Nova Volvo V60: A evolução nunca pareceu tão acertada

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Mantendo um certo ar de família em relação à restante gama moderna da Volvo, a nova carrinha V60 traduz numa carroçaria familiar os predicados que a marca procura atrair para o seu mundo: requinte, funcionalidade, elegância e tecnologia de ponta. Eis, então, a forma arrojada da nova geração da V60.

Tendo por base a nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture), utilizada nos modelos da Série 90 e no novo XC60, a nova Volvo V60 procura dar continuidade a um legado que dura há mais de 60 anos no que diz respeito a carrinhas, ao longo dos quais teve sempre como objetivo “melhorar a vida das pessoas”. A nível mundial, note-se, a Volvo já vendeu mais de 6 milhões de carrinhas, o que lhe valeu a reputação de marca capaz de desenvolver modelos sinónimos de qualidade, fiabilidade e segurança numa tradição iniciada em 1953, com o lançamento da Volvo Duett.

“Puro design escandinavo”

É desta forma que a Volvo descreve as linhas desta sua nova carrinha, aludindo ao seu estilo escandinavo com “detalhes que fazem a diferença”, conforme explica a companhia de Gotemburgo. No interior, uma vez mais, o mesmo estilo ‘limpo’ e funcional com primazia para o conforto, graças a bancos e controlo de climatização ajustável individualmente. Além disso, a Volvo enaltece ainda alguns “detalhes refinados”, como o padrão de diamante nos botões de comando e o painel de central. Atrás, procurou-se oferecer muito espaço para adultos, ao mesmo tempo que o conforto foi sempre a premissa mais procura pela marca no desenvolvimento do interior.

O tejadilho de vidro panorâmico (opcional) garante mais luminosidade no habitáculo, sendo matizado para reduzir o brilho e contando com cortina elétrica. Com o controlo de climatização de quatro zonas, os ocupantes do banco dianteiro e os passageiros traseiros podem selecionar a sua temperatura ideal, enquanto a tecnologia CleanZone filtra o ar que entra na cabine do habitáculo para ajudar a remover pó, pólen, partículas e odores.

O artesanato sueco e os materiais nobres na V60 constituem uma parte importante do conceito da própria marca, com realce para o cristal sueco Orrefors, de produção artesanal presente no seletor da caixa de algumas versões combinando técnicas tradicionais com design e tecnologia avançados.

A bagageira, com uma capacidade de 529 litros, disponibiliza formas regulares, sem qualquer intromissão da suspensão traseira, ao passo que o portão da bagageira tem abertura e fecho elétrico. Está disponível com uma função mãos-livres que permite abrir e fechar deslocando simplesmente o pé sob o para-choques traseiro.

 

Conforto e dinamismo

Quanto à vertente da condução, a Volvo argumenta que a nova V60 é uma carrinha “configurada para inspirar prazer de condução”, valendo-se da combinação entre chassis e suspensão para elevar os níveis de controlo. A marca adianta que está garantido um modo de condução verdadeiramente dinâmico. Na frente, a suspensão desportiva com geometria de duplo braço triangular, proporciona o melhor contacto possível entre a superfície do pneu e a estrada. Atrás, a suspensão traseira de eixo integral apresenta uma sofisticada mola de lâmina transversal feita de materiais compósitos leves e destinada especificamente a proporcionar uma condução desportiva e dinâmica sem comprometer o requinte e o conforto de rolamento. Materiais avançados e leves reduzem o peso total e asseguram respostas incisivas.

O comportamento dinâmico da V60 pode ser personalizado através de quatro modos de condução que permitem escolher a configuração preferida para motor, caixa de velocidades, acelerador e direção. É possível construir uma configuração personalizada com o modo Individual.

Segurança sempre como premissa principal

A nova VC60 partilha a sua tecnologia de segurança com os mais recentes modelos da marca e vem equipado com um avançado pack, combinando sistemas de segurança ativa e passiva. Em estreia mundial surge o Oncoming Mitigation com travagem, tratando-se de tecnologia capaz de detetar veículos que se dirigem contra a V60, em contramão. Se uma colisão não puder ser evitada, este sistema trava automaticamente a V60 e prepara os cintos de segurança dianteiros para ajudar a reduzir o efeito de uma colisão

Noutros âmbitos, volta a contar com a denominada Safety Cage, ou ‘jaula de segurança’, que mais não é do que uma estrutura avançada com elevada robustez estrutural graças à combinação de aço e alumínio, além de sistemas como o Oncoming Lane Mitigation (que evita colisões com veículos em sentido contrário, sempre que o desvio seja protagonizado pelo condutor do Volvo), ou o Lane Keeping Assist. Em termos de condução automatizada, a função Pilot Assist está disponível na V60, permitindo condução semiautónoma até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente. O condutor permanece responsável pela monitorização, supervisão e operação geral do veículo

No início da sua produção, a nova V60 estará disponível nas motorizações D3 e D4 Diesel e T5 e T6 gasolina. A breve trecho serão introduzidas novas opções onde se inclui a motorização eletrificada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.