Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Honda Civic SI: A alternativa americana para quem não quer o Type R

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em total contraste com os europeus, os clientes americanos da Honda terão direito a uma gama bastante completa para o novo Civic. Além das versões berlina e hatchback de cinco portas que já se encontram à venda naquele continente em versões de motor de combustão com caixas CVT e manual, a Honda apresentou agora também uma versão mais desportiva, a Civic SI, que será a mais potente até chegar à mais extrema Type R.

Se na Europa, apenas a versão hatchback de cinco portas deverá ser lançada em versão híbrida, a mais recente adição à gama americana do Civic é um modelo desportivo com base no motor 1.5 Turbo VTEC de 200 CV de potência e 260 Nm de binário, associado exclusivamente à caixa manual na carroçaria sedan.

Melhorado em diversos aspetos, este motor tem a mesma potência do SI anterior, mas em virtude de uma curva da entrega da potência mais ampla do que anteriormente, com a Honda a garantir que isso se traduz numa melhoria das prestações e das suas competências dinâmicas. O binário máximo é agora libertado entre as 1800 rpm e as 5000 rpm. Um dos pontos mais destacados é o do novo volante do motor mono-massa 26% mais leve do que o do anterior Civic SI (bimassa). O sistema de escape também é novo e melhora ao fluxo dos gases de escape em 27% comparativamente com a versão convencional daquele mesmo Civic à venda nos EUA. Ao mesmo tempo, a sonoridade do motor resulta mais grave, embora conte com um sistema de modulação ativa para produzir uma sonoridade mais rouca no habitáculo.

A caixa de velocidades tem um sistema ‘rev-matching’ (simulação de ‘ponta-tacão’) como no Civic Type R, ajudando assim nas prestações e nas transições entre cada relação, enquanto os modos de condução disponíveis tratarão de diferenciar algumas das características do chassis e do motor. A suspensão foi trabalhada face ao modelo de base para melhorar a capacidade dinâmica em curva e o conforto em mau piso.

A estrutura mais robusta e mais resistente à torção permite também uma melhoria em percursos sinuosos, aumentando também a segurança geral, capítulo no qual o Civic SI sobressai pela oferta de novos airbags dianteiros pensados para reduzir o risco de lesões cerebrais e cervicais, além de airbags traseiros e um conjunto reforçado de assistentes de segurança Honda Sensing.

A aerodinâmica também não foi esquecida, tendo alguns detalhes suplementares nesse sentido em comparação com os Civic de base, como o spoiler dianteiro inferior e o spoiler traseiro sobre a tampa da bagageira. As jantes de 18 são de série e têm um desenho específico. A cor laranja do veículo das imagens é também exclusiva. O novo Civic SI será produzido no Canadá.