Na divulgação do seu plano ‘Nissan Ambition 2030’, a marca divulgou ainda quatro novos protótipos vanguardistas que apontam para modelos do futuro ou, para tecnologias potencialmente utilizáveis.

Um dos modelos apresentados é definido como provável no futuro próximo, o Nissan Chill-Out, um crossover elétrico que procura oferecer uma nova abordagem à mobilidade, com um desenho esguio e moderno, a que se junta ainda uma vertente tecnológica avançada e um interior espaçoso potenciado pela compleição elétrica da plataforma CMF-EV criada para este tipo de veículos. O Chill Out conta com tecnologia de tração integral e-4ORCE com vetorização de binário.

Outros três concepts são mais visionários, representando ideais conceptuais que mostram como a abordagem tecnológica dos modelos elétricos tenderá a ser substancialmente diferente da dos atuais modelos com motor de combustão. A Nissan EV Technology Vision é um estudo tecnológico que vai para lá do novo Ariya e dos crossovers de próxima geração, abarcando novos conceitos de veículos.

Esta tecnologia considera também a forma como os avanços na tecnologia de bateria e compactação de elementos na carroçaria poderá oferecer outras soluções de mobilidade, indo ao encontro das suas necessidades e estilos de vida. Os três exemplos evidenciados pela marca são os Max-Out, Surf-Out e Hang-Out. Cada um destes modelos tem as suas especificidades, mas com uma mesma base tecnológica.

No centro dessa ideia está a integração da bateria de estado sólido com componentes otimizados numa estrutura de estilo skate que serve de base a uma série de veículos.

A estrutura de estilo skate serve de base aos três concepts futuristas, tirando partido da nova bateria de estado sólido de dimensões reduzidas e dos elementos acessórios motrizes igualmente compactos.

O Max-Out assume-se como um protótipo desportivo que pretende levar a experiência de condução para um novo patamar com estabilidade superior e conforto. A Nissan aponta para este modelo maior dinamismo e resposta da direção, em combinação com controlo de carroçaria para otimizar o conforto. Este modelo de dois lugares tem a capacidade de transformar a sua disposição de lugares. Bastante ligeiro, este concept desfruta ainda de baixo centro de gravidade e tecnologia e-4ORCE avançada.

Já o Surf-Out surge como um veículo todo-o-terreno capaz de oferecer uma viagem confortável independentemente do terreno, podendo ser configurado com diferentes potências. Pode também permitir a utilização da eletricidade presente no veículo para fins externos (como para alimentar outros aparelhos elétricos) em locais remotos, acrescendo ainda a versatilidade de utilização graças a um espaço de carga amplo e baixo. Também conta com tecnologia de tração integral avançada e-4ORCE.

Por fim, o Nissan Hang-Out Concept pretende oferecer uma experiência de diversão e partilha completamente nova, tendo sido concebido para suprimir vibrações e sobressaltos, assim reduzindo as possibilidades de enjoos pelo movimento quando se trabalha ou vê filmes em movimento. A marca aponta para um espaço capaz de rivalizar com o quarto ou com uma sala de estar, dispondo até de um ecrã de grandes dimensões para ver filmes em grande estilo com família ou amigos. Neste caso, além da tração integral e-4ORCE, o Hang-Out Concept teria ainda a tecnologia de condução autónoma ProPilot de nova geração.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.