Novo BMW M8 vai permitir ajustes à medida do condutor

11/05/2019

O novo BMW M8 (tanto o Coupé como o Cabrio) terão botões específicos para a configuração de parâmetros como a potência do motor e outros sistemas do chassis, como o de travagem, incluindo um denominado ‘M’, que coloca o foco nas prestações em pista.

A marca bávara procura oferecer uma experiência de condução ainda mais pura com o seu novo M8 e as tecnologias da competição são aqui apontadas como forma de aprimorar as sensações ao volante, como por exemplo um novo ecrã e sistema de controlo para o controlo do motor, chassis e sistemas de assistência, podendo ainda ativar um modo M desportivo para utilização mais extrema.

Esta individualização suplementar será estreada nos M8 Coupe e M8 Competition Coupé (consumos combinados anunciados entre 10.6 – 10.5 l/100 km e emissões de CO2 combinadas de 242–238 g/km) e nos M8 Convertible e BMW M8 Competition Convertible (consumos combinados anunciados entre 10.8 – 10.6 l/100 km e emissões de CO2 combinadas de 246–241 g/km).

O sistema desenvolvido pela BMW para os seus modelos M permite uma maior envolvência com a unidade motriz e com toda a tecnologia que permitem maior envolvência na condução em múltiplas formas. Por exemplo, o condutor pode ativar vários acertos para o motor, suspensão ou direção de forma independente umas das outras. Nos modelos com o sistema M xDrive, a distribuição da potência entre os dois eixos também pode ser ajustada, assim como a potência de travagem entre os dois eixos.

O novo botão de ‘Setup’ está situado na consola central dos M8 Coupe e M8 Convertible, com o condutor a poder escolher a partir daí o modo que mais lhe interessa para aquele momento para o motor, suspensão, direção, travões e tração M xDrive através do controlador rotativo ou no ecrã tátil.

O motor pode ser ajustado entre os modos EFFICIENT, SPORT e SPORT PLUS, ao passo que o chassis com amortecimento adaptativo varia entre os COMFORT, SPORT e SPORT PLUS. O condutor poderá ainda escolher entre Comfort e Sport para a direção eletromecânica e para o sistema de travagem. Com o Controlo de Estabilidade Dinâmico (DSC) desligado, os modos 4WD, 4WD SPORT e 2WD (para tração traseira) podem ser escolhidos para o sistema de tração M xDrive.

Travões com modos

A tecnologia de travagem M é, no entanto, uma das estrelas deste novo sistema personalizável. Além de um módulo de controlo mais compacto e leve, o sistema destaca-se ainda por oferecer um atuador elétrico para controlar a pressão necessária para o pedal do travão, que, de acordo com a marca, oferece maior precisão e integração com o controlo de estabilidade. A BMW garante que o ‘feedback’ do pedal de travão não é afetado por elementos como o piso molhado, aceleração lateral ou temperaturas elevadas, assegurando por isso grande precisão.

Neste sentido, a sensação conferida pelo pedal do travão assume dois modos: COMFORT ou SPORT, que alteram a quantidade de pressão necessária para fazer abrandar o carro. A segunda pressupõe uma abordagem mais mordaz e precisa. Esta tecnologia é associada ao sistema de travagem standard M ou aos carbocerâmicos M.

A caixa de velocidades Steptronic de oito velocidades também varia a sua atuação com o botão M Mode, bem como a sonoridade do escape.

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