Lançada em 2017, a atual geração do Honda Civic aproxima-se do final da sua vida, estando a marca japonesa a preparar aquele que irá continuar o legado daquele que é um dos modelos mais antigos ainda em atividade na indústria automóvel. Com apresentação esperada em 2021, o novo Civic já deixa antecipar as suas linhas em formato de patentes industriais.

O segredo costuma ser a ‘alma do negócio’, mas a Honda terá já deixado escapar as patentes do novo Civic, surgindo em primeiro lugar no fórum dedicado ao modelo japonês, o CivicXI, que costuma ser bastante profícuo na partilha de informações de novidades da marca. As imagens foram ‘apanhadas’ no registo de patentes da Austrália por utilizadores do fórum e rapidamente se tornaram conhecidas noutros pontos do mundo.

Assim, pelo que se pode observar dos desenhos com bastante detalhe, o futuro Civic não se assume como revolucionário, mas suaviza algumas das características do atual modelo, parecendo ainda maior do que o já de si comprido Civic de décima geração. Sem alterar as proporções radicalmente, o grande destaque vai para o novo desenho da dianteira, fruto de um capot mais horizontal, que tem na sua extremidade uma grelha também mais horizontal e pronunciada (notório sobretudo de perfil), com faróis mais direitos igualmente.

A traseira perde os farolins em formato de ‘C’, antes optando pela tendência dominante de uma faixa a unir os dois elementos, embora não se trate particularmente de uma novidade no Civic, uma vez que o modelo de oitava geração já tinha um elemento daquele género.

O mesmo fórum conseguiu também obter imagens de patente do Civic em formato berlina, muito importante nalguns dos mercados, como o norte-americano, que segue as mesmas tendências do Civic de cinco portas.

O futuro Civic destinado à Europa deverá ser produzido no Japão, sendo de esperar variantes eletrificadas do compacto familiar e uma versão mais desportiva com o cunho Type R, que também já foi apanhada a ensaiar com elementos aerodinâmicos de grandes dimensões.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.