A BMW revelou o novo Série 7, tradicionalmente, o modelo mais avançado em tecnologia e requinte na marca bávara (agora também rivalizando internamente com o SUV X7). Com um estilo polarizador para os adeptos da BMW, o novo Série 7 conta com novidades de relevo em termos de tecnologia de entretenimento e de segurança, não faltando também importantes mudanças nas motorizações (incluindo um inédito i7 xDrive60 totalmente elétrico para conhecer num artigo separado).

Num segmento em que as marcas alemãs prosseguem em destaque (a Audi com o A8, a BMW com o Série 7 e a Mercedes-Benz com o Classe S), a chegada do Série 7 de nova geração pressupõe também a adição de grandes avanços em termos de tecnologia e de conceitos de requinte, numa expectativa que esta nova versão do ‘navio-almirante’ bávaro não defrauda.

O primeiro tema de ‘conversa’ é o estilo, com o Série 7 a manter as proporções, de certa forma, mas trazendo uma atitude refrescada que já se apresentou no igualmente renovado X7, nomeadamente, com a apresentação de grupos óticos separados na dianteira e de uma grande grelha iluminada que dá o mote para aquilo que a BMW denomina de superfícies monolíticas.

Os faróis, agora divididos em duas secções, podem opcionalmente ser combinados com o BMW Iconic Glow com recurso a cristais retroiluminados da marca Swarovski para gerar efeitos de boas-vindas e de despedida. A tecnologia de iluminação LED Matrix com assistente de máximos surge equipado de série neste modelo, com os farolins a disporem também de tecnologia LED atrás.

Face ao modelo anterior, a BMW fez crescer o Série 7 em 5 mm na distância entre eixos, apresentando agora 3215 mm para maior habitabilidade, além de ser agora mais comprido em 130 mm (5391 mm), mais largo em 48 mm (1950 mm) e mais alto em 51 mm (1544 mm). As jantes de liga leve de 19 polegadas são de série, dependendo da variante do modelo. A BMW garante assim ter melhorado bastante as competências de conforto e de requinte em viagem, tanto nas funcionalidades disponíveis, como no espaço.

A sétima geração do Série 7 pode ser configurada com portas de abertura e fecho automático, num opcional proposto pela marca, ao mesmo tempo que os bancos ‘confort’ são de série, mas podem ser escolhidos em opção bancos ‘Executive Lounge’ com posição de reclinação melhorada e banqueta de apoio para as pernas o banco traseiro do lado do passageiro dianteiro.

O ar condicionado tem quatro zonas de série, com filtro de nanopartículas, não faltando também sistemas de aquecimento para os encostos de braços na consola central e nos revestimentos das portas. O tejadilho panorâmico de vidro fixo instalado de série conta com uma superfície transparente maior do que a de qualquer outro rival, de acordo com a BMW, podendo dispor de sistema ‘Sky Lounge’ com filamentos em LED em opção. Por outro lado, também se melhorou substancialmente a noção de isolamento acústico a bordo.

Cinema em movimento

Mas um dos pontos de destaque do novo Série 7 é o seu sistema de infoentretenimiento denominado ‘BMW Theatre Screen’ com Amazon Fire TV integrado, formando um ecrã panorâmico tátil de 31.2” que se estende do forro do tejadilho até à zona em frente dos passageiros dos bancos traseiros para assim oferecer uma experiência de cinema a bordo do automóvel.

Além do formato 32:9 com resolução 8K, esta experiência é ainda reforçada pelo sistema de áudio Bowers & Wilkins com altifalantes integrados nos encostos de cabeça e ainda subwoofers nos encostos de forma opcional. A associação com a Huawei e lqiyi permite uma oferta de streaming específica para cada país e uma oferta de infoentrentenimento exclusiva para a China. Conta ainda com sistema de comunicação 5G para conectividade avançada. Nas pegas das portas traseiras encontram-se ecrãs de 5.5” para controlar diversas funcionalidades do veículo, como o rádio, o sistema de infoentretenimento, a posição dos bancos e a iluminação ambiente.

O condutor, por sua vez, terá ao dispor um posto de condução com a filosofia de ecrã curvo (‘BMW Curved Display’) com painel de instrumentos de 12.3 polegadas e ecrã tátil central de 14.9 polegadas numa única superfície vidrada orientada para o condutor. A complementar esta oferta está a tecnologia BMW Head-Up Display com novos grafismos e navegação com realidade aumentada no ecrã central.

A nova geração do sistema BMW iDrive amplia a gama de opções e funcionalidades para os ocupantes, como o renovado assistente pessoal inteligente com controlo por voz (também a partir dos bancos traseiros), transmissão de vídeo Youtube dada a integração deste serviço no ecrã central

No tablier há uma moldura inferior em madeira ou fibra de carbono, consoante o modelo, para acentuar o requinte, ao passo que a ‘BMW Interaction Bar’ agrupa a luz ambiente, os elementos decorativos e funcionalidades, além das saídas de climatização quase invisíveis.

