Nissan GT-R do futuro é um exoesqueleto para conduzir com a mente

18/12/2020

Enquanto uma autêntica legião de fãs do ‘Godzilla’ anseia pela chegada de versão com argumentos modernizados, os criativos da Nissan avançaram trinta anos para oferecer a visão futurista e radical do superdesportivo, para ‘vestir’ e conduzir deitado.

Acabado de apresentar, este Nissan GT-R (X) 2050 Concept, apontado ao ano 2050, é um estudo que vai muito além do tradicional ensaio estético. É, na verdade, uma maqueta já em tamanho real, modelo que pretende projetar o mítico desportivo no tempo, criado por JB Choi, como projeto de final de curso na ArtCenter College of Design, na Califórnia (EUA). O potencial do projeto cativou o interesse da divisão de estilo da Nissan América, que acompanhou de perto a materialização do concept que combina as linhas do SUV elétrico Ariya e elementos do Nissan Z Proto.

Com apenas 2908 mm de comprimento, 1537 mm de largura e 658 mm de altura, as dimensões reduzidas do GT-R do futuro devem-se ao facto de o modelo estar pensado para funcionar como um exoesqueleto, que praticamente se “veste”, adaptando-se totalmente ao corpo. O piloto posiciona-se deitado de barriga para baixo, com as pernas e os braços esticados ao longo de cada eixo, e conduz apenas com o pensamento.

Sem fornecer detalhes sobre a tecnologia a aplicar, Choi explica que homem e máquina estarão ligados por recetores e neurotransmissores instalados no fato e no capacete, para que o carro responda aos ‘imputs’ do condutor.