE 87 kWh Performance, que terá o valor mais elevado de potência, ou seja 290 kW, e 600 Nm de binário para uma aceleração dos zero aos 100 km/h de 5,1 segundos.

A capacidade de reboque está homologada para 1500 kg.

Força integral

Em estreia estará a tecnologia e-4ORCE de tração integral, desenvolvido com base nos mesmos princípios que orientaram os modelos GT-R ou Patrol. Porém, aqui, bastante diferente, na medida em que se trata de tecnologia adaptada aos veículos elétricos e feita à sua medida. Este sistema consegue distribuir de forma específica a potência e travagem entregue a cada eixo para reforçar a estabilidade e controlo (em curva ou travagem) mesmo em condições de aderência reduzidas, como em neve.

O afundamento da dianteira em travagem, noutro exemplo, é contrariado pela atuação do motor elétrico traseiro, mantendo dessa forma a sua estabilidade e um plano neutro. Central aos desejos da marca, uma sensação de condução suave.

Em curva, o sistema pode aplicar controlo independente dos travões em cada uma das quatro rodas para assim maximizar a estabilidade e o controlo.

“Existe, por vezes, muita conversa em torno da aceleração dos zero aos 100 km/h dos elétricos, mas é fácil, na verdade, para um veículo elétrico obter bons valores de aceleração. O Ariya é também rápido em linha reta, mas proporciona performance de utilização máxima numa ampla variedade de condições de condução, como as de condução em estradas de montanha com neve ou estradas urbanas molhadas”, refere Makoto Fukuda, responsável de produto pelo novo Ariya.

Existirão três modos de condução – Standard, Sport e ECO (com um adicional SNOW/NEVE para os modelos e-4ORCE) – para que os condutores escolham a forma de conduzir que mais lhes interesse em cada momento.

Quanto ao carregamento, a Nissan indica que o novo Ariya terá capacidade de regeneração avançada de energia para assim recuperar alguma da sua autonomia em andamento, mas sobretudo que poderá recorrer às tomadas CCS na Europa, graças a um novo processo de refrigeração por líquido da bateria, para uma maior eficiência.

O Ariya de 63 kWh conta com um carregador de bordo de 7.4 kW para uso doméstico, enquanto o de 87 kWh inclui um carregador de 22 kW trifásico para utilização em casa nas wallboxes específicas. O modelo pode ainda carregar a um máximo de 130 kW, que se revela útil para viagens mais longas – graças ao carregamento rápido pode repor até 375 quilómetros de autonomia em meia hora.


Versões

Ariya 2WD

63 kWh
Potência: 160 kW
Binário: 300 Nm
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 seg.
Velocidade máxima: 160 km/h
Autonomia estimada: Até 360 km

87 kWh
Potência: 178 kW
Binário: 300 Nm
Aceleração 0-100 km/h: 7,6 seg.
Velocidade máxima: 160 km/h
Autonomia estimada: Até 500 km

Ariya 4WD (e-4ORCE)

63 kWh
Potência: 205 kW
Binário: 560 Nm
Aceleração 0-100 km/h: 5,9 seg.
Velocidade máxima: 200 km/h
Autonomia estimada: Até 340 km

87 kWh
Potência: 225 kW
Binário: 600 Nm
Aceleração 0-100 km/h: 5,7 seg.
Velocidade máxima: 200 km/h
Autonomia estimada: Até 460 km

87 kWh (Performance)
Potência: 290 kW
Binário: 600 Nm
Aceleração 0-100 km/h: 5,1 seg.
Velocidade máxima: 200 km/h
Autonomia estimada: Até 400 km

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