Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Chevrolet Corvette Z06: Arraçado de carro de competição

2023 Chevrolet Corvette Z06

Publicidade Continue a leitura a seguir

Noutro capítulo da saga Corvette, a Chevrolet apresentou o mais recente Z06, modelo de alta performance que estará disponível na América do Norte em configuração coupé e descapotável com uma motorização V8 de 5.5 litros capaz de debitar 679 CV e 623 Nm de binário máximo. O foco está nas prestações de alto nível, motivo pelo qual recebeu igualmente novidades aerodinâmicas.

O protagonista desta geração do Z06 está no compartimento do motor, agora em posição central. Totalmente construído em alumínio, o novo bloco conhecido internamente como LT6, assume uma configuração V8 no qual a prioridade foi a rapidez de resposta, dispondo de cambota plana de baixo peso, numa solução utilizada comummente entre as marcas de superdesportivos e que outros, como o Mercedes-AMG GT Black Series, também apresenta.

Tecnicamente, nota para o reforço da suspensão com amortecimento seletivo Magnetic Selective Ride Control 4.0, capaz de variar a firmeza entre utilização em pista e conforto para utilização quotidiana, e para o sistema de travagem mais competente, com discos Brembo de 370 mm na dianteira e de 380 mm na traseira. O modelo diferencia-se ainda pelas novas jantes de 20 polegadas na dianteira e de 21 polegadas na traseira, associadas a pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R ZP.

A nível aerodinâmico, o novo Corvette Z06 conta com carroçaria mais larga e uma dianteira inspirada diretamente no carro de competição C8.R, conseguindo melhorar a sua eficácia no aproveitamento do fluxo de ar para efeitos de refrigeração, mas também para maior ligação ao asfalto. Recebeu ainda novos apêndices aerodinâmicos à frente e atrás que permitem incrementar substancialmente a carga aerodinâmica, para um total de 165,5 kg a uma velocidade de 299 km/h.

A Chevrolet disponibiliza ainda um pacote opcional com elementos em carbono que adicionam um splitter dianteiro mais largo, ‘aletas’ nos cantos do para-choques dianteiro, um aileron vistoso atrás e canais aerodinâmicos no fundo do automóvel.

Sistemas como o de controlo de partida (‘launch control’) ou de gestão do controlo de tração (Performance Traction) são incluídos neste modelo mais exclusivo, dispondo ao mesmo tempo de um diferencial eletrónico de escorregamento limitado.

Num detalhe curioso, a Chevolet indica que o C8.R de competição era referido internamente como o “Z06 escondido à plena vista de todos”, lembrando que ambos partilham o chassis, a arquitetura do motor e as proporções exteriores.