Apresentado como uma visão mais imediata do futuro elétrico da Audi, a A6 Avant e-tron Concept tem por base a plataforma PPE para motorização 100% elétrica com chegada prevista para 2024. Porém, ainda há ‘espaço’ para os motores tradicionais de combustão interna para a nova geração do A6.

Durante a sessão de apresentação deste novo protótipo, os responsáveis da Audi deixaram claro em resposta ao Motor24 que existirão outras versões A6, recorrendo a motores de combustão interna.

Recorde-se que a Audi tem em curso um plano de eletrificação, que prevê que o último modelo com motor de combustão seja lançado em 2026 – com a sua vida útil a durar até 2033 –, pelo que o A6 será um dos automóveis integrados nesta estratégia, como nos explicou Nikolai Martens, da área de Produto da Audi.

“No início da década ainda vamos vender motores de combustão interna para oferecer uma escolha livre para os consumidores, pelo que teremos uma ampla oferta de versões. Mas, no caso do segmento superior, queremos ter uma presença forte na eletrificação”, responde.

Mesmo sendo com motor de combustão, o estilo deverá ser bastante semelhante ao da versão elétrica. Preveem-se que alguns elementos sejam distintos, como a grelha dianteira, devendo passar a ser aberta para efeitos de refrigeração do motor. A própria plataforma deverá ser outra, na medida em que a PPE é criada apenas para os motores elétricos.

a carregar vídeo

Já a possibilidade de esta plataforma vir a acomodar baterias de estado sólido de nova geração, a resposta é de que o futuro está a ser preparado com vista a esse momento, mas o foco por enquanto é no desenvolvimento das baterias de iões de lítio.

“Sabemos que será o próximo passo na tecnologia das baterias. Creio que na nossa indústria ninguém esta a ignorar esta questão. Mas, nesta plataforma e neste momento, estamos muito focados nas baterias de iões de lítio. Quando for industrializada a produção [das baterias de estado sólido], iremos apostar nela. Quando é que esartá pronta… isso não sabemos”, afirma Martens.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.