A nova geração da Volkswagen Amarok aproxima-se do seu lançamento, previsto para o início de 2023, continuando o seu processo de desenvolvimento nos locais mais exigentes do mundo. A nova pick-up da Volkswagen Veículos Comerciais está a ser concebido para superar amplamente o modelo precedente em termos de condução em estrada e fora dela, num projeto que assume contornos globais.

A nova Amarok foi desenhada e concebida na Alemanha e na Austrália, estando a sua construção prevista para a África do Sul, tocando assim três pontos do planeta com um único objetivo: criar um veículo versátil e capaz de superar todos os desafios. Posicionada no segmento das pick-up de cabina dupla, a nova Amarok terá uma vertente reforçada de tecnologias de conectividade e de assistentes de condução.

O design segue a linhagem de ‘família’ Amarok, como indica Albert Kirzinger, Chefe de Design da Volkswagen Veículos Comerciais: “para a nova geração, modificámos significativamente o design arquetípico da Amarok. É agora inequivocamente mais expressivo e novamente impressionante”.

Visualmente, a dianteira demarca-se pela grelha de barras horizontais superiores, conjugada com os faróis LED integrados e estreitos, que vêm de origem em todas as versões. Opcionalmente, terá tecnologia de iluminação ‘IQ.Light’ à disposição, incluindo assim os faróis LED Matrix. Nas versões topo de gama um design em X dá-lhe um aspeto ainda mais agressivo.

Ao contrário de muitas outras pick-ups, os topos dos arcos das cavas das rodas formam uma linha praticamente reta e não circular – uma característica típica da Amarok. O novo modelo irá admitir jantes de liga leve até 21 polegadas, podendo receber, pela primeira vez, pneus todo-o-terreno em opção de 18 polegadas.

Atrás, o largo portão é emoldurado pelas luzes traseiras em LED e a palavra ‘Amarok’ está gravada em relevo em toda a sua largura. Tal como no modelo anterior, também tem espaço suficiente entre as cavas das rodas para que uma europalete seja carregada de lado e presa aos robustos anéis de amarra (+120 cm).

Apesar da camuflagem dos modelos de teste que já se encontram na Europa, é possível observar um crescimento nas dimensões: com 5350 mm de comprimento, o novo modelo é 100 mm mais comprido do que o seu antecessor. A distância entre eixos de 3270 mm cresce 175 mm, dando assim mais espaço para os passageiros.

A carga útil também aumentou até 1.2 toneladas e agora apresenta capacidade máxima de reboque de 3.5 toneladas em mais variantes de motor/caixa de velocidades. Por outro lado, as capacidades todo-o-terreno da nova pick-up, como a capacidade de travessia com água, melhoraram para assim lidar com as dificuldades de pisos mais extremos.

Dependendo das variantes de motor/caixa de velocidades e do mercado, os motores disponíveis serão dois Diesel diferentes com quatro a seis cilindros e com a cilindrada de 2.0 a 3.0 litros – sempre com tração integral inserível ou permanente. A segurança reforçada é conseguida por mais de 30 sistemas de assistência ao condutor, dos quais mais de 20 são completamente novos no Amarok.

Interior para tarefas profissionais e longas viagens

A nova Amarok ostenta um habitáculo melhorado e em linha com muitos dos outros modelos da marca alemã, com controlos táteis, cockpit digital e ecrã de infoentretenimento ao estilo de um tablet, para uma aparência funcional e de alta qualidade.

A Volkswagen procurou também reforçar o carácter premium da Amarok, com elementos como o sistema de som exclusivo, as superfícies de couro no painel de instrumentos e os painéis das portas com costuras decorativas distintas. Os bancos dianteiros podem ter, opcionalmente, ajuste elétrico de dez parâmetros. A parte traseira da cabina está pensada para acomodar até três passageiros adultos.

Estarão disponíveis seis níveis de acabamento com a versão básica denominada ‘Amarok’ a ser a de base. Seguem-se as versões ‘Life’ e ‘Style’. No topo de gama estarão disponíveis, a versão ‘PanAmericana’, a ‘Aventura’ e a exclusiva versão “R” mais desportiva para dar luta à Ford Ranger Raptor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.