A Nissan anunciou que o sucessor do Micra será elétrico. A revelação foi feita durante a apresentação da estratégia para a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi que decorreu esta manhã e na qual foram reveladas as primeiras imagens deste novo modelo citadino.

Embora não tenha confirmado a denominação – apenas se sabe que será o sucessor do Micra –, o pequeno modelo terá a mesma plataforma do futuro Renault 5, o que quer dizer que será produzido na plataforma CMFB-EV. Os laços com o modelo gaulês vão mais fundo, uma vez que a produção irá decorrer no mesmo local, ou seja, no centro Renault ElectriCity no Norte de França, sendo posicionado como o modelo de entrada na marca nipónica.

“Este novo modelo será desenhado pela Nissan e concebido e produzido pela Renault utilizando a nossa nova plataforma comum, maximizando a partilha dos bens da Aliança ao mesmo tempo que mantém a sua ‘Nissan-ness’ [NDR: algo que pode ser traduzido como o espírito da Nissan]”, afirmou Ashwani Gupta, Responsável de Operações da Nissan.

a carregar vídeo

“Este é um excelente exemplo da abordagem de ‘diferenciação inteligente’ da Aliança. Sucedendo ao nosso icónico Micra, estou certo que este novo modelo irá oferecer mais entusiasmo aos nossos clientes na Europa”, prosseguiu.

A região europeia será uma nas quais a Nissan deposita um grande esforço na eletrificação ao abrigo da estratégia ‘Ambition 2030’, com novos automóveis e tecnologias, como o Ariya a que se seguirão outros modelos. Na eletrificação, há espaço também para a tecnologia híbrida e-POWER para os novos Qashqai e X-Trail.

O modelo elétrico para suceder ao Micra junta-se ao portefólio dos automóveis Nissan produzidos pela Renault em França, nos quais se incluem os comerciais da marca, como o Townstar, que sucede ao inovador e-NV200.