Nova geração Porsche Macan: SUV compacto desportivo por definição

11/02/2019

É inegável pensar no Macan como um dos casos de maior sucesso na longa história da Porsche, sobretudo quando se atenta no número de veículos vendidos ao longo de apenas cinco anos: desde 2014, a marca alemã já vendeu cerca de 350 mil unidades, preparando-se para engordar ainda mais esse volume com a nova geração, já disponível em Portugal com preços a partir dos 80.252€ para o modelo com motor de quatro cilindros e dos 97.386€ no caso do Macan S com motor V6.

Uma evolução a todos os níveis. O novo Macan replica a tendência já apresentada pelo Cayenne e não revoluciona. Ao invés, evolui fortemente. Por isso, os traços deste novo SUV compacto não são disruptivos, mas surgem como uma atualização profunda que sublinha a imagem típica Porsche, criando outros traços estilísticos simbólicos para uma gama que é a mais vendida da marca.

No cômputo das vendas ibéricas, venderam-se 722 Macan em 2014, 1020 em 2015, 1035 em 2016, 1214 em 2017 e 1195 em 2018, sendo este ligeiro decréscimo reflexo do período de ‘phase out’ da geração anterior. Desses 1195, um total de 257 pertencem a Portugal, obtendo a maior fatia dos 737 Porsche vendidos no nosso país ao longo desses doze meses (seguindo-se o Cayenne, com 216).

Reforço de credenciais

A Porsche quis prestar uma valorização de aspetos como a dinâmica, conforto e conectividade sem esquecer o dinamismo e a imagem desportiva, demarcando-se neste aspeto pela frente mais agressiva, cortesia dos novos para-choques e faróis, estes últimos com tecnologia LED de quatro pontos que oferecem uma imagem mais forte. Na traseira, a mesma impressão ‘digital’ LED com uma faixa de luz tridimensional, dispondo ainda de difusor integrado no para-choques traseiro.


Porsche Macan S: Mais potência para o SUV compacto

As principais novidades no interior são o ecrã tátil de 10.9 polegadas do novo Porsche Communication Management (PCM), as saídas de ventilação com um novo design e uma disposição diferente e, em opção, o volante desportivo GT, conhecido do 911. O PCM permite aceder às novas funções digitais, como o comando por voz inteligente e a navegação online de série. A gama de equipamentos de conforto do veículo foi também alargada para incluir, entre outras coisas, um assistente de condução em situações de engarrafamento, ionizador e para-brisas aquecido.

A superfície dos bancos é de Alcantara e os apoios laterais são em pele sintética de alta qualidade. O volante, a alavanca seletora e os apoios para os braços são revestidos a pele. Podem ser pedidos outros equipamentos totalmente em pele em várias cores. Através da Porsche Exclusive Manufaktur, os equipamentos em pele podem ser ainda mais ersonalizados

Opção dupla de motores

Para o lançamento no mercado, são propostas duas motorizações, ambas a gasolina, na medida em que o Diesel deixou de ‘rimar’ com Porsche (era 13% do mix mundial de vendas): para a base de gama, o Macan conta com um motor sobrealimentado de quatro cilindros aperfeiçoado e dois litros de cilindrada, sendo capaz de debitar 245 CV de potência e 370 Nm de binário. Acelera em 6,7 segundos dos zero aos 100 km/h, alcançando uma velocidade máxima de 225 km/h.

A opção mais desportiva e aquela que sintetiza melhor a filosofia desportiva da marca é o Macan S, que recorre a um motor V& de 3.0 litros de cilindrada e a um turbocompressor twin-scroll em disposição central do turbo. Bastante evoluído, o motor permite um total de 354 CV e um binário máximo de 480 Nm. O tempo de aceleração dos zero aos 100 km/h com o pacote Sport Chrono é de 5,1 segundos (menos 0,1s do que o modelo anterior) e a velocidade máxima é de 254 km/h.

Ambos contam com a caixa PDK de 7 velocidades e sistema de tração integral PTM (Porsche Traction Management), além de disporem de filtro de partículas de gasolina, cumprindo a norma de emissões Euro 6D-Temp.

