Produzido na Europa, mais concretamente na fábrica de Melfi no Sul de Itália, o Compass servirá também para ajudar à retoma do continente após a pandemia de Covid-19, com novidades técnicas mais eficientes e novas tecnologias de infoentretenimento que o tornam mais atual. Uma das intenções da produção em Itália (anteriormente era produzido pela FCA em Toluca, no México) passa pela redução dos tempos de espera desde a encomenda e a entrega do veículo – cerca de três semanas –, surgindo adaptado ao mercado europeu.
Capital para o sucesso do Compass na Europa será a versão Plug-in híbrida 4xe, naquele que é mais um passo do investimento da FCA no valor de 5 mil milhões de euros em Itália.
O Compass produzido na fábrica de Melfi é alimentado por um novo motor 1.3 a gasolina de 130 CV ou de 150 CV ou por um motor turbodiesel 1.6 MultiJet II de 120 CV, melhorado e mais eficiente com a inclusão de um sistema de tratamento de gases de escape com Adblue (SCR).
O motor a gasolina é baseado numa estrutura modular e surgirá com duas configurações de potência – 130 CV quando associado a uma caixa manual de seis velocidades, ou de 150 CV quando associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades (DDCT) – com tração dianteira. Esta é a primeira vez que a caixa DDCT é aplicada em combinação com tração dianteira no Compass, sendo assim mais acessível aos clientes europeus e mais adequado ao tipo de utilizador comum dos SUV de segmento C (as vendas de modelos 4×2 com caixa automática correspondem a 28% do total do mercado na Europa). Este novo 1.3 a gasolina cumpre já a norma Euro 6D de emissões poluentes e conta com um filtro de partículas a gasolina. O binário em ambas as versões é 40 Nm superior em relação ao anterior 1.4, ou seja, com um total de 270 Nm.
O Compass com o novo 1.3 a gasolina e caixa automática recebe também, pela primeira vez, um modo de condução ‘Sport’, que melhora a entrega da potência e ajusta o comportamento da caixa.
Família global
Este novo motor faz parte da família Global Small Engine desenvolvida pelo FCA Group para uma gama de motores a gasolina de elevada eficiência e boas prestações numa ampla variedade de utilizações, ou seja, em diversos modelos. Sendo modular, a estrutura básica do motor garante um elevado nível de padronização e ligeireza, com potencial para futuros desenvolvimentos. Estes motores são produzidos em alumínio, para redução do peso – de base, pesa 110 kg no caso do quatro cilindros em linha. Todos os motores turbo da família Global Small Engine contam com a terceira geração da tecnologia MultiAir que melhora a eficiência de combustão.
O motor 1.3 de 130 CV com caixa manual estará disponível nos equipamentos Sport, Longitude, Night Eagle e Limited, enquanto o de 150 CV com caixa automática estará disponível com nível de equipamento S, mais desportivo. As versões de tração integral ficarão disponíveis na segunda metade de 2020, em combinação com a tecnologia 4xe.
Quanto a esta, mais eficiente, incluem um motor 1.3 Global Small Engine para duas opções de potência, 190 CV ou 240 CV, que terão também elementos únicos na aplicação My Uconnect, como a verificação do estado da bateria, agendamento da climatização e do carregamento.
Para acomodar ainda mais os gostos dos clientes europeus, os engenheiros da Jeep procederam a um acerto do chassis para melhorar as suas características dinâmicas e o refinamento. O comportamento do Compass produzido em Melfi foi melhorado graças a uma intervenção no sistema de direção – melhorando a sua progressividade e precisão – e na suspensão. Entre as novidades, a inclusão de sistema de amortecimento com válvulas de frequência seletiva (FSD, Frequency Seleltive Damping), que limita as oscilações da carroçaria sem comprometer o conforto. A marca garante que o novo Compass oferece maior precisão em curvas a alta velocidade, com menos rolamento da carroçaria e maior estabilidade direcional e de travagem.
Maior conectividade
A Jeep também dedicou grande trabalho à vertente do sistema de infoentretenimento, com o novo Uconnect Services que foi estreado no Renegade de 2020, com ligação a funcionalidades como acessos múltiplos, como a aplicação para telemóveis My Uconnect (também para smartwatch ou site dedicado). Surgem de série com ecrã de 7 polegadas ou de 8.4 polegadas, com os serviços Uconnect a serem distribuidos por pacotes – o básico ‘My Assistant’ oferece os serviços de emergência em caso de acidente ou assistência em viagem, enquanto os outros ‘My Car’, ‘My Remote’, ‘My Navigation’ estão disponíveis por ativação.
Entre as possibilidades de cores, o Compass passará a dispor de cinco novas cores exteriores e seis novos estilos de jantes, uma para cada nível de equipamento e umas de 19” exclusivas em preto brilhante para o Night Eagle.
Com exceção dos modelos 4xe, a gama do novo Compass poderá ser encomendada no final deste mês.
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