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Nova carrinha Peugeot 308 SW aponta às famílias de estilo

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Após a versão compacta de cinco portas, a Peugeot revelou a variante carrinha (SW) do novo 308, dando uma dimensão mais ampla para as famílias e para as frotas. Apostando no mesmo design expressivo e nas tecnologias de nova geração, a marca gaulesa irá propor esta carrinha também com sistema plug-in híbrido a par dos motores a gasolina e Diesel de última geração. Este novo modelo irá chegar aos concessionários no início de 2022.

O mais recente modelo da Peugeot a apresentar o mais recente traço linguístico da marca, com linhas dinâmicas e aguçadas, tendo também o novo logótipo do leão na dianteira. No interior, a Peugeot aposta no mais recente sistema i-Cockpit, com um painel de instrumentação digital, associado ao novo módulo de infoentretenimento i-Connect Advanced, que oferece uma utilização de estilo smartphone no interior.

Apesar de ser mais versátil e mais funcional, o novo 308 SW mantém alguma da imagem arrojada do compacto de cinco portas, com um tejadilho descendente e saias laterais pronunciadas que ajudam num estilo agressivo. A eficiência aerodinâmica foi, aliás, uma preocupação, com um coeficiente de 0.277 de arrasto, além de novas jantes (entre as 16 e as 18 polegadas) de configuração mais aerodinâmica para reduzir as emissões – só as jantes reduzem as emissões de CO2 em 2 g/km.

Construído sobre a plataforma multienergia EMP2 (Efficient Modular Platform 2), mede 4,64 metros de comprimento, crescendo seis centímetros face à geração atual, tendo menos 20 mm de altura, medindo agora 1,44 metros. A distância entre eixos cresceu em 55 mm, com a extremidade traseira a aumentar em 21 cm para incrementar o espaço de bagageira, que tem agora 608 litros de capacidade de base, chegando aos 1634 litros com o rebatimento dos bancos traseiros (nas versões de motor de combustão interna).

Para se tornar ainda mais prático, o novo 308 SW possui um banco traseiro rebatível em três secções (40/20/40) de série. Está equipado com um sistema para rebater instantaneamente as três secções do banco através de dois controlos facilmente acessíveis nas laterais da bagageira. O portão da bagageira tem acionamento elétrico.

Conforto reforçado

Todos os novos 308 SW contam com iluminação Eco LED, com a já característica ‘presa’ de leão dianteira para as luzes diurnas de circulação. Os modelos de equipamento GT terão iluminação LED de funções ampliadas com tecnologia de Matriz LED para melhoria da visibilidade. Na traseira, as luzes LED oferecem as três garras luminosas da Peugeot, dispensando a faixa preta a ligar os dois farolins. Terá sete cores de carroçaria, destacando-se uma nova em tonalidade de azul – Avatar Blue.

O sistema de ar condicionado foi totalmente redesenhado para melhorar o conforto térmico dos ocupantes, contando com tecnologia AQS (Air Quality System) que analisa constantemente o ar do habitáculo para ativar a sua recirculação. Os passageiros do banco traseiro contam com saídas de ar dedicadas na parte de trás da consola. Outro equipamento criado com atenção para o interior é o sistema de alta-fidelidade da Focal, composto por dez altifalantes e um novo amplificador de 12 vias e 690 W (tecnologia classe D), entre outras particularidades.

O sistema i-Cockpit de nova geração contempla os lados funcional e tecnológico, com o novo volante compacto a integrar sensores que são capazes de detetar as mãos do condutor aquando da utilização dos novos auxiliares de condução. Já o painel de instrumentos digital integra um ecrã de 10“, a partir do nível de equipamento Active Pack (tecnologia 3D nos níveis GT), totalmente personalizável e com diferentes modos de visualização.

Ao centro, o ecrã tátil de 10” de série está colocado ligeiramente mais abaixo do que o painel de instrumentos digital, com ‘i-toggles’ a partir do nível de equipamento Allure, totalmente configuráveis, que substituem o painel físico frontal da climatização. Cada ‘i-toggle’ é uma tecla de atalho sensível ao toque para acesso às configurações do ar condicionado, a um contacto telefónico, a uma estação de rádio, ou a uma aplicação, podendo ser configuráveis pelo utilizador.

Há um novo controlo para seleção da condução (Reverse, Neutral, Drive) e 2 botões (Parking e Manual) para a caixa automática de oito velocidades, enquanto o seletor dos modos de condução permite variar o funcionamento de alguns dos sistemas do automóvel de acordo com a escolha feita entre ‘Electric’, ‘Hybrid’, ‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Sport’ (consoante a motorização – uma versão a gasolina não terá modo elétrico ou híbrido, naturalmente).

