M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Nissan foi das primeiras a eletrificar várias das suas gamas com modelos completamente elétricos. E ao abandonar o ICE (“motor de combustão interna”, em inglês), a marca japonesa agora adota outro tipo de “ice”, mais gelado e com menos combustão. Mais especificamente, transformou o veículo comercial e-NV200 numa carrinha de gelados, num veículo único.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta variante da Nissan e-NV200 foi criada em conjunto com a Mackie’s of Scotland, uma marca de gelados caseiros, que usa ingredientes das suas próprias quintas, que usam eletricidade obtida através de turbinas eólicas e painéis solares. A Mackie’s pretende que o seu gelado seja neutro em emissões de carbono desde a extração do leite até que o seu produto seja servido até ao cliente. Normalmente, as carrinhas de gelado usam os seus motores Diesel para dar energia aos seus sistemas de refrigeração, emitindo vários gases poluentes e micropartículas cancerígenas.

A bateria de 40 kWh da Nissan e-NV200 dá-lhe uma autonomia de 200 quilómetros, mas o uso dos equipamentos elétricos (incluindo frigorífico e congelados) consome energia que reduz a autonomia, mesmo que a carrinha dos gelados Mackie’s fique parada a maior parte do tempo. Por isso, a Nissan equipou este protótipo com o Energy ROAM, um produto que vai ser proposto como extra este ano nos seus carros elétricos. É uma bateira portátil de 700 Wh (esta carrinha tem duas), que pode ser recarregada numa tomada de 220 volts em uma hora, ou em painéis solares montados no tejadilho, com uma recarga de duas a quatro horas. Assim, já pode comer um gelado sem qualquer influência negativa no ambiente.

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