A Jeep renovou o Compass, mas as alterações são cirúrgicas na estética: mais importantes são as mudanças ‘escondidas’ ao olhar, sobretudo em termos tecnológicos e de eficiência, bem como o acerto do próprio chassis. Modelo mais ao jeito dos europeus e do seu gosto por SUV médios, o Compass representa mais um passo na oferta de modelos adaptados à nova era da liberdade de movimentos, fazendo jus à sua filosofia de permitir que se vá a todo o lado com conforto e confiança.

Produzido na Europa, mais concretamente na fábrica de Melfi no Sul de Itália, o Compass servirá também para ajudar à retoma do continente após a pandemia de Covid-19, com novidades técnicas mais eficientes e novas tecnologias de infoentretenimento que o tornam mais atual. Uma das intenções da produção em Itália (anteriormente era produzido pela FCA em Toluca, no México) passa pela redução dos tempos de espera desde a encomenda e a entrega do veículo – cerca de três semanas –, surgindo adaptado ao mercado europeu.

Capital para o sucesso do Compass na Europa será a versão Plug-in híbrida 4xe, naquele que é mais um passo do investimento da FCA no valor de 5 mil milhões de euros em Itália.

O Compass produzido na fábrica de Melfi é alimentado por um novo motor 1.3 a gasolina de 130 CV ou de 150 CV ou por um motor turbodiesel 1.6 MultiJet II de 120 CV, melhorado e mais eficiente com a inclusão de um sistema de tratamento de gases de escape com Adblue (SCR).

O motor a gasolina é baseado numa estrutura modular e surgirá com duas configurações de potência – 130 CV quando associado a uma caixa manual de seis velocidades, ou de 150 CV quando associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades (DDCT) – com tração dianteira. Esta é a primeira vez que a caixa DDCT é aplicada em combinação com tração dianteira no Compass, sendo assim mais acessível aos clientes europeus e mais adequado ao tipo de utilizador comum dos SUV de segmento C (as vendas de modelos 4×2 com caixa automática correspondem a 28% do total do mercado na Europa). Este novo 1.3 a gasolina cumpre já a norma Euro 6D de emissões poluentes e conta com um filtro de partículas a gasolina. O binário em ambas as versões é 40 Nm superior em relação ao anterior 1.4, ou seja, com um total de 270 Nm.

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O funcionamento do motor foi também aprimorado para o Compass, com ajuste de atuação do turbo para melhoria das respostas a baixa velocidade e redução das emissões de CO2 em até 27% e dos consumos em até 30%, em ambos os casos na norma WLTP em comparação com a anterior versão automática de tração integral.

O Compass com o novo 1.3 a gasolina e caixa automática recebe também, pela primeira vez, um modo de condução ‘Sport’, que melhora a entrega da potência e ajusta o comportamento da caixa.

Família global

Este novo motor faz parte da família Global Small Engine desenvolvida pelo FCA Group para uma gama de motores a gasolina de elevada eficiência e boas prestações numa ampla variedade de utilizações, ou seja, em diversos modelos. Sendo modular, a estrutura básica do motor garante um elevado nível de padronização e ligeireza, com potencial para futuros desenvolvimentos. Estes motores são produzidos em alumínio, para redução do peso – de base, pesa 110 kg no caso do quatro cilindros em linha. Todos os motores turbo da família Global Small Engine contam com a terceira geração da tecnologia MultiAir que melhora a eficiência de combustão.

O motor 1.3 de 130 CV com caixa manual estará disponível nos equipamentos Sport, Longitude, Night Eagle e Limited, enquanto o de 150 CV com caixa automática estará disponível com nível de equipamento S, mais desportivo. As versões de tração integral ficarão disponíveis na segunda metade de 2020, em combinação com a tecnologia 4xe.

Quanto a esta, mais eficiente, incluem um motor 1.3 Global Small Engine para duas opções de potência, 190 CV ou 240 CV, que terão também elementos únicos na aplicação My Uconnect, como a verificação do estado da bateria, agendamento da climatização e do carregamento.

Revisão de chassis

Para acomodar ainda mais os gostos dos clientes europeus, os engenheiros da Jeep procederam a um acerto do chassis para melhorar as suas características dinâmicas e o refinamento. O comportamento do Compass produzido em Melfi foi melhorado graças a uma intervenção no sistema de direção – melhorando a sua progressividade e precisão – e na suspensão. Entre as novidades, a inclusão de sistema de amortecimento com válvulas de frequência seletiva (FSD, Frequency Seleltive Damping), que limita as oscilações da carroçaria sem comprometer o conforto. A marca garante que o novo Compass oferece maior precisão em curvas a alta velocidade, com menos rolamento da carroçaria e maior estabilidade direcional e de travagem.

Maior conectividade

A Jeep também dedicou grande trabalho à vertente do sistema de infoentretenimento, com o novo Uconnect Services que foi estreado no Renegade de 2020, com ligação a funcionalidades como acessos múltiplos, como a aplicação para telemóveis My Uconnect (também para smartwatch ou site dedicado). Surgem de série com ecrã de 7 polegadas ou de 8.4 polegadas, com os serviços Uconnect a serem distribuidos por pacotes – o básico ‘My Assistant’ oferece os serviços de emergência em caso de acidente ou assistência em viagem, enquanto os outros ‘My Car’, ‘My Remote’, ‘My Navigation’ estão disponíveis por ativação.

O pacote ‘My Car’ permite controlar diversos elementos de estado do veículo, enquanto o ‘My Remote’ permite trancar/destrancar portas, ativar luzes, encontrar veículos ou controlar outros parâmetros como a velocidade ou receber alertas caso essa velocidade seja ultrapassada (útil quando outra pessoa conduz). Outros serviços opcionais são o ‘My Wi-Fi’ para ligação à rede, ou o ‘My Theft Assistance’, que ajuda na proteção em caso de roubo.

Entre as possibilidades de cores, o Compass passará a dispor de cinco novas cores exteriores e seis novos estilos de jantes, uma para cada nível de equipamento e umas de 19” exclusivas em preto brilhante para o Night Eagle.

Com exceção dos modelos 4xe, a gama do novo Compass poderá ser encomendada no final deste mês.

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