A Volvo passa a disponibilizar nos seus modelos uma nova funcionalidade para as chaves dos automóveis, podendo limitar a partir de agora e de forma automática, a velocidade máxima permitida em caso de empréstimo da viatura.

A Care Key funciona como uma tecnologia de limitação e de segurança nos casos em que um automóvel é emprestado a alguém, por exemplo, a um condutor ainda com pouca experiência, podendo assim limitar o risco a que o mesmo se expõe durante a condução. Paralelamente, incrementa os níveis de tranquilidade na pessoa que empresta o veículo. A solução é também direcionada para os momentos em que o automóvel é entregue para funções de lavagem ou ‘valet parking’, quando deixa de estar na posse do seu proprietário.

A tecnologia Care Key passa a estar de série em qualquer Volvo novo vendido a partir deste ano, naquela que é outra funcionalidade acrescida para as chaves dos automóveis, as quais, note-se, são cada vez mais evoluídas, permitindo por exemplo a abertura das portas sem que sejam manuseadas ou o arranque sem sair do bolso das calças ou da mala.

Além dos benefícios em matéria de segurança, o limite de velocidade da chave está a ser brandido pela Volvo como um argumento de negociação com seguradoras de diferentes mercados para tentar oferecer condições mais vantajosas para a comunidade de utilizadores da marca que façam uso de algumas das inovações de segurança da marca. As especificações destes acordos irão variar de mercado para mercado mas, a Volvo Cars espera anunciar o primeiro destes muito em breve.

“Acreditamos que um construtor automóvel tem a responsabilidade de melhorar a segurança nas estradas. O limite de velocidade que anunciámos recentemente e agora a Care Key fazem parte dessa crença. Existem muitas pessoas que até estão na disposição de partilhar os seus automóveis com os seus familiares e amigos mas que não têm a certeza se essa partilha será feita de forma segura. A Care Key apresenta-se como uma boa solução para estes casos”, refere o CEO e Presidente da Volvo Cars, Hakan Samuelsson, que reforçou a ideia de iniciar a discussão em torno do direito ou até da obrigação dos construtores em instalar tecnologia nos seus automóveis que contribua para uma mudança de comportamento dos condutores.

Apesar de ter sido a primeira a instituir um limite máximo de velocidade nos seus automóveis – 180 km/h –, nenhum outro construtor anunciou semelhante medida. No entanto, a chave Care Key assume-se como mais um passo em prol de uma máxima segurança nas estradas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.