Com uma longa tradição de automóveis ricos em conforto, a Citroën está de regresso ao segmento superior (D) com um modelo que reúne os principais atributos da marca francesa em termos de elegância e funcionalidade, envoltos num conjunto estético peculiar que faz o cruzamento de diferentes filosofias. Ou, recorrendo aos conhecimentos de Charles Darwin, está aqui patente a teoria da evolução.

Não é SUV, não é berlina e não é carrinha. No entanto, é um pouco de tudo isso. O novo C5 X corporiza todas as competências da Citroën em matéria de tecnologias de conforto e de funcionalidade, fazendo parte de uma estratégia de eletrificação que é praticamente incontornável nos tempos que correm – a marca do grupo Stellantis tem como objetivo ser 100% eletrificada em 2025.

Um dos esforços para lá chegar é este novo modelo de um segmento do qual a Citroën esteve ausente, precisamente, desde o final do anterior C5 – uma berlina também com estilo pouco convencional. Porém, com um passado tão rico em exemplos de conforto e requinte como o Traction Avant, DS e SM, é impensável que a Citroën consiga permanecer fora de um segmento tão relevante e no qual detém, até, fortes raízes.

Assim, o regresso à forma faz-se com o C5 X, no qual o ‘X’ faz alusão ao cruzamento de estilos, mas também à palavra ‘Experience’, ou experiência. Descontinuado na Europa em 2017, o C5 foi totalmente reinterpretado para o seu regresso ao Velho Continente, com os responsáveis da marca a apontarem que “foram quase cinco anos de desenvolvimento intensivo deste novo modelo”. A sua missão é fortalecer a imagem da Citroën e dar-lhe outra visão de audácia e arrojo, a que se junta a tecnologia e a eletrificação – tudo conceitos indissociáveis dos automóveis modernos.

Com 4805 mm de comprimento, 1865 mm de largura, 1485 mm de altura e 2785 mm de distância entre eixos, estas medidas permitem testemunhar uma dimensão generosa que beneficia em muito a habitabilidade. Efetivamente, o espaço nos bancos traseiros é amplo e acolhedor para dois adultos, mesmo de maior estatura. Face ao anterior C5, o espaço atrás para as pernas foi incrementado em cinco centímetros.

Bem vincada é também a funcionalidade no transporte de grandes bagagens, graças aos 545 litros de capacidade da bagageira e ao formato retagular e baixo, respondendo àquele que foi um dos principais pedidos dos clientes para este novo C5 X. O rebatimento do encosto do banco traseiro amplia a capacidade de carga para 1640 litros, rivalizando pois com as melhores carrinhas e… SUV.

Em termos de design, a dianteira é inconfundível, com elementos mais verticais e grupos óticos divididos mas impactantes, destacando-se ainda a linha de cintura elevada de perfil e a traseira com imagem de força e intensidade, graças à assinatura luminosa em LED e ao spoiler proeminente na tampa da bagageira. Um elemento estético simples, mas que adiciona um cunho de desportividade suplementar. As jantes de 19 polegadas sublinham a sua presença robusta, enquanto os 194 mm de distância ao solo apontam para a versatilidade de um crossover – ainda que seja comedido nestas suas ambições.

Lá dentro é estilo ‘lounge’

Se o conforto é uma das palavras fundamentais no dicionário da Citroën, o interior deste C5 X responde aos objetivos com uma proposta ao género de um ‘lounge’, apostando em filosofia de elegância, serenidade e prazer de vivência a bordo. A construção cuidada e exemplar do tablier enquadra-se com esta filosofia, que se combina com a sensação de largura e luminosidade, aqui conseguido não só pelas linhas horizontais do tablier, mas também pela possibilidade de contar com o tejadilho panorâmico. Há ainda uma elevada atenção aos detalhes, com inspiração no Duplo Chevron da Citroën, incorporando-o no habitáculo como um elemento de design.

Depois, na lista de elementos de maior componente tecnológica, destaque para o sistema ‘head-up’ com projeção no para-brisas de informações como num ecrã de 21 polegadas, a cores e com efeito tridimensional. É também personalizável nas informações que apresenta ao condutor, complementando as informações apresentadas no painel de instrumentos também digital, mas mais minimalista.

O sistema de infoentretenimento foi desenhado e inspirado diretamente pelo mundo dos smartphones, com ‘widgets’ e personalização na apresentação das diferentes funcionalidades, contando ainda com reconhecimento de voz natural. Tem por base o ecrã tátil central de 12 polegadas com atualizações ‘Over-The-Air’, espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fios e navegação conectada com informações em tempo real do estado do trânsito.

Imbuídos do verdadeiro espírito de conforto a bordo, os bancos ‘Advanced Comfort’ do C5 X são apresentados como referências em termos de conforto, mimetizando a sensação de relaxar na sua própria sala de estar. Destacam-se pelo acolchoamento especial, tal como num sobrecolchão, sendo constituídos por uma napa de alta densidade e por uma mousse espessa e estruturada para maior conforto em viagens longas. Os bancos podem ainda dispor de massagem, aquecimento e ventilação. Também a acústica foi trabalhada para oferecer um habitáculo silencioso.