A juntar aos motores, a marca trabalhou num chassis renovado com vista a aumentar o prazer de conduzir, com mais neutralidade, estabilidade constante e maior conforto. Além disso, os pneus mistos recém-desenvolvidos, com características de desempenho aperfeiçoadas, foram pensados para melhorar a dinâmica transversal. Como sucedia até agora, para aumentar a dinâmica de condução, estão disponíveis como opção o controlo ativo da suspensão PASM, a suspensão pneumática ajustável em altura e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus).

O novo Macan passa a estar disponível com jantes de 18 e de 21 polegadas, com larguras que são meia polegada maiores na zona do eixo dianteiro. Esta medida pretende aumentar a precisão da direção, bem como a resposta em curva. As dimensões dos pneus mistos no eixo dianteiro situam-se entre 235/60 R 18 e 265/40 R 21 e, no eixo traseiro, entre 255/55 R 18 e 295/35 R 21.

Também o sistema de travagem foi reforçado, sobretudo no caso do Macan S, que dispõe de discos de travões dianteiros com um diâmetro 10 mm superior, sendo agora de 360 mm para uma espessura superior de 2 mm do disco (é agora de 36 mm). Todas as novas pastilhas de travão são isentas de cobre. Opcionalmente, o Macan S pode ser equipado com o sistema de travões em cerâmica PCCB.

Desportivo com modos

A Porsche destaca que a caixa PDK de sete velocidades, que se mantém como uma das mais eficazes no mercado, foi readaptada para extrair um melhor potencial dos motores. Fá-lo em combinação com os modos de condução, sendo que em modo Sport, a caixa responde de maneira mais espontânea para passagens de caixa muito rápidas. Em modo Normal, a PDK passa rapidamente e com todo o conforto para as mudanças mais altas, aumentando com isso a poupança (ampliada pelo sistema de controlo da velocidade de cruzeiro ACC, em que a PDK comanda também o modo ‘Velejar’). A função otimizada Auto Start-Stop representa mais um contributo para aumentar a eficiência, desligando o motor durante a aproximação a um semáforo. Nos modos de condução Sport e Sport Plus, a função Auto Start-Stop é desativada automaticamente.

O seletor de modos integrado no volante, incluindo o botão Sport Response, fazem parte integrante do pacote opcional Sport Chrono. O pacote opcional Sport Chrono, disponibiliza ainda o Porsche Stability Management (PSM) em modo Sport comutável em separado para roçar ainda mais os limites do Macan. O PSM continua sempre ativo em segundo plano. O modo PSM Sport pode ser ativado independentemente do modo de condução selecionado.

Digitalizado

Com o novo Porsche Communication Management (PCM), o Macan tira proveito de todas as possibilidades do mundo digital Porsche. O ecrã tátil Full HD passa das atuais 7.2 para 10.9 polegadas. Tal como no Panamera e no Cayenne, a interface do utilizador pode ser personalizada através de mosaicos predefinidos. O novo sistema com conectividade total de série inclui uma navegação online melhorada e o Porsche Connect Plus.

Para isso, é fundamental, entre outras coisas, a ligação ao “Here Cloud”, usado para navegação. Desta forma, o condutor tem sempre à disposição dados online atualizados para calcular rapidamente o seu itinerário. Outros serviços e funções são o rádio online com alternância automática entre as fontes FM/DAB/Online, o comando por voz inteligente Voice Pilot, funções remotas, bem como serviços de segurança e de emergência. As aplicações Porsche Connect e Porsche Car Connect permitem ao condutor comunicar com o seu Macan através do smartphone. Além disso, a aplicação Offroad Precision permite configurar e documentar a experiência todo-o-terreno ainda com mais emoção.

O equipamento de segurança também está reforçado no novo Macan. Com a ajuda de sensores de radar situados na entrada de ar central, o controlo da velocidade de cruzeiro (ACC) monitoriza a distância em relação aos veículos da frente e adapta-a automaticamente num intervalo de velocidade até aos 65 km/h. Mantém ainda o veículo na sua faixa com o assistente de manutenção de faixa.

Também são detetados os veículos nas faixas de rodagem adjacentes que se aproximam transversalmente. Se necessário, o sistema trava em conformidade com a velocidade do veículo da frente até à imobilização. Graças à função ‘stop-and-go’, o veículo está em condições de retomar a marcha automaticamente depois de uma travagem até à imobilização

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