A Dacia terá um papel importante na nova estratégia do Grupo Renault para os próximos anos, com o Bigster Concept a dar uma indicação sobre o rumo a seguir pela marca de custo acessível daquele grupo, nomeadamente na sua entrada no segmento C. O plano estratégico ‘Renaulution’ do Grupo Renault criou a unidade de negócio Dacia-Lada, com que pretende incrementar a eficiência e a competitividade das duas marcas, indo mais além em termos de produtos e de mercados.

Ao longo dos últimos 15 anos, a Dacia tem-se demarcado pelo lançamento de automóveis contemporâneos, simples e de baixo custo, quer de aquisição, quer de manutenção, tirando partido das comprovadas soluções técnicas do Grupo Renault e da Aliança Renault Nissan Mitsubishi. Recorrendo a um modelo de distribuição simples, a Dacia atingiu já um total de sete milhões de automóveis vendidos (na sua presença em 44 países), destacando-se as prestações dos Sandero e Duster.

“A Dacia continuará a ser a Dacia, com uma oferta de modelos fiáveis, com a melhor relação qualidade-preço para uma compra ‘inteligente’. Com a criação da unidade de negócio Dacia-Lada, vamos tirar o máximo partido da plataforma modular CMF-B, para aumentar a nossa eficiência, a competitividade, a qualidade e a atratividade dos nossos automóveis. Teremos tudo para trazer a marca para novos patamares, com o Bigster Concept a mostrar o caminho”, afirma Denis Le Vot, CEO da Dacia e Lada, durante a revelação do ‘Renaulution’.

Para os próximos anos, ao abrigo deste novo plano ‘Renaulution’, a Dacia vai adotar uma abordagem de design sóbria e rigorosa para os seus novos produtos, apoiando-se nas tecnologias e sinergias das demais marcas do grupo. O recurso à plataforma modular CMF-B da aliança permitirá à Dacia e à Lada passarem de quatro plataformas para apenas uma e de 18 tipos de carroçaria para 11. Além disso, terá acesso à tecnologia E-Tech.

Os automóveis baseados nesta plataforma poderão vir a ser equipados com motores de energias alternativas ou híbridos, assegurando o cumprimento das evoluções regulamentares e que dão resposta às expectativas dos clientes.

Se a curto prazo, a gama será alargada com os lançamentos dos novos Sandero, Logan e Spring (o mais acessível automóvel citadino elétrico na Europa), a Dacia olha com ambição para o segmento C, simbolizando essa sua ambição com o Bigster Concept. Com 4,6 metros de comprimento, este Dacia mantém os princípios de robustez e espaço, num formato SUV apropriado para o ar livre e estradas poeirentas.

“O Dacia Bigster Concept incarna a evolução da marca. Essencial, com um toque de frescura e espírito outdoor, que confirma que um automóvel acessível pode ser atraente. Na Dacia acreditamos que este automóvel é a prova disso mesmo”, explica Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da Dacia.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.