Este C5 X não seria um verdadeiro apelo ao conforto sem a suspensão ativa ‘Citroën Advanced Comfort’ para a versão híbrida plug-in, um sistema ainda mais evoluído de amortecimento que reforça, ainda mais, a sensação de viajar a bordo de um tapete voador.

Com três modos à escolha do condutor, o sistema eletrónico de controlo da suspensão reforça a eficácia dos Batentes Hidráulicos Progressivos ao contribuir com ainda mais suavidade ao rolar na estrada e ao oferecer uma maior eficiência, particularmente em curva.

Esta combinação entre os batentes hidráulicos progressivos e o controlo eletrónico do amortecimento é uma estreia: cada amortecedor tem sensores para avaliar os movimentos de carroçaria, a velocidade do veículo e o estado do piso, adaptando assim o amortecimento ao tipo de condução, visando sobretudo um conforto exemplar.

Eletrificação em marcha

Este novo C5 X abraça também a tendência da eletrificação, contando com uma versão híbrida plug-in de 225 CV de potência e 360 Nm de binário, fruto da combinação entre o motor 1.6 PureTech a gasolina de 180 CV e um motor elétrico de 81.2 kW (110 CV). O motor de combustão é ainda associado a uma caixa automática de oito velocidades ë-EAT8.

A bateria tem uma capacidade de 12.4 kWh, tendo uma autonomia estimada em ciclo WLTP de 55 quilómetros, mostrando-se adaptada a uma grande parte dos trajetos diários dos utilizadores, até uma velocidade máxima de 135 km/h.

O C5 X Hybrid plug-in tem uma velocidade máxima de 233 km/h (135 km/h em modo EV) e acelera dos zero aos 100 Km/h em 7,8 segundos. Os consumos em ciclo combinado WLTP limitam-se a 1,3 l/100 km em modo híbrido e as emissões iniciam-se nos 29 g/km de CO2.

Os tempos de carregamento variam consoante o tipo de carregador de bordo (há de 3.7 kW e de 7.4 kW) e de ponto de ligação. Numa tomada doméstica, o tempo de carga será sempre de 7h05, reduzindo-se para as 3h55 numa tomada reforçada de 16A ‘Green’Up’. No caso de dispor de uma ‘wallbox’ de 16A, o tempo de carregamento é de 3h25, enquanto numa ‘wallbox’ de 32A o tempo de espera reduz-se para 1h40.

Mas essa não será a única oferta da Citroën para este modelo, já que, a gama C5 X dispõe ainda de versões a gasolina com base no motor 1.2 PureTech de 130 CV e 1.6 PureTech de 180 CV, ambos associados a uma transmissão automática de oito velocidades EAT8.

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A versão 1.2 PureTech 130 S&S alcança uma velocidade máxima de 210 Km/h, com emissões e consumos de 135 g/km de CO2 e 6,0 l/100 km, respetivamente. Já o 1.6 PureTech 180 S&S permite ao C5 X percorrer dos zero aos 100 Km em 8,1 segundos, tendo um consumo misto de 6,5 l/100 Km e emissões de CO2 a partir de 147 g/km.

Os modelos dispõem ainda de modos de condução, com opções entre ‘Eco’, ‘Comfort’ e ‘Sport’ no caso das versões PureTech, juntando-se a óbvia ‘Electric’ para condução sem emissões no caso do PHEV.

O capítulo da segurança não foi esquecido e o C5 X oferece uma ampla panóplia de sistemas, com destaque para a tecnologia de condução semiautónoma de nível 2 ‘Highway Driver Assist’, que combina o cruise control adaptativo com função Stop & Go e o assistente de manutenção na faixa de rodagem para que o condutor não precise de gerir (embora tenha de manter o controlo) a velocidade ou a trajetória.

Gama e preços para Portugal

O novo Citroën C5 X chegará aos concessionários da marca no mês de junho, com cinco níveis de equipamento (um é, na verdade, uma declinação para se adequar aos clientes empresariais): Feel, Feel Business S, Feel Pack, Shine e Shine Pack. Os preços arrancam nos 34.857 € no caso da versão 1.2 PureTech 130 S&S Feel. Já a versão híbrida tem um preço a arrancar nos 44.653 € no nível Feel Pack.

No que diz respeito ao equipamento, haverá à escolha seis cores de carroçaria: Branco Nacarado, Cinzento Amazonite, Cinzento Acier, Cinzento Platinum e Azul Magnetic (todos eles passíveis de uma conjugação Biton, com o tejadilho em preto), e ainda o Preto Perla Nera. Já o interior pode variar entre seis ambientes de habitáculo: Base e Urban Grey (estofos e forros em tecidos de elevada qualidade), Metropolitan Grey e Metropolitan Blue (couro preto ou tecido com efeito couro), Hype Black e Hype Adamantium (couro perfurado como elemento único e distinto).

*Em Barcelona, Espanha.

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