Um dos destaques desta nova pick-up é o seu desenho totalmente novo. A nova Amarok será dez centímetros mais comprida e cerca de quatro centímetros mais larga do que a versão atual. A sua capacidade de atuação fora da estrada foi reforçada, de acordo com a marca alemã, tendo também o cuidado de reforçar a qualidade de construção geral e, em especial, do interior.
Albert-Johann Kirzinger, diretor de Design da divisão de Veículos Comerciais da Volkswagen, explica que o desenho da nova Amarok “impressiona através da sua robustez e despretensioso. Isso pode ver-se também no interior da pick-up também”, adiantando ainda que “o cockpit de elevada qualidade eleva o ADN da Volkswagen a um novo nível e enfatiza o direito da Amarok de reclamar o estatuto de veículo premium”.
A nova pick-up terá um reforço significativos dos sistemas de assistência à condução e maior capacidade da tecnologia de conectividade, prometendo “inovações que não foram vistas antes neste segmento”.
Prometida está a continuidade dos motores TDI turbodiesel de elevada eficiência, estando prometida também uma versão V6 TDI, além de motorizações específicas a cada caso no mercado, incluindo versões a gasolina. Para já, a eletrificação parece estar de fora da equação, pelo menos a referente a híbridos Plug-in.A Amarok tem estado em comercialização desde 2010, tendo já vendido mais de 815.000 unidades desde então. Desenvolvida por equipas na Austrália e na Europa, a última geração será produzida na cidade sul-africana de Silverton.