A alavanca da caixa tem novo desenho, dispondo ainda de aplicações em vidro para alguns dos comandos de forma opcional. Dependendo da versão, o volante tem um desenho de três ou de quatro raios, em ambos os casos com a base plana.

No interior, destaque também para os novos revestimentos, como o Veganza, de características similares à da pele e disponível em quatro cores, de série. Opcionalmente, o interior BMW Individual com couro Merino e interior BMW M Sport para os modelos BMW M e para aqueles equipados com o pacote M Sport, podem ser equipados, sempre com cinco cores disponíveis.

Os Série 7 revelam também maior atenção à sustentabilidade, com recurso a uma maior proporção de materiais reciclados e produção verde de energia para a produção do modelo.

Motorizações à ‘la carte’

O lançamento no mercado do novo Série 7 está previsto para dezembro de 2022 com uma gama estruturada para cada mercado – única constante é o BMW i7 xDrive60, que estará disponível em todo o mundo. Para a Europa, está prevista apenas essa mesma versão 100% elétrica no arranque das vendas, chegando na primavera de 2023 uma versão com motor turbodiesel 740d xDrive com tecnologia eletrificada mild hybrid de 48 volts e 300 CV de potência (consumo médio entre 5,9 e 6,9 l/100 km e emissões de CO2 entre 157 e 182 g/km).

Sabe-se ainda que o modelo contará com versões plug-in híbridas numa fase posterior e com uma primeira versão M com sistema plug-in e motor de seis cilindros em linha, o M760e xDrive com 571 CV e tração integral.

O i7 contará também com outras versões disponibilizadas posteriormente, como o i7 M70 xDrive, prevendo-se que seja este a ocupar o estatuto de modelo de topo na gama do Série 7 com 485 kW/660 CV.

Sobre o modelo elétrico já conhecido, o i7 xDrive60, sabe-se que este é um modelo com dois motores elétricos com uma potência combinada de 400 kW/544 CV, permitindo tração total e sistema de controlo de binário para suavidade superior e estabilidade também cimeira. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 4,9 segundos, com uma velocidade máxima limitada 240 km/h. A sonoridade foi trabalhada de acordo com a filosofia BWM IconicSounds Electric para oferecer a respetiva emotividade num modelo elétrico.

Esta versão comporta todos os progressos da quinta geração da tecnologia BMW eDrive, como a integração de todo o sistema motriz, gestão inteligente da energia, novo processo de carga e tecnologia avançada de células de bateria. A este respeito, a capacidade útil anunciada é de 101.7 kWh, o que lhe autoriza uma autonomia entre 590 e 625 quilómetros de acordo com o ciclo WLTP. A carga máxima admitida é de 195 kW (em CC), o que lhe permite aumentar a autonomia em cerca de 170 quilómetros após dez minutos de ligação à tomada.

Já os modelos híbridos plug-in terão mais de 80 quilómetros de autonomia, apresentando a nova geração do sistema híbrido com um motor a gasolina de seis cilindros em linha aliado a um motor elétrico integrado na caixa de velocidades. No cômputo geral, a BMW aponta para uma maior eficiência e menores consumos energéticos e de combustível com uma bateria de alta voltagem que supera em 50% a densidade energética das versões anteriores, bem como uma potência de carga duplicada.

Para outros mercados, como o americano, a BMW irá comercializar também as versões 760i xDrive com motor V8 a gasolina de 544 CV, e 740i e 735i, estes com motores de seis cilindros em linha de 380 CV e 286 CV, respetivamente.

A tecnologia do chassis foi também otimizada para maior prazer de condução em combinação com conforto de primeira classe, segundo os engenheiros da BMW, com suspensão pneumática e suspensão adaptativa a fazerem parte do equipamento de série. A direção integral às quatro rodas e o sistema Executive Drive Pro com barras estabilizadoras ativas são oferecidas como elementos opcionais.

O pacote M Sport com elementos como os travões M Sport e as jantes de liga leve de 20” está disponível como opção, embora o destaque vá para a estreia do pacote opcional M Sport Pro no Série 7.

Por seu turno, os modelos da gama sob a denominação BMW M, que surgirão ao longo de 2023, contam com características de desenho especiais e um chassis específico, incluindo o sistema Executive Drive Pro e jantes de 21 polegadas M de série. Num patamar acima, a BMW coloca ainda o conjunto M Performance com jantes M de 22 polegadas entre os acessórios oferecidos.

No que diz respeito às tecnologias de segurança, este Série 7 revela um novo software mais avançado e completo assente numa nova plataforma informática que permite assistentes de condução e estacionamento autónomos de Nível 3.

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