O novo Fiat Tipo City Sport está prestes a chegar a Portugal, com a marca italiana a anunciar que abriu o ‘livro’ de encomendas para este seu compacto com um visual mais desportivo. Aproveitando o recente ‘facelift’ a que a gama Tipo foi sujeito, o modelo passa a contar com novos sistemas de segurança e nova solução de infoentretenimento, a que se juntam os motores de elevada eficiência.

O novo Tipo City Sport vem ampliar a gama do modelo compacto da companhia de Turim, que foi completamente renovada no passado mês de dezembro no que se refere a motores, estilo, versões e tecnologia, agora articulada de acordo com uma nova estrutura elaborada em torno de três temas: “Life”, “Sport” e “Cross”.

Recuperando o nome Tipo, depressa este modelo se tornou num dos mais apreciados no seu segmento tanto em Itália como na Europa, com mais de 75% dos volumes de vendas realizados fora do seu país de origem. O novo Tipo Cross, a principal novidade na gama de 2021, já excedeu 40% do mix de vendas, sinal do apreço dos clientes europeus.

O Tipo City Sport é reconhecível por inconfundíveis elementos estéticos, como o emblema “Sport” específico sob o retrovisor exterior, a cor exclusiva ‘Cinzento Metropoli’, jantes de liga com corte diamante de 18” e numerosos pormenores em preto brilhante: da aplicação na parte inferior da grelha aos painéis das portas laterais e das capas dos retrovisores aos puxadores das portas.

Igualmente com acabamento preto brilhante, a renovada grelha dianteira ostenta o novo emblema da marca com a palavra ‘FIAT’, sendo o segundo, após o novo 500, a exibir esta denominação na dianteira. De série, conta com novos faróis Full LED, repetindo a tecnologia na traseira.

Reforço da tecnologia e segurança

A imagem desportiva prossegue no habitáculo, no qual se destaca o forro interior preto, volante desportivo (mais compacto e de dimensões reduzidas para proporcionar melhor ergonomia) e novo painel de instrumentos integrado TFT digital de 7.0”, em substituição do convencional painel analógico. Novidade é igualmente o sistema Uconnect 5, com ecrã tátil de 7.0” de série, ou como opcional de 10.25”. Concebido com o intuito de oferecer ao cliente uma experiência de utilizador simples e prática, o sistema Uconnect 5 com Apple CarPlay e Android Auto sem fios dispensa o cabo para ligar àqueles dois sistemas operativos, permitindo memorizar até cinco configurações.

Os comandos do ar condicionado também foram revistos, tendo sido acrescentadas novas aplicações cromadas e pretas. Por fim, utilizando o sistema “Keyless Entry/Go”, é possível trancar e destrancar as portas e ligar o motor sem necessidade das tradicionais chaves. Na segurança, reforça a segurança com novos sistemas de assistência ao condutor (ADAS), incluindo a gestão automática dos máximos.

Como opcional, a gama pode ainda ser equipada com o novo pack ‘D-Fence by Mopar’, constituído por três dispositivos: um filtro que impede a entrada na viatura de impurezas provenientes do exterior, bloqueando partículas e praticamente 100% dos alérgenos, além de reduzir a formação de fungos e de bactérias em 98%; um purificador do ar dentro do habitáculo que filtra micropartículas, como pólen e bactérias; e uma lâmpada UV para higienizar as superfícies de contacto dos nossos carros (volante, alavanca das mudanças e bancos).

Disponível nas variantes de cinco portas e carrinha (Station Wagon), o novo Tipo City Sport pode ser equipado com o turbodiesel 1.6 Multijet de 130 CV ou com o novo motor a gasolina 1.0 GSE T3 de 100 CV, os quais foram ligeiramente retocados para oferecerem uma maior eficiência.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.