A Peugeot lança em Portugal a nova geração da 308 SW, variante carrinha que se assume como a favorita para muitos dos condutores portugueses que ambicionam versatilidade e elegância combinadas. A nova carrinha da marca francesa traz não só isso, como também a identidade renovada do ‘leão’ e a tecnologia de eletrificação à qual nenhuma marca é já indiferente.

As ambições da Peugeot para esta variante carrinha são bastante elevadas, argumentando com o facto de ser o estilo usualmente mais comprado pelos clientes portugueses no concorrido segmento C. Além disso, também enfatiza que este é um modelo bastante adequado para duas áreas de negócios bastante relevantes – a dos particulares e a das empresas, posicionando-se também com ofertas específicas para este setor, nomeadamente com serviços Free 2 Move específicos.

Para o novo 308, a Peugeot recorreu à plataforma modular EMP2, a qual tem o condão de permitir o recurso a multienergias, ou seja, combustão e eletrificação, além de permitir melhor compactação de todos os elementos técnicos.

Porém, indissociável de todo o conceito está o desenho do novo 308: uma mescla de agressividade e especificidade, num volume que apresenta a nova identidade de design da Peugeot. A marca adianta que tratou a carrinha como um modelo independente, dotando grande atenção à vertente aerodinâmica, trabalhando primeiramente na eficiência desta carroçaria, com painéis esculpidos mas portas e linha de tejadilho otimizada.

Na frente, a grande grelha com o novo logótipo da Peugeot, sendo o primeiro automóvel da marca a ostentar este novo brasão, evocativo do passado da marca de Sochaux. Mas aqui só se vê presente e futuro: os faróis esguios e estilizados contam com tecnologia LED de série – de Matriz LED nos níveis de equipamento superiores –, não faltando as ‘presas’ do leão alinhadas com os faróis para funções de iluminação diurna.

É na traseira que estão os outros pontos de destaque, com a versão SW a ser até mais agressiva do que a berlina: a faixa negra a unir os farolins desaparece e em seu lugar surge um elemento na forma de um pequeno spoiler integrado na própria tampa da bagageira, logo abaixo do óculo. Um detalhe que dá, efetivamente, outra presença a este modelo.

Mais espaçoso e mais tecnológico

Face à versão de cinco portas, a Station Wagon é mais comprida, refletindo-se isso na habitabilidade e na capacidade da bagageira. Com um comprimento total de 4633 mm (mais 60 mm), a distância entre eixos é de 2732 mm, mais 55 mm do que na berlina, permitindo mais 129 mm de espaço para os joelhos na segunda fila.

Tal como sucede na versão hatchback, as dimensões da bagageira variam consoante a motorização escolhida. No caso das versões térmicas, a capacidade é de 608 litros, atingindo os 1634 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos. O acionamento do portão traseiro faz-se de forma elétrica, recorrendo a botão na bagageira. Para se tornar ainda mais prático, o novo 308 SW possui um banco traseiro rebatível em 3 secções (40/20/40), de série.

O interior apresenta uma notável combinação de tecnologia e rigor de construção, havendo uma atenção ao detalhe digna de modelos premium, sobretudo nas versões de equipamento mais recheadas. A combinação do sistema i-Cockpit em nova evolução com ecrã de 10” atrai bastante pela aparência e funcionalidade tecnológica, sendo parametrizável com modos de visualização distintos, como o de navegação. No nível de equipamento GT, adota tecnologia 3D que permite outro entrosamento de condução.

Muito positivo é também o novo sistema de infoentretenimento i-Connect Advanced assente em ecrã tátil também de 10” a revelar-se fácil de utilizar, mesmo que nem sempre intuitivo à primeira vista. Dispõe de janelas múltiplas com widgets ou atalhos, tal como num tablet, podendo circular entre menus, da esquerda para a direita e de cima para baixo, para aceder às notificações ou ainda, através de um toque com três dedos, fazer surgir o menu das aplicações. O sistema beneficia de navegação conectada TomTom, com a visualização do mapa na totalidade do ecrã de 10” e atualizações realizadas ‘Over-The-Air’.

A funcionalidade ‘Mirror Screen’ (espelhar o ecrã do smartphone) faz-se sem fios, sendo agora possível conectar dois equipamentos com Bluetooth em simultâneo.

Já a climatização continua a estar ‘absorvida’ neste ecrã, o que acaba por não ser ideal mas, por outro lado, é possível aceder ao mesmo por via de botão de atalho. A partir do nível de equipamento Allure, o novo 308 integra ‘i-toggles’ totalmente configuráveis, que substituem o painel físico frontal da climatização.

