Tradicionalmente, a carroçaria carrinha é uma das mais bem-sucedidas da gama do Classe E, já que oferece espaço e competências tecnológicas de ponta, o que volta a ser o caso nesta nova geração, que revela desenho distintivo na secção posterior.
Embora a linha do tejadilho seja mais dinâmica comparativamente à do seu antecessor, o novo Classe E Station revela grande cuidado com a funcionalidade e o elevado volume do compartimento de carga (entre 615 e 1830 litros no caso das variantes não-híbridas e entre 460 e 1675 litros no caso das motorizações híbridas plug-in). A ligação entre a tradição e a modernidade é particularmente evidenciada por uma característica na secção dianteira: uma superfície em forma de painel preto liga a grelha do radiador aos faróis, num elemento que remete para os modelos elétricos da gama EQ. De série, está equipado com faróis LED de alta performance, sendo que a tecnologia Digital Light está disponível como opção, com ou sem função de projeção.
Comparativamente à geração anterior, as dimensões cresceram com a intenção de melhorar a habitabilidade a bordo. A distância entre eixos foi aumentada em 22 milímetros, sendo agora de 2961 mm, proporcionando dessa forma mais espaço para os ocupantes do banco traseiro. De igual forma, a largura foi aumentada em cerca de 28 mm, traduzindo-se na melhoria da largura interior nos lugares traseiros, aumentada para 1519 milímetros.
A pensar na eficiência aerodinâmica, o novo Classe E Station apresenta um coeficiente aerodinâmico (Cd) a partir de 0.2610.
Tecnologia em focoAinda a bordo, mas na área da tecnologia, o novo Classe E repete a filosofia de conectividade avançada com a implementação da evolução do sistema MBUX Superscreen com uma grande superfície de vidro: no caso de estar equipado com um terceiro ecrã para o passageiro dianteiro (opcional), o Classe E Station apresenta uma grande superfície em vidro a cobrir o ecrã tátil central e o ecrã do passageiro dianteiro. O painel de instrumentos, também digital, está visualmente dissociado do MBUX Superscreen.
Eliminando uma dúvida premente relativamente à utilização do terceiro ecrã do lado do passageiro durante uma viagem, a Mercedes-Benz trabalhou na implementação de uma solução que permita ao passageiro ver os seus conteúdos ou vídeos sem distrair o condutor. O sistema baseado em câmara no Classe E Station utiliza um conceito avançado de filtragem que é ainda mais inteligente do que a solução anterior.
A marca assegura que na evolução do sistema, os símbolos principais no ecrã central e no opcional, para o passageiro, são agora mais simples e também estão codificados por cores para corresponderem aos mosaicos do smartphone. O objetivo é torná-los mais intuitivos e utilizáveis de forma automática pelos utilizadores, através da associação de cores às respetivas aplicações.
Novidade é também o desenvolvimento de uma camada no sistema de infoentretenimento que permite instalar aplicações de terceiros. No lançamento, o novo Classe E Station terá aplicações como a plataforma de entretenimento “TikTok”, o jogo “Angry Birds”, a aplicação de colaboração “Webex”, a aplicação de comunicação “Zoom”, o navegador “Vivaldi” e a aplicação de podcast “Pocket Casts”. Outra funcionalidade nova é uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier.
No âmbito desse mesmo empenho tecnológico, o novo Classe E introduz também o conceito de Chave Digital, disponível para o iPhone e Apple Watch. Esta tecnologia permite ligar e trancar o veículo, bastando ao condutor transportar um dispositivo compatível. Também é possível partilhar a chave: vários canais digitais podem ser utilizados para convidar familiares ou amigos a utilizarem o Classe E. Ao fazê-lo, o proprietário do veículo pode atribuir direitos diferentes, concedendo apenas acesso ao veículo ou permitindo também que o veículo seja conduzido. O veículo pode reconhecer vários utilizadores ao mesmo tempo e a Chave Digital do Veículo pode ser partilhada no máximo por 16 pessoas. Nos mercados onde os serviços Mercedes me connect estão disponíveis, a pré-instalação da chave Digital do Veículo é parte integrante do pack Keyless-Go Comfort.
Outra particularidade do interior é a introdução de tecnologia opcional Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som, através da qual os ocupantes podem “visualizar” a música e os sons de filmes ou aplicações. A visualização ocorre na faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa. Por exemplo, músicas com batida rápida podem causar rápidas variações de luz, enquanto os ritmos normais podem criar combinações suaves de ambientes de iluminação.
Funções de conforto automatizadas com rotinas
A Mercedes-Benz está a trabalhar na utilização de inteligência artificial por forma a que o automóvel aprenda quais os sistemas de conforto que os ocupantes utilizam frequentemente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções com recurso a inteligência artificial. A Mercedes-Benz utiliza o termo ‘rotina’ nesta inovação. No lançamento do novo Classe E Station, os clientes poderão utilizar modelos para rotinas padrão. Os próprios clientes também terão a opção de criar rotinas.
Cada vez mais eletrificado
Graças à eletrificação sistemática e à redução inteligente das dimensões dos motores, o novo Classe E faz gala de uma melhoria em termos de eficiência. A gama de motores inclui unidades de quatro e de seis cilindros da atual família de motores modulares da Mercedes-Benz, embora todos eles associados a algum tipo de eletrificação.
Além da sobrealimentação, os motores Diesel e os motores a gasolina integram assistência inteligente de um motor de arranque/alternador integrado (ISG), num conceito ‘mild hybrid’. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW/23 CV, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm. Posteriormente seguir-se-ão mais modelos parcialmente híbridos.
A gama começa com o E 200 Station, com 204 CV de potência e 320 Nm de binário, a que se juntam os valores suplementares do sistema mild-hybrid, permitindo aceleração dos zero aos 100 km/h em 7,8 segundos e consumo combinado entre 6,7 e 7,6 l/100 km. A versão E 220d debita 197 CV de potência e 440 Nm de binário (também antes dos valores da eletrificação simples), com consumo médio entre 5,0 e os 5,7 l/100 km.
Ao nível do chassis, a marca preparou um acerto específico com eixo dianteiro composto por quatro braços de controlo em cada roda, ao passo que no eixo traseiro recorre a uma suspensão multi-link independente e otimizada com cinco braços. Em ambos os eixos, as molas e os amortecedores são combinados numa torre da suspensão e não são envolvidos no controlo das rodas.
A nova carrinha está equipada com suspensão Agility Control e controlo pneumático no eixo traseiro de série. Esta última contribui para manter o conforto de condução e assegurar uma postura horizontal da carroçaria mesmo com o modelo totalmente carregado. A suspensão pneumática Airmatic com amortecimento continuamente ajustável ADS+ está disponível como equipamento opcional.
À espera da autonomização
Planeado para o futuro, o novo Classe E está já equipado com as tecnologias relevantes para abordar a era da condução semi-autónoma com mais avanços, podendo já efetuar estacionamento e saída de lugar de estacionamento sem condutor. Com a pré-instalação opcional do Intelligent Parking Pilot, o Classe E Station está preparado para o sistema Automated Valet Parking (SAE nível 4).
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