A smart prepara a entrada numa nova era, apresentando no Salão de Munique, na Alemanha, o seu novo protótipo para um novo SUV urbano 100% elétrico. Denominado Concept #1, o novo concept da smart pretende atrair uma nova audiência, cada vez mais abrangente.

A marca aponta que o Concept #1 é uma versão já bastante próxima da produção, com dimensões compactas, mas soluções inteligentes de aproveitamento do espaço. Este novo smart incorpora já os novos genes da parceria da Daimler com a Geely, sendo por isso uma nova geração que aponta para um novo ideal de mobilidade e de tecnologia a bordo, sendo desenvolvido pela marca chinesa, embora o desenho interior e exterior seja concebido pela rede global de design da Mercedes-Benz.

O interior deste SUV elétrico é apresentado como um exemplo de aproveitamento do espaço, com novos conceitos, como as faixas LED à frente e atrás, com padrão rítmico, a que se junta iluminação ambiente e uma nova geração de multimédia com recurso à inteligência artificial.

Visualmente, o design exterior revela uma nova filosofia da smart. Com uma pintura em branco brilhante, o corte com a atual geração de modelos não é radical, mas progressivo, o mesmo se aplicando ao interior. Proporções equilibradas, extremidades curtas e um características mais parecidas com as de um SUV são evidentes neste novo concept, destacando-se ainda o grande tejadilho panorâmico em vidro com um anel de luz.

Apesar de se afirmar como um modelo compacto, este concept supera já os quatro metros de comprimento, com 4290 mm de comprimento, 1910 mm de largura e 1698 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2750 mm.

A transição quase contínua do tejadilho para o para-brisas e as janelas das portas sem molduras são outros elementos característicos do Concept #1, concedendo uma sensação de tejadilho flutuante. Os componentes da carroçaria em antracite e preto na parte inferior contribuem para a impressão de robustez geral, acentuada pelas jantes de 21 polegadas com design único.

Os puxadores das portas estão ocultos, sendo indicados meramente por elementos luminosos, com as portas a abrirem-se em sentidos opostos de forma a melhorar o acesso e saída do habitáculo, o que é igualmente permitido pela ausência do pilar B.

A tecnologia LED é usada para os faróis dianteiros e traseiros, com padrões rítmicos também no exterior. A faixa luminosa dianteira divide-se em pequenos triângulos que piscam de forma ritmada. A partir da grelha iluminada do radiador, os efeitos luminosos estendem-se pela lateral até ao difusor traseiro. Graças às rodas posicionadas nas extremidades, o espaço a bordo oferecido pela nova arquitetura específica para elétricos permitirá cinco lugares na futura versão de produção, o que não acontece neste concept, que tem apenas quatro lugares.

Um dos detalhes fundamentais do interior é o seu ecrã tátil 3D de 12.8 polegadas. Um globo tridimensional serve de centro de comando para esse ecrã, com um avatar de inteligência artificial a ajudar o utilizar a navegar através dos menus e funções do sistema. Graças à IA, esse assistente virtual poderá aprender constantemente a partir do comportamento do condutor, ajustando-se cada vez mais às suas preferências individuais. A consola central aparente flutuar entre os bancos dianteiros.

Nova plataforma para novas tendências

A nova geração de automóveis smart terá por base uma nova plataforma dedicada unicamente a elétricos, o que permitirá melhorias no dinamismo e na segurança passiva, bem como maior eficiência da bateria e capacidades de carregamento rápido. Também existem outros benefícios, como o software atualizável pela ‘nuvem’ ou o sistema de infoentretenimento com novos assistentes de condução.

O novo computador central da smart terá quatro domínios principais: infoentretenimento, assistentes de condução, funções específicas de eletromobilidade e a arquitetura de veículo elétrico e eletrónica (E/E). Graças às atualizações sem fios, mais de 75% de todas as unidades de controlo eletrónico (ECU) poderão receber novas funcionalidades remotamente de forma contínua. O sistema de áudio premium foi concebido pela Beats.

Quanto às funções de segurança, a smart promete funcionalidades como o assistente de estacionamento, assistente de direção com capacidade de esquiva ou assistente de manutenção na via em autoestrada.

“Estamos a celebrar um marco importante com o smart Concept #1, que é um precursor da próxima geração da smart. Este estudo perto da versão de produção é uma antecipação excitante do que os clientes podem esperar da marca smart”, afirma Daniel Lescow, Vice-Presidente para as Vendas Globais, Marketing e Após-Venda da smart Automobile Co., Ltd., acrescentando que é o primeiro “vislumbre de uma nova mobilidade sustentada”.

A nova aplicação para smartphones permite também novas possibilidades, como a chave digital e a integração com outros serviços e funções conectadas. O capítulo das vendas será igualmente revisto, com a marca a apostar numa abordagem mais direta, mas não pretende dispensar os pontos físicos de venda, procurando, ao invés, “que se foquem ainda mais a providenciar as melhores vendas possíveis e a melhor experiência de após-venda”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.