De resto, a sensação de qualidade e robustez é muito elevada, traduzindo-se numa proposta bastante completa e acolhedora, naquela que é facilmente uma das mais interessantes de ‘sentir’ no seio do segmento, aproximando-se verdadeiramente do conceito premium em todos os aspetos.

Os híbridos em destaque

A gama de motorizações beneficia da proverbial liberdade de escolha tão querida ao grupo Stellantis, do qual a Peugeot faz parte. No lançamento, as versões eletrificadas híbridas plug-in (PHEV) surgem com natural destaque atendendo à tendência crescente de transição.

Começando pelos PHEV, a marca surge com uma versão nova de 180 CV de potência combinada, que se junta à de 225 CV de potência combinada (360 Nm de binário conjunto). A constituição de ambas é praticamente idêntica, tendo ambas as variantes duas rodas motrizes, motores 1.6 PureTech a gasolina e caixa automática e-EAT8 de oito velocidades (na qual está acoplado o motor elétrico de 81 kW dianteiro).

A potência total é, pois, determinada pela potência da unidade a gasolina, que é de 150 CV na versão Hybrid 180 e-EAT8 e de 180 CV na Hybrid 225 e-EAT8. As emissões de CO2 são de 25 g/km no modelo de 180 CV e de 26 g/km no de 225 CV, com autonomias elétricas de 59 e de 60 quilómetros, respetivamente.

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 12.4 kWh, estando disponíveis dois tipos de carregadores embarcados: um carregador monofásico de 3.7 kW, de série, e outro de 7.4 kW, igualmente monofásico, opcional. Os tempos de carregamento variam pois em virtude do carregador embarcado escolhido e da tomada. A partir de uma ‘wallbox’ de 7.4 kW e com o carregador de bordo de 7.4 kW, o tempo de carregamento é de 1h55. Com o carregador de bordo de 3.7 kW numa tomada reforçada Green Up de 16 A, a carga completa leva 3h50, enquanto uma tomada comum de 230 V obriga a esperar 7h05 por uma carga completa.

Já a gama de motores térmicos é mais restrita, consistindo nos blocos 1.2 PureTech de três cilindros de 110 CV com caixa manual de seis velocidades e de 130 CV com caixas manual de seis velocidades ou automática de oito (EAT8), e no 1.5 BlueHDi de quatro cilindros com 130 CV de potência, disponível com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades (EAT8).

Na tecnologia de segurança, o grande destaque vai para o passo dado em direção à condução semiautónoma com o pack Drive Assist 2.0 (disponível após o lançamento). Este inclui o Cruise Control adaptativo com função Stop and Go (com caixa de velocidades automática EAT8) e a ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, ao mesmo tempo que adiciona três novas funções para vias com dupla faixa de rodagem: mudança semiautomática de faixa (propõe ao condutor a ultrapassagem do veículo imediatamente à sua frente, regressando depois à faixa original, funcionando entre os 70 e os 180 km/h), recomendação antecipada da velocidade (propõe ao condutor adaptar a velocidade do veículo consoante os sinais de limitação de velocidade) e adaptação da velocidade em curva (otimiza a velocidade em função do ângulo da curva até aos 180 km/h).

Gama e preços

A gama nacional da nova geração do 308 começa com o nível de equipamento Active Pack (de entrada), já com equipamento como o sensor de estacionamento traseiro, Active Safety Brake, ar condicionado bi-zona, ecrã central tátil de 10”, Mirror Screen sem fios, faróis LED e sistema Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital de 10’’ personalizável.

Surgem depois os níveis Allure, Allure Pack, GT e GT Pack, cada um com adição suplementar de equipamento, destacando-se nos GT e GT Pack o conjunto de índole mais desportiva complementado depois com equipamento tecnológico de topo (às jantes de 18” juntam-se o painel de instrumentos digital 3D de 10’’ personalizável, os faróis de Matriz LED, estofos tri-material Couro/Alcantara e Knit, banco do condutor de ajuste elétrico com certificação AGR ou sistema Hi-Fi premium da Focal.

Os preços arrancam nos 27.000€ para o 1.2 PureTech 110 CV Active Pack com caixa manual de seis velocidades no caso das ofertas a gasolina, enquanto a respetiva escolha a gasóleo 1.5 BlueHDi 130 CV inicia-se nos 31.100€.

Já os híbridos partem nos 39.150€ na versão de 180 CV Active Pack e nos 46.200€ para a versão de 225 CV, sendo que esta apenas está disponível nos níveis de equipamento cimeiros GT e GT Pack.

O novo Peugeot 308 é, decididamente, um passo em frente em todos os aspetos. Consegue oferecer uma gama de motorizações que irá agradar a todos os clientes e consegue afirmar uma boa eficiência com todos eles. O visual é um ponto de destaque, mas também o é a tecnologia embarcada, que parece apontar para um nível de sofisticação de segmento superior.

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