A marca garante ter trabalhado também na melhoria dos materiais e na iluminação ambiente LED, com oito cores à escolha.

Maior conectividade e segurança

A função de espelhar a imagem do smartphone faz-se agora sem fios, sendo possível conectar dois equipamentos com Bluetooth em simultâneo. O ecrã central de 10” é personalizável e dispõe de janelas múltiplas com ‘widgets’ ou atalhos, tal como num tablet. Dispõe de navegação conectada TomTom com atualizações ‘over the air’. Permite ainda ser comandado por ordens vocais para maior segurança e facilidade de uso.

Um novo passo em direção à condução semiautónoma é dado com o pack Drive Assist 2.0 (disponível no início de 2022), que inclui o Cruise Control adaptativo com função Stop and Go (com caixa de velocidades automática EAT8) e a ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, ao mesmo tempo que adiciona três novas funções para vias com dupla faixa de rodagem: mudança semiautomática de faixa (propõe ao condutor a ultrapassagem do veículo imediatamente à sua frente, regressando depois à faixa original, funcionando entre os 70 e os 180 km/h), recomendação antecipada da velocidade e adaptação da velocidade em curva (otimiza a velocidade em função do ângulo da curva; disponível até aos 180 km/h).

Há ainda outros elementos propostos no modelo, como o sistema de vigilância de longo alcance do ângulo morto (75 metros), travagem automática de emergência (com deteção de peões e ciclistas, tanto de dia, como de noite, dos 7 aos 140 km/h, consoante a versão) com alerta de risco de colisão, alerta de tráfego atrás do veículo (alerta o condutor para um perigo potencial nas manobras de marcha-atrás), nova câmara de marcha-atrás de alta definição de 180º, com esguicho de limpeza integrado, ajuda ao estacionamento 360º através de quatro câmaras (dianteira, traseira e laterais) e acesso e ligação mãos-livres, entre outros.

Motorizações à medida de cada um

Em estreia na gama está a dupla de opções híbridas plug-in, a que se juntam motores a gasolina e Diesel com eficiência reforçada, comprovando assim a filosofia de ‘Poder de Escolha’ que tem sido apanágio da Peugeot nos últimos tempos.

Começando pelos modelos de ligar à tomada, há duas opções híbridas, a Hybrid 225 e-EAT8 de 225 CV de potência combinada e a Hybrid 180 e-EAT8 de 180 CV de potência combinada. Ambas têm tração dianteira e caixa automática eletrificada de oito velocidades. A primeira conta com um motor PureTech de 180 CV e um motor elétrico de 81 kW (acoplado à caixa), oferecendo emissões de CO2 de 26 g/km e uma autonomia 100% elétrica máxima de 59 quilómetros (de acordo com o protocolo WLTP, com homologação em curso).

Já segunda combina um motor PureTech de 150 CV e um motor elétrico de 81 kW (acoplado à caixa) com emissões de 25 g/km e autonomia elétrica de 60 quilómetros (de acordo com o protocolo WLTP, com homologação em curso).

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 12.4 kWh, estando disponíveis dois tipos de carregadores embarcados, que vão ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento pretendidas pelo cliente, um carregador monofásico de 3.7 kW, de série, e outro de 7.4 kW, igualmente monofásico, opcional.

Assim, numa ‘wallbox’ de 32 A com potência de 7.4 kW, obtém-se uma carga completa em 1h55 com o carregador opcional de 7.4 kW, enquanto numa tomada reforçada de 16 A pode obter-se uma carga completa em 3h50 com o carregador de bordo de série de 3.7 kW. Já numa tomada standard e carregador de bordo de série (3.7 kW), a carga cumpre-se em 7h05.

Além das soluções eletrificadas, o novo 308 SW estará disponível com motores térmicos, com emissões de CO2 a partir de 117 g/km, respondendo à mais recente regulamentação Euro 6 e encontram-se em processo de homologação de acordo com o protocolo WLTP.

A gasolina existirão três opções de 1.2 litros com arquitetura de três cilindros: PureTech 110 CV com caixa manual de seis velocidades, PureTech 130 CV com caixa manual de seis velocidades ou PureTech 130 CV com caixa EAT8. Quanto aos Diesel, duas opções, ambas com recurso ao bloco 1.5 BlueHDi e de 130 CV, variando apenas a opção de caixa – ora manual de seis velocidades, ora automática de oito.