A Nissan vai reforçar a sua aposta na eletrificação, tendo revelado uma nova abordagem para o desenvolvimento de motorizações a que deu o nome de ‘X-in-1’, ou seja, os componentes dos sistemas dos veículos 100% elétricos e os do sistema e-Power serão partilhados e escaláveis, reduzindo custos de desenvolvimento e de produção.

A marca japonesa está empenhada em acentuar o seu esforço de eletrificação., com uma abordagem a que deu o nome de ‘X-in-1’, com que pretende melhorar a competitividade dos seus automóveis elétricos e híbridos (e-Power) graças a uma redução de 30% nos custos de desenvolvimento e de produção em 2026, quanto comparado com os valores de 2019.

No cerne desta estratégia está uma dupla abordagem. Em primeiro lugar, a Nissan revelou o seu protótipo de motorização 3-em-1, que torna modulares o motor, inversos e redutor, os quais são usados nos automóveis 100% elétricos, enquanto os modelos híbridos e-Power adicionam o gerador e o aumentador, para um conceito 5-em-1.

A Nissan não descarta a criação de outros conceitos de aplicação de sistemas eletrificados ao abrigo da abordagem ‘X-in-1’, sempre com o intuito de acelerar o processo de eletrificação e também de redução de custos, esperando obter muito em breve a paridade de custos entre os veículos eletrificados e os automóveis com motor de combustão interna, nomeadamente, no que diz respeito aos veículos com sistema e-Power, cuja ambição é que essa paridade seja alcançada em 2026.

Outras vantagens desta estratégia são a redução do peso e do volume dos componentes, o que tem o condão de melhorar a dinâmica e a performance, enquanto reduz também o ruído e as vibrações. Ao nível do motor elétrico, a Nissan quer criar novas soluções que reduzam a necessidade de metais raros para apenas 1% ou menos por peso.

Este é mais uma das medidas tomadas pela marca japonesa ao abrigo do programa Nissan Ambition 2030, segundo o qual irá acelerar a eletrificação na Europa com o lançamento de 27 novos modelos eletrificados, incluindo 19 elétricos, até ao ano fiscal de 2030.

Para já, a gama da Nissan na Europa é praticamente toda eletrificada, com os sistemas híbridos para o Juke, Qashqai e X-Trail (e-Power) e elétrico para o Ariya, Leaf e Townstar, sabendo-se que também chegará em 2024 um sucessor elétrico para o Micra, que deixou a Europa no final do ano passado.

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