Uma fábrica ‘adormecida’, uma tempestade mística e um automóvel de competição híbrido pronto para desafiar os troços mais exigentes de ralis. Eis a ideia por detrás do vídeo de celebração da produção da unidade com o número 1.000.000 na fábrica romena de Craiova, num vídeo com muita adrenalina, manobras arriscadas e o novo Ford Puma Rally concebido pela M-Sport pronto para lançar o caos.

Inteiramente rodado nos terrenos das instalações da fábrica da Ford em Craiova, na Roménia, o novo filme conta com protagonistas como Adrien Fourmaux, piloto do M-Sport Ford World Rally Team (WRT), e também elementos da própria fábrica, dentre os quais os responsáveis pela produção dos Ford Puma de estrada, modelos equipados com tecnologia híbrida EcoBoost Hybrid.

O novo Ford Puma Rally1, que sucede ao Fiesta WRC no campeonato do mundo de Ralis a partir de 2022, marca a primeira incursão da Ford no automobilismo eletrificado a nível global. A sua participação no vídeo de comemoração da unidade um milhão produzida em Craiova acaba por ser uma homenagem também ao modelo de que deriva, já que e ali que se produzem os Puma de estrada.

Filmado pela Chrome Productions ao longo de três dias, envolvendo uma equipa e um elenco composto por aproximadamente 40 pessoas, o novo filme ‘Ford Puma Hybrid Rally1 Gatecrashes the Party’ (‘Ford Puma Hybrid Rally1 Irrompe pela Festa’) tem como protagonistas o modelo e o jovem piloto Adrien Fourmaux, tendo sido utilizadas rampas e a plataformas especialmente desenvolvidas por engenheiros da Ford que trabalham nas instalações. Os colegas da Ford também usaram a sua experiência para dar vida aos robôs de montagem usados no filme.

Todos os atores presentes no filme são funcionários da Ford, mas os espectadores também poderão encontrar, escondidos no vídeo, os sempre apetecíveis ‘Easter Eggs’, ou seja, pequenos tributos especiais a outros momentos. Num deles, um dos seguranças está a ver vídeos antigos da Ford no Mundial de Ralis, com um Focus WRC bem no centro da imagem, enquanto noutro, por detrás de umas portas cerradas com as letras ‘ST’, divisão desportiva da Ford, algo está também a suceder, embora o espectador permaneça na incógnita do quê, em concreto.

O rali eletrifica-se

O primeiro carro de competição eletrificado da Ford introduz uma motorização híbrida de próxima geração que recolhe energia durante a travagem e as descidas em inclinação, armazenando-a numa bateria de 3.9 kWh, podendo depois utilizá-la para complementar a performance do motor a gasolina EcoBoost de 1.6 litros turbo, através de boosts repetidos no máximo de três segundos de um motor elétrico de 100 kW.

O M-Sport Ford Puma Rally1 também pode usar a sua motorização eletrificada para atravessar as cidades, localidades, parques de assistência e secções entre as especiais de classificações usando apenas e só energia elétrica. O pack de baterias pode ser recarregado com recurso a uma fonte externa de energia, em pontos de serviço dedicados entre as especiais, com uma recarga a demorar aproximadamente 25 minutos. Com um peso de 95 kg, o sistema híbrido é arrefecido a líquido e a ar, encontrando-se alojado numa estrutura fechada e blindada, de ultraelevada resistência, para resistir ao impacto dos detritos e das forças “g” na eventualidade de um acidente.

Craiova celebra um milhão de veículos produzidos

Para além de desvendar o Puma Rally1 de ralis, a Ford mostrou também o milionésimo veículo fabricado nas suas instalações de Craiova, um Puma ST-Line na cor Desert Island Blue, alimentado por um motor EcoBoost Hybrid de 155 CV. A Ford atingiu este marco de produção 12 anos depois de ter produzido o seu primeiro veículo na Roménia, em 2009. Produzindo inicialmente o furgão compacto Transit Connect, Craiova também fabricou depois os inovadores modelos B-Max (MPV) e EcoSport (SUV), antes de iniciar a produção do Puma em 2019.

No início deste ano, a Ford anunciou que vai investir 300 milhões de dólares para construir um novo veículo comercial ligeiro em 2023 na sua Fábrica de Montagem de Craiova, incluindo uma versão totalmente elétrica que deverá fazer a sua estreia em 2024, naquele que será o primeiro veículo 100% elétrico a ser construído na Roménia.

O investimento elevará o total investido pela Ford nas suas operações de produção romenas para quase 2 mil milhões de dólares desde a aquisição da unidade de Craiova, em 2008. Foram instalados mais de 600 robôs para melhorar a eficiência e a qualidade nas áreas de carroçaria, estampagem, pintura, interiores e chassis. Cerca de 6000 pessoas trabalham nas operações de montagem de veículos e motores da Ford na Roménia.

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