Tendo já sido visto e revisto em imagens e vídeos com uma camuflagem a esconder as suas linhas definitivas, o novo Civic Type R prepara-se para ser revelado ao mundo, complementando assim a gama europeia do novo Civic, que será, com exceção do Type R, totalmente eletrificada ao abrigo da estratégia de transição energética da companhia japonesa.
Sem serem conhecidos ainda os dados técnicos, sabe-se que o novo modelo desportivo será de tração dianteira e de caixa manual de seis velocidades (outro componente em extinção após o Type R), tudo apontando para que mantenha o bloco sobrealimentado de 2.0 litros e potência acima dos 320 CV.
O chassis, já revisto e melhorado em termos de rigidez para a versão mais convencional, foi afinado de forma ainda mais minuciosa na versão desportiva, com a Honda a levar a cabo diversos testes de desenvolvimento em estradas públicas, mas também em circuito, como em Suzuka (no qual registou um novo recorde) e no Nürburgring Nordschleife, esperando-se que possa ser anunciado um novo recorde no evento de revelação a 20 de julho.