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Nissan quer ter elétrico com bateria de estado sólido na estrada em 2028

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A Nissan reafirmou o seu compromisso de lançar o seu primeiro automóvel elétrico com bateria de estado sólido em 2028. A marca japonesa tem já uma fábrica-piloto em preparação para iniciar a produção daqueles componentes fundamentais para os veículos elétricos.

Apostada na mobilidade elétrica, a Nissan tem em curso uma estratégia de eletrificação acentuada, com base num programa delineado ainda em 2021 e a que foi dado o nome de ‘Nissan Ambition 2030’, simbolizando este a meta perante a qual a marca japonesa espera atingir a sua eletrificação completa na Europa, num investimento previsto de 16 mil milhões de euros.

Para o efeito, as baterias de estado sólido são um dos elementos considerados fundamentais, estando previsto que o primeiro modelo da marca com esta tecnologia seja lançado no Ano Fiscal de 2028, ou seja, entre abril de 2028 e março de 2029.

Já em 2024, a Nissan irá dar os primeiros passos para o estabelecimento de uma linha de produção das baterias de estado sólido na fábrica de Yokohama, no Japão, com materiais, design e processos de fabrico adequados para a produção de componentes protótipo para o futuro.

Embora estejam ainda a alguns anos de distância, as baterias de estado sólido são vistas pelos responsáveis da Nissan como fundamentais para o futuro da mobilidade elétrica. Entre as características importantes das baterias de estado sólido estão a elevada densidade energética, quase o dobro da das baterias de iões de lítio (dando assim maior autonomia), tempos de carregamento inferiores e custos inferiores, graças à utilização de materiais menos dispendiosos.

A Nissan estima que o custo das baterias de estado sólido seja reduzido para 75 dólares por kWh no Ano Fiscal de 2028 e para 65 dólares por kWh numa fase posterior, colocando os elétricos ao mesmo custo dos veículos a gasolina.

A Nissan tem em vista o lançamento de 23 novos automóveis eletrificados até ao final da década, dos quais 15 são totalmente elétricos, divididos entre os diversos mercados em que a marca está presente.