Recém-apresentado, o novo Audi RS 3 Limousine já alcançou um recorde para o seu currículo no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, sendo agora o mais rápido a cumprir uma volta àquele traçado entre os automóveis de segmento compacto – embora seja preciso notar que fá-lo no sub-segmento dos desportivos de tração integral.

Com o piloto de testes Frank Stippler ao volante, o novo RS 3 Limousine registou um tempo de 7m40,748s numa volta ao circuito longo de Nürburgring, batendo o anterior recorde por 4,64 segundos, com a marca a apontar que os novos desenvolvimentos técnicos, sobretudo com o sistema torque splitter, que divide a potência entre as duas rodas do eixo traseiro, a desempenharem um papel bastante importante para o novo recorde.

Este novo desportivo volta a contar com o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros em linha, capaz de debitar 400 CV, transmitindo a potência ao asfalto através de sistema de tração integral quattro evoluído que oferece, então, o tal sistema torque splitter que possibilita até um modo simulado de drift.

Antes de partir para a volta que lhe concedeu o recorde, a equipa de Stippler apenas ajustou a pressão dos pneus semi-slicks Pirelli P Zero ‘Trofeo R’, criados para utilização em pista, mas também com homologação para estrada. Estes pneus estão disponíveis, pela primeira vez, como opcional de fábrica para o RS 3.

“Não dispomos de oportunidades ilimitadas para tentar alcançar um recorde como este. É por isso que é sempre preciso um pouco mais no dia em que importa – particularmente no que diz respeito à pressão dos pneus, porque também afeta as funções do torque splitter. Fomos bem-sucedidos. Foi um dia triunfante em toda a linha”, afirmou o piloto, que considerou mesmo aquele sistema de repartição de binário entre as duas rodas do eixo traseiro como “um salto quântico em termos de agilidade de condução”.

Completamente de série, o modelo da Audi estava apenas equipado com o pacote opcional RS Performance que dispunha de modo de condução calibrado para pista, os pneus específicos da Pirelli, o sistema de travagem em cerâmica de 19 polegadas e a suspensão adaptativa RS sport plus com amortecimento adaptativo.
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Mesmo o o modo de condução RS Performance dispõe de duas configurações consoante o tipo de circuito: uma para pistas com asfalto mais ondulado, como é o caso do Nürburgring, minimizando as oscilações verticais que levam à perda de motricidade, e outro para traçados mais planos, como o de Hockenheim. A velocidade máxima é de 290 km/h, uma estreia também neste modelo e a mais alta do segmento, enquanto a velocidade dos zero aos 100 km/h atinge-se em 3,8 segundos.

 

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