Ter os ombros grandes não é para todos. No entanto, o BMW X6 assume essa sua condição na sua terceira geração, evoluindo um estilo que é de robustez em mistura com agressividade. Motorizações mais eficientes e novas opções tecnológicas combinam-se num SUV de grandes dimensões que não renega às últimas tendências de design da marca bávara.

Na dianteira, o novo X6 brande uma grelha com o tradicional ‘rim’ de maiores dimensões, embora sem exagerar como o no caso do X7, podendo receber como opcional uma grelha que se ilumina durante a condução ou nos processos de trancamento e destrancamento do veículo. Em associação à nova grelha, destaque para os faróis mais estilizados, ao passo que o para-choques recebe novas doses de agressividade, com aberturas mais largas.

Do pilar B para trás há uma linha claramente descendente do tejadilho rumo à traseira, com spoiler duplo entrecortado a meio no tejadilho. Os farolins LED de grandes dimensões configuram um visual mais largo e nota ainda para as duas áreas de ventilação nas áreas externas do para-choques. A linha dinâmica do tejadilho é reforçada pela gama de jantes com dimensões que começam nas 19 polegadas de série e que culminam em opções de 22 polegadas. No caso dos X6 M50i e BMW X6 M50d as jantes de série são de 21 polegadas.

Quanto a dimensões, o novo X6 cresceu em 26 mm no comprimento, para os 4935 mm, e em 15 mm na largura, para os 2004 mm. Ao mesmo tempo, reduziu a sua altura em 6 mm, para os 1696 mm, ao passo que a distância entre eixos também aumentou em 42 mm para os 2975 mm.

No interior, o visual tradicional de família BMW surge aplicado de forma evidente, com bancos desportivos em pele Vernasca e um grande ecrã tátil central de 12.3 polegadas, centralizando as funções do sistema de infoentretenimento, tendo a mesma dimensão que o painel de instrumentos para o condutor, ou seja, 12.3 polegadas. Acrescentam-se funcionalidades opcionais como o ar condicionado de quatro zonas, bases para copos com aquecimento ou ventilação, tejadilho panorâmico ou sistema de som da Bowers & Wilkins Diamond Surround Sound System com 20 altifalantes ou o head-up display. Quanto à bagageira, oferece 580 litros, chegando aos 1530 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.

Gama de motores

Pelo lançamento, a gama do novo X6 terá duas unidades a petróleo e duas variantes a gasóleo. No topo da gama está a versão M50i com novo motor V8 de 4.4 litros a gasolina de 530 CV, seguindo-se variante equivalente Diesel na forma do M50d com motor de seis cilindros em linha de 400 CV.

Outra variante a gasolina recorre ao seis cilindros em linha de 340 CV para o X6 xDrive40i, sobrando ainda o X6 xDrive30d com um motor de seis cilindros em linha de 265 CV de potência. Todas as versões cumprem já os padrões de emissões Euro 6d-TEMP. O sistema de escape M de série para os modelos com letra M podem ser equipados nos demais como parte de um pacote opcional M Sport.

A caixa de velocidades automática de oito velocidades Steptronic é de série em todas as versões, enquanto a tração integral inteligente maximiza os padrões de motricidade consoante os pisos e as condições dos mesmos. A distribuição do binário entre os dois eixos é feita de forma mais rápida e eficaz. Nas situações em que a tração integral não é necessária, a potência é entregue apenas ao eixo traseiro para maior eficiência. Esse mesmo pendor para o eixo traseiro é também mantido na condução mais dinâmica, enquanto o diferencial M desportivo integrante do pacote M Sport ou xOffroad incrementam também a aderência e precisão em curva. Os diversos sistemas alteram o seu funcionamento de acordo com o modo de condução escolhido.

Ainda no capítulo dinâmico, o X6 disponibiliza na lista de opcionais – que se prevê ‘larga’ – a suspensão pneumática, o pack xOffroad e um pack Dynamic Handling com barra estabilizadora ativa, quatro rodas direcionais e sistema de travagem M Sport.

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