O novo BMW i5 concluiu com sucesso os seus testes de desenvolvimento de inverno, com a marca bávara a afirmar que o novo modelo 100% elétrico irá oferecer qualidades dinâmicas de referência ao mesmo tempo que mantém o conforto e fiabilidade em todos os tipos de piso e de condições.

Os sistemas de propulsão e de controlo de chassis do novo i5, primeiro modelo elétrico da gama Série 5, demonstrou total competência na otimização da tração, dinamismo e estabilidade geral, mesmo em condições de neve e de gelo que são bastante desafiantes do círculo polar Ártico, em Arjeplog, na Suécia.

Em fevereiro de 2022, um i5 de desenvolvimento totalmente camuflado concluiu uma viagem de Munique (Alemanha) a Arjeplog, cumprindo com sucesso esse percurso de cerca de 3000 quilómetros.

Os motores elétricos, as unidades de controlo eletrónico, a bateria de alta voltagem e os sistemas de aquecimento e de arrefecimento do habitáculo e da bateria demonstraram, desde logo, respostas muito positivas, com a tecnologia de quinta geração BMW eDrive a superar com sucesso os desafios iniciais. Na localidade de Arjeplog, a equipa de testes e os engenheiros prosseguiram os ensaios, incidindo sobretudo nas condições de estabilidade e interação entre os diversos componentes em condições extremas.

A marca levou a cabo também diversos testes ao longo de 2022 noutros locais, como na Alemanha, cumprindo testes de condução quotidiana, em Dingolfing, junto à fábrica do Grupo BMW. A marca continuou a trabalhar no refinamento do chassis e na tecnologia a bordo, enquanto afinou também a entrega da potência para uma experiência de condução suave e progressiva.

No inverno de 2022/2023, a BMW continuou a trabalhar nos protótipos do i5 para verificar a sua funcionalidade e fiabilidade em condições realistas de trânsito, tanto na Alemanha, como novamente no círculo Ártico, em fevereiro de 2023.

Uma vez mais, o objetivo foi de afinar os sistemas de controlo de binário e de entrega da potência, (como o Controlo Dinâmico de Estabilidade, ou DSC), ou o antiblocante em condições de motricidade reduzida.

O novo i5 será revelado ainda este ano, surgindo também em variante carrinha pela primeira vez (Touring).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.