Definido como um modelo de alta performance com o inconfundível carácter da divisão M, o novo X1 M35i xDrive assume a posição de topo na gama do SAV compacto (uma derivação essencialmente de índole de grafia face aos SUV), propondo dinamismo e respostas emotivas com vista a um elevado prazer de condução.
Este novo modelo da marca recorre à tecnologia M TwinPower Turbo da gama modular de motores de quatro cilindros para atingir assim os 300 CV de potência máxima na Europa e um pouco mais noutros mercados, como será o caso dos Estados Unidos da América. A razão prende-se com as regulamentações em termos de emissões poluentes, que são mais estritas no Velho Continente. O binário máximo é de 400 Nm entre as 2000 e as 4500 rpm. O motor conta com uma série de melhorias para incrementar a sua eficácia e eficiência, nomeadamente através da adoção de ciclo Miller, novas câmaras de combustão e mudanças nos sistemas de injeção, ignição e de escape, entre outras.
Esta mecânica está associada a uma caixa automática de sete velocidades Steptronic com dupla embraiagem e função M Sport Boost, que coloca toda a potência e afinações de chassis no modo mais desportivo durante um curto espaço de tempo após pressão prolongada na patilha do lado esquerdo atrás do volante (utilizada para controlar as passagens de caixa em modo sequencial/manual).
A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,4 segundos, para uma velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Ao nível das configurações gerais, o X1 M35i xDrive introduz um novo sistema de escape com sonoridade em registo grave, sistema de tração integral xDrive ‘inteligente’ capaz de se adaptar a diferentes estilos de condução e a cada situação (o sistema está interligado com a unidade central de controlo do chassis e permite um bloqueio de diferencial de até 26% no eixo dianteiro) e suspensão adaptativa desportiva M com ajuste mecânico e amortecedores de frequência seletiva para melhorar a agilidade e o conforto.Face aos outros modelos da gama X1, esta versão tem um chassis rebaixado em 15 mm, ao passo que a direção foi também calibrada para melhorar a informação transmitida ao condutor. No momento de travar, conta com sistema específico que pode ser melhorado com o conjunto opcional M Compound de alta performance de quatro pistões, ventilados e perfurados com um diâmetro de 385 mm na dianteira e discos de 330 mm atrás. Além do poder de travagem superior, estes discos de materiais compósitos permitem também baixar o peso suspenso.
As tecnologias também desempenham um papel importante em matéria de comportamento, com o controlo dinâmico de estabilidade (DSC) a ser complementado por tecnologia de limitação de escorregamento das rodas, com a função de controlo de tração a passar para a própria gestão do motor e não para os sensores dos travões, indicando que roda travar.
De série, além dos diversos elementos estéticos diferenciadores, como a grelha dianteira específica com logótipo ‘M’ e barras duplas verticais, capas dos espelhos retrovisores M e quatro saídas de escape (cada com 80 mm de diâmetro), o X1 M35i xDrive conta ainda com para-choques à medida, spoilers inferiores e superiores (atrás) e saias laterais. As jantes de 19” são de série, podendo também receber unidades de 20” de design M em liga leve com pneus desportivos.
A bordo, há também novidades relevantes, como os bancos desportivos de série, que podem ser substituídos por bancos M Sport ainda mais desportivos (com logótipo iluminado nas costas), a par de ecrã curvo BMW Curved Display composto por um painel de instrumentos digital de 10.25” e por um ecrã central tátil de 10.7”, que congrega as principais funções de personalização e de controlo do sistema multimédia, o Live Cockpit Plus com navegação integrada e iDrive com QuickSelect e o mais recente sistema operativo BMW Operating System 9.
Como não poderia deixar de ser, este X1 de carácter M pode ser personalizado de variadas formas, com packs e equipamentos específicos, como o M Sport Package Pro que adiciona elementos exteriores em preto brilhante, travões M Sport com maxilas a vermelho, bancos desportivos M Sport e cintos de segurança também M.
O lançamento deste novo desportivo nos mercados irá decorrer entre outubro e novembro deste ano.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.