O SUV médio da Jeep, que será produzido em Melfi, Itália, afigura-se como um dos modelos mais importantes da marca americana, com o Compass a representar mais de 40% das vendas, além de que um em cada quatro unidades do Compass são vendidos na configuração híbrida plug-in, tecnologia que se mantém nesta nova geração com a versão 4xe.
De resto, o novo Compass terá uma gama de motores de combustão interna e híbridos plug-in cumprindo a norma de emissões Euro 6D. Neste aspeto, nota para a chegada do novo motor GSE de quatro cilindros com 1.3 litros de cilindrada a gasolina, com uma redução de 27% nas emissões de CO2 em comparação com o anterior modelo a gasolina de tração integral.
Este bloco sobrealimentado a gasolina estará disponível com 130 ou 150 CV (o binário é igual nos dois – 270 Nm), estando o primeiro associado a caixa manual e o segundo a caixa automática de dupla embraiagem a ‘seco’ (DDCT), em ambos os casos com tração dianteira.
O Compass foi o primeiro a contar com a sigla 4xe, que assegura baixas emissões e possibilidade de condução elétrica, algo que se manterá no novo modelo com dois níveis de potência, 190 ou 240 CV, em associação a uma caixa automática de seis velocidades e a sistema de tração integral eAWD.
O sistema PHEV da variante 4xe, disponível em níveis de potência de 190 e de 240 CV, é composto sempre por um motor 1.3 a gasolina de quatro cilindros, variando a sua potência (130 ou 180 CV, respetivamente) e por uma máquina elétrica situada no eixo traseiro com 60 CV de potência e 250 Nm de binário. O sistema de 190 CV está disponível para as versões Longitude e Limited, enquanto a de maior potência para os Trailhawk e para a nova versão S, que aponta para uma postura mais refinada. A bateria tem uma capacidade de 11.4 kWh que pode ser recarregada em tomadas domésticas ou numa wallbox. A aceleração de zero aos 100 km/h cumpre-se em redor dos 7,5 segundos, consoante a versão, dispondo de uma velocidade máxima elétrica de 130 km/h ou de 200 km/h em modo híbrido.A autonomia em modo elétrico do novo Compass varia entre os 47 e os 49 quilómetros, dependendo da versão escolhida, com as emissões de CO2 combinadas a apontarem para um intervalo entre os 44 e os 47 g/km (WLTP).
A tecnologia Diesel não foi ainda esquecida e o novo Compass contará com o bloco 1.6 Multijet II de 130 CV de potência e 320 Nm de binário (às 1500 rom), associado a caixa manual de seis velocidades e a tração dianteira. Atualizado, este motor passa a dispor de mais 10 CV de potência face ao motor anterior, melhorando 10% nos consumos e 11 g/km nas emissões de CO2.
Interior de maior qualidade
O habitáculo foi profundamente revisto com maior atenção ao detalhe para ir ao encontro dos gostos europeus, mais exigentes, com um espírito que a marca aponta de conscientemente sofisticado e atento com o ambiente. O painel de instrumentos torna-se digital, com um ecrã de 10.25” em alta-definição, complementado com um ecrã tátil central de 8.4” ou de 10.1” em posição mais elevada para que o condutor não tenha de desviar os olhos da estrada.
A marca preocupou-se em incrementar o lado funcional, com mais espaços de arrumação a bordo, com um total de 7.2 litros de arrumação no interior, enquanto os acabamentos foram melhorados, bem como os revestimentos. Em termos de segurança, o novo Jeep conta com tecnologia de assistência à condução em autoestrada de Nível 2 de autonomia, entre outras.
A nível de variantes, às versões já conhecidas como a Longitude, Trailhawk e Limited acrescenta-se uma mais sofisticada S, enquanto o lançamento terá ainda uma variante de celebração do 80o aniversário da Jeep, denominada ‘80th Anniversary’ e com diverso equipamento específico. Os compradores do novo Compass ficarão abrangidos pelo novo programa de lealdade ‘Jeep Wave’, que promete melhores serviços de assistência e cuidado com o veículo.
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